sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como ter sucesso nas mídias sociais

O Blog 30 segundos de Matheus Costa é super interessante e trouxe um post bem legal sobre métricas eficientes em mídias sociais.

Muitas pessoas ou empresas pensam que é fácil emplacar uma campanha em mídias sociais. Talvez por pensar que basta mandar scraps para todos os contatos no Orkut e ficar esperando o lucro certo. Uma das dificuldades encontradas por muitos dos que enveredam por esses campos é a mensuração das campanhas.

Muitas pessoas pensam que uma campanha online se resume a ir lá, criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam. Ter um plano de ação bem estruturado é um bom começo e mostra que você tem o entendimento básico dessas ferramentas e alguns de seus componentes.

Receber um “obrigado” e “excelente artigo”, além de massagear o ego confirmam que o que você está transmitindo está no caminho certo, mas é melhor que os comentários agreguem algum valor ao que está publicado. A discussão é uma das bases das mídias sociais e o ajuda a saber em qual direção você deve seguir. Serve como um termômetro para seu trabalho. Peça que comentem, faça perguntas e encorage a discussão.

Comentários negativos podem ser o que você precisa para melhorar e chegar no ponto certo. Você só precisa saber ouvir as críticas e aprender com os próprios erros.

Essas e outras dicas você pode conferir lendo o post completo.