terça-feira, 13 de abril de 2010

O primeiro livro que experimenta a convergência de mídias



Em plena época de convergência digital, muito se fala sobre o encontro de mídias em uma única plataforma: a internet. Como vimos no post de ontem, algumas emissoras já estão empenhadas nisso, mas passaria pela sua cabeça fazer convergência com livros literários? Pois é isso que se propõe Grau 26, o primeiro romance digital interativo.

Grau 26 é um audacioso livro que pretende mudar os moldes tradicionais da narrativa literária. Nele, o leitor é convidado a ir além das páginas e experimentar uma imersão completa no universo criado por Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski, através de recursos digitais interativos que tornam a história uma experiência única.

"O romance fala sobre um psicopata que foi incluído dentro de um novo grau de perversidade. Quem trabalha com a lei sabe que os homicidas são classificados em 25 graus, de oportunistas premeditados a torturadores metódicos. Mas acontece que há mais de duas décadas um serial killer apelidado de Squeegel obrigou a polícia americana a classificá-lo em uma categoria: o grau 26.

Ele nunca deixou um vestígio para trás. Não tem uma assinatura, um método, nada. Mata qualquer pessoa que passar pela sua frente – menos bebês. Veste uma roupa de látex que cobre o corpo todo, apenas com aberturas nos olhos e um zíper na boca. Somente um perito criminal conseguiu chegar perto de Squeegel: Steve Dark. Os outros morreram ou ficaram loucos. Após ter toda a sua família adotiva morta pelo psicopata, Dark larga o caso e a profissão. Anos depois é “obrigado” a voltar a caçar o serial killer, que agora é quem o persegue."

Mas o que faz desse romance tão especial? A sacada está na forma como a história tende a convergir as mídias. Durante a leitura há momentos em que a história é interrompida e te convida a acessar o site http://www.grau26.com.br/, com um código de acesso você assiste a um vídeo que mostra o que vai acontecer.

O próprio site funciona como uma rede social para os leitores do livro trocarem informações entre si, para ter acesso é preciso se cadastrar.
"Ao fazer uma conta, os primeiros amigos que aparecem são, justamente, os autores. Os vídeos têm entre dois e três minutos, trazem legendas em português e lembram um seriado online."

A ideia é bastante interessante, mas exite alguns poréns. Muitos podem achar que os vídeos acabam limitando muito a imaginação do leitor, já que vemos os personagens de carne e osso, assim como as adaptações de livros para o cinema. E também, se você ainda não é um adepto de leitores digitais como o Kindle ou o Ipad, por exemplo, pode achar inconveniente interromper sua leitura para recorrer ao computador.

É importante deixar claro que essas inovações todas não são responsáveis por prender a atenção do público, se não houver uma boa história, nada adianta tanta tecnologia.

Enfim, Grau 26 vale como uma experiência para vermos se este é mesmo o futuro da literatura ou se as histórias literárias ainda não estão prontas para a convergência das mídias. Experimente você também, em breve teremos um exemplar na Biblioteca ESPM Rio.

Grau 26 – A Origem

Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski
Editora: Record
Publicação: 2009






Fontes: Vírgula