quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Estudante na Era Digital



Os meios digitais e as tecnologias oferecem novas formas de acesso ao conhecimento, segundo McLuhan in Pais, “o modo de vida moderno, assim como os nossos comportamentos, seriam em grande parte determinados pelos instrumentos existentes no domínio da comunicação”.

Os novos comportamentos e as novas formas de comunicação refletem na escola alterando o modelo de educação ora existente. O advento de ferramentas que proporcionam liberdade de produção coloca o estudante diante de uma nova face educacional, um novo contexto. Desse modo e de acordo com Neitzel “[...] trabalhar com o texto no meio digital, com os recursos disponíveis na internet significa lidar com a interatividade. Isso muda a conotação do binômio ler/escrever assim como o conceito de leitor passivo e escritor “dono do texto”.

Nesse sentido, práticas pedagógicas que contemplem as novas mídias e tecnologias como ferramentas de aprendizagem oferecem uma nova perspectiva ao aluno que de um modo ou de outro já nasceu digital e vive em seu cotidiano fora do ambiente escolar essa realidade de acesso às novas mídias e tecnologias.

Sendo assim, a escola deve tornar acessível o uso das tecnologias digitais para que os alunos possam desenvolver a expressão de leitura e escrita por meio delas. Deve ainda propor atividades com uso de tecnologias tipo: páginas de relacionamentos a exemplo do Orkut que possibilitam de acordo d com o interesse do aluno ou com direcionamento do professor fazer parte de comunidades para discutir sobre temas diversos, o Blog que podes ser usado como diário pessoal ou como diário de atividades realizadas em determinadas atividades propostas pelo professor, é possível também a utilização de Wiki , que são enciclopédias virtuais que podem ser editadas pelos alunos. Esses e outros aplicativos não foram especificamente criados com objetivos educacionais mas se corretamente adaptados podem surtir efeito, visto que em alguns casos são mais dinâmicos e envolventes que as aulas tradicionais.

Fonte: Um clic sobre história e tecnologia