quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E o seu networking?


Networking ou rede de relacionamentos é um dos pilares de uma boa empregabilidade. Os grandes especialistas em gestão de carreiras recomendam que todos os profissionais que querem manter-se altamente desejados pelas empresas devem além de estar constantemente atualizados, possuír uma boa experiência profissional também devem procurar ter e administrar uma boa rede de contatos profissionais.

Cultivar bons contatos profissionais é sempre um ótimo conselho para quem está construindo uma carreira. Procure sempre ajudar seus companheiros de trabalho, porque eles dificilmente se esquecerão disso e, quando você estiver precisando de emprego ou de uma promoção, esse networking terá muito valor.

Ao longo do seu caminho, a qualidade e a quantidade das oportunidades de trabalho que irão surgir variam conforme a dimensão e a estrutura da sua networking. Pesquisas comprovam que de 50 a 70% das pessoas conseguiram trabalho utilizando-se desta técnica.

O segredo é simples: manter contato com as pessoas, e não deixar que elas se esqueçam de você. Quando você vai à padaria, ao restaurante ou no happy hour com os amigos e conversa com eles sobre determinado assunto já está fazendo networking, ou seja, construindo relações, que trazem novos conhecimentos, além de ganhar visibilidade e criar uma imagem positiva.

Relacionar-se bem é um bom começo para se manter - problemas de convivência são a terceira causa de demissão de executivos, superando, inclusive, o mau desempenho - ou conquistar um novo emprego: por volta de 70% das oportunidades de emprego são preenchidas graças às indicações de integrantes de redes sociais.

DICAS

1 - Tenha paciência. Normalmente, é no primeiro contato que acontece o mais comum dos erros. Contenha-se e jamais peça um favor, mesmo que a busca por um emprego seja o verdadeiro motivo de você estar ali. Se o assunto surgir, a iniciativa deve ser da outra pessoa. Seja paciente e não traia a confiança de quem o recebeu.

2 - Retorne e-mails e telefonemas. Se você convive com um grande volume de e-mails e telefonemas por dia, não espere terminar tudo o que está fazendo para retornar. Acuse o recebimento do contato e forneça uma previsão (realista) de quando poderá dedicar mais atenção à pessoa que lhe procurou.

3 - Mantenha distância dos amigos em eventos. A ideia que prevalece aqui não é a de “puxar o tapete” de ninguém ou então estimular um comportamento autossuficiente. Pesquisas demonstram que as chances de se fazer um bom contato diminuem quando nos aproximamos de amigos. É mais confortável e exige menos esforço estar perto de alguém conhecido. Este comportamento também inibe a integração entre os diferentes grupos.

4 - Crie um banco de dados. Utilize-se de um programa de computador (ou outra ferramenta, a sua escolha) para armazenar informações relevantes sobre os seus contatos: nome, cargo, empresa ou instituição, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, etc. Sempre que houver um encontro ou uma conversa, anote dados e características que lhe chamarem atenção.

5 - Procure identificar as pessoas que realmente podem te ajudar. Ela é formada por uma vasta gama de contatos, incluindo amigos pessoais, família e relações profissionais. Os critérios para definir os integrantes da sua lista e o grau de “investimento” na relação devem ser definidos conforme seus objetivos.

6 - Aumente sua visibilidade. Para agregar contatos à sua rede, frequente cursos, eventos e coquetéis profissionais. Nesses locais, o assunto principal é sempre menos importante que o coffee break. Sentar ao lado de um headhunter num simpósio qualquer já é um passo enorme.

7 - A rede mundial é, ao mesmo tempo, um complemento e uma ferramenta de apoio para a sua network. Na web, é possível encontrar informações sobre empresas e pessoas, por meio da participação em grupos de discussão e comunidades hospedadas em sites de relacionamento, trocando experiências com os outros participantes. É possível descobrir as novidades e tendências da sua profissão, pesquisar vagas disponíveis e, quem sabe, encontrar o tão almejado emprego.

Fontes: Emprego & Carreira; Profissional de Sucesso