quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O YouTube e a comunicação com o consumidor

Hoje falaremos do YouTube como forma de propaganda. Cada vez mais empresas vem percebendo o potencial dessa ferramanta e, de forma criativa, conseguem promover seus produtos e serviços para milhões de pessoas sem contar na economia, pois não gastam com veiculação.

Na revista Propaganda de março de 2009 foi publicada uma pesquisa realizada pelo Google em maio de 2008 para entender o fenômeno YouTube no Brasil com o intuito de entender o comportamento e perfil do usuário do site. Destacamos aqui alguns resultados dessa pesquisa:

79% dos entrevistados disseram que uma das principais razões para assistir vídeos online é "poder assistir o que se quer, quando se quer"

77% afirmam que assistem vídeos profissionais de música na internet

69% dizem que assistem vídeos amadores de comédia

71% assistem porque sempre há algo novo e inesperado

As empresas perceberam que os antigos anúncios não são suficientes para estabelecer vínculo duradouro com seu público. Por isso, usam a plataforma do YouTube e apostam no conteúdo como uma forma de atrair experiência de marca diferenciada para seus consumidores e têm obtido um significativo sucesso com isso.

É sempre bom inovar e repensar as estratégias de sua empresa. Confira alguns casos de empresas que utilizam o YouTube dessa forma inovadora na revista Propaganda exposta esse mês na Biblioteca ESPM Rio.