quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Curiosidades: saiba como surgiram os nomes de alguns serviços 2.0

Hoje é comum as pessoas terem Twitter, Orkut, Skype, Flickr, Vimeo, pesquisar na Wikipedia, Google e mais inúmeros serviços disponíveis na web 2.0. Mas você tem ideia de onde veio inspiração para tanto nome esquisito assim?
A revista Plug Especial Digital do grupo Abril, publicou essa curiosidade. Alguns nomes tiveram como inspiração o mundo real, a metáfora, a troca de letra e outros são pura viagem na maionese mesmo. Vamos conferir?
Wikipedia - O nome é uma mistura do inglês wiki, termo das tecnologias usadas para criar site colaborativos, e enciclopédia.
Vimeo - O nome do serviço de hospedagem de védeos é um anagrama da palavra movie.
Orkut - Auto-homenagem de quem projetou a rede social mais conhecida no Brasil, o indiano Orkut Büyükkokten.
Google - O googol é uma medida da física que equivale a 10 elevado à centésima potência. Simboliza a imensidão da informação que o Google pretende organizar.
WolframAlpha - Gênio matemático, Stephen Wolfram presta homenagem ao criador do primeiro site de busca realmente inteligente: ele mesmo.
YuBliss - A frase "Follow your bliss" (Siga a sua felicidade), do estudioso de mitologia americano Joseph Campbell, foi o que inspirou o criador da rede social voltada para a autoavaliação.
Fring - O aplicativo para celulares faz a união de duas palavras: free-ring (literalmente, anel livre). Free porque é na faixa e anel, como símbolo da ligação que faz entre redes sociais.
Skype - Versão oficial do serviço de telefonia: "o mundo inteiro pode falar de graça" numa língua perdida da rússia. Melhor acreditar em versão menor de skyper, contração de Sky peer to peer, ou "céu de par para par"
Flickr - O assassinato de vogais em nomes foi popularizado por este site de compartilhamento de fotos. Mais um acaso. Flicker, que significa brilho intermitente, já tinha dono.
Meebo - O comunicador instantâneo web usa a sigla para Mouse Exonic Evidence Based Oligonucleotide (nem vale traduzir, né?). Na verdade, era um nome fácil de memorizar dentro de uma lista de 50 sugestões.
Yahoo - A empresa começou como Jerry and David's Guide to the world wide web, em homenagem cabotina a seus criadores, Jerry Young e Divid Filo. O grito de comemoração veio depois.
Firefox - O navegador is se chamar Firebird, mas esse nome já tinha sido registrado. Apelaram para o disponível Firefox. Fox significa raposa e ela está no logo. Mas Firefox é, na verdade, panda vermelho.
Sonico - Nem eles sabem por quê. A palavra para desognar a rede social foi escolhida por ser curta e fácil de pronunciar em vários idiomas.
Bing - É quase uma interjeição. Para a microsoft a palavra traduz a sensação que a pessoa tem ao encontrar a resposta certa em seu novo serviço de busca;
Hi5 - O nome é a união de hi (em inglês, oi) e do gesto que se faz ao levantar a mão aberta para cumprimentar as pessoas. Nada mau para uma rede social.
Twitter - É gorjear, em inglês. Escrever em até 140 toques no microblog seria como o gorjear de um pássaro.

ERRATA: Segundo uma de nossas leitoras (Carolina Patrocínio), a informação publicada na revista sobre o Firefox estaria incorreta. De fato é um panda vermelho no logo, seu nome em inglês (Raposa de fogo) retrata a aparência do animal como podemos conferir logo abaixo: