segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como ter sucesso em uma ação com QR Code

Por Renato Melo

Apesar de o Brasil ter mais pessoas com internet no celular do que usuários do Facebook, ainda não há como garantir o sucesso efetivo de uma ação 100% utilizando o QR Code. Até por causa disso, não se deve utilizar o código sem uma estratégia definida. Lembre-se: quem acessa o QR Code é quem faz parte do seu público engajado, evangelizado pela sua marca.

O primeiro mandamento para uma boa ação é jamais colocar no QR Code, um link que leva a um site web padrão (não customizado para celular). Irá impactar negativamente e reduzir o interesse nas suas próximas ações.

O fenômeno das compras coletivas no Brasil e o sucesso de cupons via QR Code nos EUA são dois exemplos básicos do que fazer para aumentar a interação via celular e a taxa de conversão. Vantagens, cupons de descontos e downloads interessantes como o trecho de alguma música exclusiva, um vídeo ou até mesmo um papel de parede são opções de brinde pelo acesso. Ofereça benefícios e ganhe mais acessos.

Para calcular o ROI efetivo, tenho uma conta bastante simples do impacto. Cerca de 2% dos acessos via sites (não incluindo redes sociais) vem dos smartphones. Com isso, uma ação que tenha 1000 acessos, tem o mesmo peso de uma ação web que impactou 50.000 pessoas.

Abaixo segue vídeo interessante de uma ação na Coréia do Sul com QR Code. Trata-se de um supermercado virtual dentro do metrô.



Fonte: Digitais do Marketing