terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Liderança Sustentável

Por Ideia Sistentável



Suênia Sousa, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade, iniciou sua palestra, destacando a importância das pequenas e microempresas para a economia brasileira, uma vez que são responsáveis por 56% dos empregos do país. Não poderiam, portanto, ficar de fora do movimento pela sustentabilidade.

Segundo pesquisa recente, 60% dessas organizações ainda não sabem o que é sustentabilidade. Para o Sebrae, trata-se de um desafio; para um líder, uma oportunidade de converter práticas de ecoeficiência, por exemplo, em estratégia de gestão que diferencie seu negócio no mercado. “Para realizar isso, o empreendedor precisa de todo um arsenal de valores e conhecimentos bem comunicados”, explicou Suênia. “Nossa maior qualidade é saber falar com esses clientes de realidade muito particular”, complementou.

Para potencializar a atuação do sistema sobre as questões socioambientais, criou-se o Centro Sebrae de Sustentabilidade: “Se íamos enfrentar uma classe empresarial que não tem conhecimento sobre o assunto, precisaríamos de um efeito demonstrativo”, comentou a líder. Por esse motivo, optou-se pela construção de um prédio que representasse um ícone da arquitetura sustentável, com o objetivo de mostrar que é possível colocar as teorias e os discursos em ação. A atual edificação inspirou-se em uma habitação indígena do Xingu, tem ventilação e luz naturais e economiza 50% de energia.

O Centro é um espaço de gestão de conhecimento e práticas de sustentabilidade. Para expandir sua atuação a todos os estados, vale-se de uma rede de colaboradores e interlocutores formados para trabalhar o tema. “Sustentabilidade é cuidado. Cuidado no lidar, no acessar, no dizer”, declarou Suênia ao término de sua palestra.