quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Twitter: uma ferramenta que pode alavancar você

Que atire a primeira pedra quem não pertence a nenhuma rede social. Hoje, se você não pertence a nenhuma rede social você não existe no mundo virtual, elas vem tomando um espaço maior a cada ano que passa. Segundo pesquisa da Nielsen, pelo menos dois terços dos internautas no mundo (em números, um bilhão de pessoas) costumam visitar redes e blogs, e o tempo gasto nelas equivale a 10% de todo o tempo passado na web.

Podemos perceber com esses dados uma oportunidade muito grande para os negócios. Marcando presença nesses sites sua empresa terá uma visibilidade incrível e o custo é quase zero. Hoje falaremos sobre a febre mundial, Twitter.

Uma reportagem publicada na revista Você S/A de junho de 2009, trás algumas dicas de como utilizar essa ferramenta de forma profissional. Nós, destacamos alguns pontos importantes para vocês.

Primeiramente você deve definir sua estratégia: escolher quem irá seguir. Se seu objetivo é o networking, uma boa alternativa é seguir todos que te seguem. Mas se seu objetivo é receber informações de quem realmente pode agregar valor à sua vida, é melhor optar por restringir os perfis a serem seguidos. Procure também focar um pouco os assuntos que você twitta, isso ajuda você a se tornar referência em um determinado assunto, algo que pode ser positivo para sua carreira no mundo real.

O desafio é ser uma fonte de conteúdo relevante para os outros twitteiros, tente twittar e retwittar coisas interessantes. Se você só publicar chatice seus seguidores vão embora.

Tenha um blog como apoio e use o Twitter para encaminhar pessoas para a sua página pessoal. Há programas como o TwitThis que twittam automaticamente os títulos do seu blog. Aproveite o Twitter também para testar ideias, se alguém estiver pensando a mesma coisa, o feedback é quase instantâneo.

Você pode optar por um uso extremamente focado como, por exemplo, canal de atendimento aos investidores da empresa, uma estratégia de complementar a comunicação convencional.

Nunca, jamais, use o Twitter como um programa de mensagens instantâneas. Isso faz com que seus seguidores achem você chato e parem de te seguir.

Existem algumas ferramentas interessantes. O Tweepz é uma ferramenta para encontrar pessoas a partir da formação ou cargo dela. O WeFollow ajuda você a achar pessoas de acordo com o assunto que elas twittam.

Veja a reportagem completa na Biblioteca ESPM Rio, a revista está na exposição desse mês juntamente com outras tão relevantes quanto.