terça-feira, 7 de agosto de 2012

[Entrevista] Uma hora com o diretor técnico da Kingston

Por Mário Nagano para Ztop

Ztop - Um dos termos da moda nos dias de hoje é a chamada Cloud Computing e que o seus promotores defendem a idéia de que tudo pode ou deveria estar na nuvem. Isso na sua opinião pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio?

Kaneshiro - Eu acho que isso depende. Minha única experiência pessoal com a nuvem foi de “subir dados”. Na minha casa eu tenho uma conexão muito boa com a internet (modem a cabo, alta velocidade) e ganhei do meu provedor 2 GB de armazenamento. Só que na hora de testar o serviço eu levei duas hora para subir 1 GB de dados. Assim, eu gosto da idéia de ter algumas das minhas informações na nuvem, mas eu acho que dependendo da aplicação — como por exemplo fazer um backup das minhas fotos pessoais, eu não vou passar 100 horas pra subir 500 GB de imagens!

De fato, um cliente nosso contou um caso em ele também ganhou um serviço de armazenamento na rede mas o tempo de upload era tão ruim (e ele provavelmente deve ter reclamado tanto) que o provedor do serviço mandou um disco rígido externo para sua casa e disse para ele colocar tudo que ele queria subir na rede no disco, mandar de volta para eles pelo correio que eles copiariam direto no servidor. É isso que chamo de uma péssima experiência do usuário.

Eu particularmente estou mais interessado no que o mercado chama de “Personal Cloud” ou seja, eu não quero que minhas informações estejam guardadas na rede (na mão de terceiros) mas gostaria que elas estivessem acessíveis para mim na rede. Estamos de olho nesse conceito, mas ainda não posso revelar mais detalhes neste momento.

Gosto da idéia da nuvem, das possibilidades dessa tecnologia, mas existem questões no que se refere a qualidade do serviço (que podem impactar na experiência do usuário) e também na confiança que depositamos nesses serviços. Eu não nenho problemas em confiar em empresas como Amazon ou Microsoft mas, por exemplo, ainda não consegui convencer o meu pai a pagar uma conta pela internet. Ele ainda prefere fazer o cheque botar no correio.

Veja a entrevista na íntegra!