quinta-feira, 17 de setembro de 2009

De.li.ci.ous

Mais um site da web 2.0 para a nossa coleção. Se você ainda não conhece o Delicious prepare-se para descobrir as facilidades que ele proporciona.

É como ter o seu próprio Google, com a diferença de que é você que cria os termos de busca. Se fosse organizado alfabéticamente eu diria que o Delicious é um índice de sites favoritos eletrônico ou coisa do tipo.
Ele oferece um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar.

Você também pode compartilhar seus bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além desse uso o delicious pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos e para pesquisas sobre qualquer assunto.

O Delicious possui uma barra de ferramentas que facilita o uso do site. Após instalada em seu navegador, aparecerão dois ícones: um, representado pelo ícone do delicious, é um link para a página oficial do serviço ou para a página inicial de favoritos do usuário "logado" atualmente; o outro, uma etiqueta com o nome tag, deve ser usado para adicionar páginas aos seus favoritos. Ao usar a função TAG THIS da extensão, surgirá uma pop-up pedindo que você descreva o site e crie tags para ele. Em varios navegadores, é possível adicionar dois links na barra de favoritos, os quais realizam o mesmo que os ícones da extensão: adicionar páginas ao seus favoritos; e entrar na sua página inicial de links ou na página inicial do serviço.

A Biblioteca ESPM Rio já possui um perfil no Delicius constantemente atualizado. Lá você encontra sites sobre as diversas áreas abordadas nos cursos da ESPM, como também banco de dados de trabalhos acadêmicos, base de dados para pesquisas e muito mais. Confira!

Fontes: Wikipedia; Portal do Bibliotecário