segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Google: muito além de um simples buscador


Você sabe usar o Google? Tenho certeza de que muita gente nem faz ideia da infinidade de possibilidades que este site pode proporcionar.
O Google além da sua pesquisa pela web, tem uma variedade de serviços e ferramentas, onde muitas delas são interligadas umas com as outras. O usuário nessecita ter apenas uma conta de e-mal cadastrado no site do google para ter todos os serviço a disposição, sendo nessesário, posteriormente, apenas ativar os serviços desejados.
Aqui vou listar algumas dessas ferramentas e serviços que podem auxiliar sua vida na web.
4Shared - Site vinculado ao Google, onde usando sua própria conta Google você hospeda arquivos de todos os tipos, podendo organizá-los em pastas como em seu computador, e depois compartilhá-los tudo com mundo.
Google AdSense - O Google AdSense exibe anúncios relacionados com o conteúdo do seu site, e você ganha dinheiro sempre que os visitantes clicam nesses anúncios.
Google AdWords - Não importa o tamanho do seu orçamento, você pode exibir seus anúncios no Google e em sua rede de publicidade. Pagando apenas quando as pessoas clicarem em seus anúncios.
Google Alerts - Os Alertas do Google são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) com base nos termos ou tópicos que você definir.
Google Analytics - Use o Google Analytics para saber quais iniciativas de marketing on-line são econômicas e veja como os visitantes realmente interagem no seu site. Tome decisões baseadas em informações ao mudar o design do seu site, aumente o volume de visitas com potencial de receita, as conversões e os lucros.
Google Base - O Google Base é um lugar onde você pode facilmente submeter todos os tipos de conteúdo, online ou offline que o Google o hospedará e fará pesquisável. Você pode descrever qualquer ítem que colocar com "atributos", que vão ajudar as pessoas a achá-lo quando pesquisarem no Google Base.
Google Blog Search - O Blog Search é um serviço do Google especializado para buscas em blogs. Os bots do Blog Search parecem ser mais rápidos do que o Googlebot padrão, pois atualizações feitas em blogs, muitas vezes se tornam disponíveis em poucas horas ao contrário das semanas levadas pelo Googlebot padrão.
Google Bookmarks - É um serviço online que permite que você salve seus sites favoritos e acessá-los de qualquer lugar pela internet.
Google Book Search - Permite ao usuário realizar pesquisa somente em livros.
Blogger - O Blogger é uma ferramenta de publicação de blogs grátis do Google para você compartilhar seus pensamentos facilmente com o mundo.
Google Calendar - Com a agenda on-line gratuita do Google, é muito fácil acompanhar todos os eventos importantes da sua vida em um único lugar.
Google Checkout - Com o Google Checkout™ poderá efectuar compras de forma rápida e simples em lojas na Web e acompanhar todas as encomendas e envios a partir de um único local.
Google Code - Google Code é um site da companhia Google para interesse de programadores em desenvolvimento de softwares. O site contém código-fonte aberto e uma lista de serviços que suportam a API pública do Google.
Google Desktop - Pesquise no seu computador de forma tão fácil quanto você pesquisa na web com o Google, encontre e inicie aplicativos e arquivos com apenas alguns pressionamentos de tecla.
Google Directory - é um serviço de busca do Google que permite fazer pesquisas separadas por temas. A relevância das páginas dentro de cada tema é determinada pelo PageRank - número de links que apontam para determinada página - da mesma.
Google Docs - Importe os documentos, folhas de cálculo e apresentações existentes ou crie novos de raiz. Basta que tenha um Web browser. Os seus documentos, folhas de cálculo e apresentações são armazenados on-line com segurança. Convide pessoas para os seus documentos e efectue alterações em conjunto e ao mesmo tempo.
Google Earth - O Google Earth permite-lhe voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satélite, mapas, terreno edifícios em 3D, desde galáxias no espaço até aos desfiladeiros dos oceanos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.
Google Finance - O serviço apresenta a informações sobre empresas incluindo suas últimas decisões e também suas ações com um código em JavaScript que permite a visualização das ações no momento.
Google Groups - O serviço de Grupos do Google é gratuito para comunidades on-line e grupos de discussão que oferece o arquivo mais abrangente da web, incluindo postagens da Usenet (mais de 1 bilhão de mensagens). Recentemente, foram acrecentados vários recursos que tornam o Grupos do Google uma maneira mais eficiente de se comunicar com grupos de pessoas on-line.
Google Labs - O Google Labs é o site do Google para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pela empresa. É uma boa área a ser visitada por quem está procurando por novidades.
Google Toolbar - O Google Toolbar é uma ferramenta adicional disponível para os principais browsers do mercado. Ela permite um acesso rápido as principais funções e sites do Google.
Google Tradutor - O serviço de tradução on-line gratuito do Google traduz instantaneamente textos e páginas da web.
Google Maps - Encontre empresas locais, visualize mapas e obtenha rotas de tráfego no Google Maps.
Google Mobile - Com o Google Mobile você poderá acessar de seu celular todos os aplicativos do Google com versões exclusivas para dispositivos portáteis.
Google News - é um serviço do Google que permite a visualização e a busca de notícias na internet. O grande diferencial do Google News é que as notícias apresentadas em sua página não são escolhidas e organizadas por editores humanos mas sim através de um algoritmo, que leva em conta, dentre outros fatores, o número de vezes em que determinada notícia aparece e em quais sites ela aparece. As notícias são atualizadas periodicamente.
Google Notebook - O Google Notas ajuda você a coletar notas e informações de qualquer coisa que esteja fazendo na web—pesquisando uma viagem, planejando uma compra ou organizando um jantar. Para coletar texto e imagens enquanto navega, você precisa baixar a extensão de navegador do Google Notas. Você pode acessar seus blocos de notas de qualquer computador ou celular. Você também pode compartilhar seus blocos de notas com seus amigos.
iGoogle - O iGoogle é a sua página personalizada do Google. Adicione notícias, fotos, previsão do tempo e tudo que desejar da web na sua página.
Google Reader - Google Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS). O serviço caracteriza-se por ter uma interface - GUI - limpa e objetiva, fato encontrado também em outros serviços da empresa.
Google Scholar - É uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
Google Sites - O Google Sites é mais um serviço disponibilizado pela Google focado em facilitar as coisas para os usuários. Este, em especial, auxilia as pessoas a divulgarem suas empresas, serviços, produtos etc., com a criação de páginas da Internet. O processo de desenvolvimento é completamente auto-explicativo e não requer nenhum conhecimento na área de programação por parte do usuário.
Google SketchUp - O SketchUp é um software proprietário para a criação de modelos em 3D no computador.
Google Talk - É um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pela empresa Google.
Esses foram só alguns exemplos do que o Google pode fazer por você. A empresa está sempre se aperfeiçoando e lançando coisas novas para facilitar nossas vidas.