terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tumblr, entre o blog e o microblog

Reunir em um único lugar tudo o que produz na web. Isso é possível com o Tumblr. a prática chamada de lifestreaming se refere à atividade de concentrar todo o fluxo de conteúdo produzido por uma pessoa em um único lugar – posts em blogs, atualizações em redes sociais, publicação de fotos etc.

O Tumblr é um serviço de postagens conhecido pela facilidade e simplicidade oferecida ao usuário, quando comparado a serviços e plataformas blog, como o Blogger e o Wordpress: o cadastro leva, em média, 10 segundos e as ferramentas para atualização disponíveis são simples e intuitivas, fazendo com que o usuário possa postar textos, fotos, músicas, links, citações e vídeos diretamente de qualquer gadget que tenha acesso a internet sem dificuldades.

A velocidade, porém, é apenas um dos diferenciais do Tumblr. Além da possibilidade de customizar tudo em sua página, desde o domínio ao layout, sem nenhum custo adicional, o Tumblr também possui uma ferramenta com a qual se pode re-postar o conteúdo de outros blogs da rede na íntegra e com os devidos créditos instantaneamente, facilitando a propagação do conteúdo desenvolvido pelos usuários. Outra proximidade que o serviço guarda com sistemas de microblogging (como o Twitter) é a possibilidade de um usuário “seguir” outros, recebendo suas atualizações em sua página de usuário.

O site ainda possui uma ferramenta que mede a popularidade de cada blog, o Tumblarity.

Abaixo segue 12 motivos para se ter um Tumblr:
1. você pode promover os links que você gosta
2. você promove seus próprios links
3. você gera conteúdo rapidamente
4. são rápidos e fáceis de publicar
5. assim como qualquer blog tumblog já vem com RSS
6. você pode ter mais de um tumblog na mesma conta
7. eles podem servir como válvula e filtro de conteúdo
8. oferecem atualização via RSS
9. tem visualização mobile
10. você pode atualizar via celular
11. facilmente você pode fazer tumblogs coletivos
12. permitem monitoramento

Créditos: Tiago Dória,Alessandro Martins, Chris Dierkes e Luiz Yassuda