quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tweets podem virar referência de pesquisas futuras


Nem todo mundo acredita que as informações postadas no Twitter sejam relevantes para o registro do conhecimento da sociedade, mas a Biblioteca do Congresso (Library of Congress), a maior Biblioteca do mundo localizada na capital dos Estados Unidos, acredita que sim e por isso passará a arquivar em seu acervo o conteúdo postado pelos usuários do Twitter.

Isso faz parte do projeto de inclusão de mídia digital da Biblioteca. "Os tweets estão se tornando parte da história", daqui há alguns anos pessoas poderão realizar suas pesquisas acadêmicas baseada no que foi escrito no Twitter por pessoas do nosso tempo. O tweets possuem um grande impacto na cultura e história da civilização.

Até agora já foi capturado um conteúdo de 167 terabytes, o equivalente a 21 milhões de livros do acervo de uma Biblioteca. Algumas pessoas contestam que isso vai contra a privacidade dos usuários, mas Matt Raymond, diretor de comunicação da Biblioteca do Congresso, garante que o conteúdo que está sendo arquivado é avaliado apenas para a proposta acadêmica e que está totalmente de acordo com as normas do termo de serviço do site.

Falando nisso, o Google também está lançando uma nova ferramenta que permite buscar conteúdos antigos postados no Twitter. O filtro pode ser usado para “explorar qualquer tópico discutido no Twitter e saber quais as notícias em destaque”. O serviço será lançado nos próximos dias, mas os "apressadinhos" podem testá-lo aqui.

Agora que você já sabe disso, pense muito bem sobre o que vai twitar, pois isso pode ficar arquivado para a posteriade. rs

Fonte: The New York Times; Estadão