quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Jogo ajuda a desenvolver a imaginação

PROMOÇÃO AUTORIA: Para participar envie um scrap para o orkut da Biblioteca ESPM Rio respondendo: "Qual serviço você gostaria que a Biblioteca adotasse ou aperfeiçoasse? E por quê?" As respostas mais criativas participarão do sorteio do jogo Autoria.

O jogo Autoria de criar histórias foi inventado a partir da tese de doutorado da escritora Sonia Rodrigues, defendida em 1997.

O jogo facilita a prática da Pedagogia da Imaginação em escolas, empresas, projetos de formação de platéia e de educação à distância. Sua característica mais importante é a interpretação de uma história e criar ficção.

Os personagens são sorteados, o que possibilita, por exemplo, quando jogado dentro de uma empresa, um gestor torne-se um personagem secundário na história, mas que pode muito bem virar o líder, tudo vai depender da estratégia que ele utilizar, e como se sai em situações de crise. é importante trabalhar competências que são essenciais às pessoas, como a criatividade e a autonomia.

O Autoria funciona como um RPG corporativo, mas é mais explicativo e possui uma linguagem muito mais fácil. O jogo traz um banco de histórias com vários temas, na maioria deles polêmicos e que revelam muito da personalidade, ética e valores morais da pessoa.

Como o jogo pode ser usado pelo RH de uma empresa?

O profissional de RH lança um tema, por exemplo, "Homem torna-se amigo do homem que irá matar" e os candidatos têm que formar uma história encima disso. "Os personagens são sorteados, o que possibilita que um diretor vire um personagem secundário ou até terciário na história, mas que pode muito bem virar o líder, tudo vai depender da estratégia que ele utilizar, e como se sai em situações de crise. Isso é muito importante em um processo seletivo, por exemplo, onde é ideal que o candidato conheça todos os papéis que ele pode vir a ocupar na organização. Na verdade, a grande competição do jogo é que cada um quer criar a história perfeita, de acordo com seus interesses e valores", explica Maurício Mota, sócio-diretor da Autoria C, empresa responsável pela criação do jogo.

Outro fator importante é que, como os profissionais estão lidando com um ambiente de ficção, sentem-se muito mais à vontade para falar e expor o que sentem. "Por ser um ambiente de suspensão da realidade, as pessoas se soltam mais, o que facilita o trabalho do RH, que pode identificar com clareza quem é pró-ativo, quem tem espírito de liderança e pode ocupar um cargo de gerência, quem tem facilidade para se relacionar em equipe, entre outras características", afirma o diretor.

Com isso, o profissional de RH pode trabalhar questões relacionadas à treinamento e seleção, criatividade, liderança, coaching e mudança de cultura, sempre de uma maneira fácil e bem-humorada.

Além do formato tradicional o jogo também está disponível na plataforma ASP/ HTML e pode ser jogado online.

A questão que une os jogos, além do nome, é a aplicação dos sete passos da TACH - Tecnologia e Autoria de Criação de Histórias - em suas etapas. E quem não quiser jogar clica em um saco de pipoca e fica assistindo na Platéia, literalemente. No final da partida online, todos os participantes têm direito a gravar a história completa. Qual o grande diferencial da versão online para o RH? Maurício afirma que "para um departamento de RH ele é perfeito por que permite fazer uma etapa de seleção online assistida, gravar o que foi criado e analisar. Para motivação e treinamento de uma empresa também é ótimo, pois todo mundo pode jogar e desenvolver a criatividade, e qualquer conceito que a diretoria de RH esteja interessada em passar será incitado através da mudança do tema da história".

A Biblioteca ESPM Rio irá sortear um exemplar do jogo no fim desse mês. Fique atento ao nosso Orkut e Twitter para saber como participar.

Fonte: NTC Universidade; Empregos.com.br e Autoria.