quarta-feira, 14 de abril de 2010

Shakespeare interativo e virtual?

Uma das obras mais famosas de Shakespeare ganha uma nova versão no século 21, "Romeu & Julieta" chegará às mensagens do Twitter e o site de compartilhamento de vídeo YouTube.

O grupo teatral Royal Shakespeare Company lançou nesta segunda-feira uma remontagem interativa de Romeu e Julieta, com as falas clássicas da obra-prima do poeta e dramaturgo substituídas por mensagens no Twitter.

Utilizando tweets de no máximo 140 caracteres, os atores britânicos conversam entre si para a "plateia" do Twitter. O "diálogo" dos atores será transmitido em celulares e computadores.

Julieta, interpretada por uma atriz de 19 anos, Charlotte Wakefield, é uma adolescente que nunca teve um namorado, mas encontra consolo nos chats da internet.

Em um dos tweets, Julieta anexa um link para um vídeo do YouTube que fez em seu quarto, focando no porta-retrato com a foto de sua mãe.

No caminho para a escola, ela publicou um tweet bem informal: "ok, agora meu pai está me ligando do carro! Preciso sair! Gostaria de twittar na escola, mas... não posso. (Prometo voltar depois. Julieta dá tchau, fui!!)".

Um tweet típico de seu irmão, Tybalt, que arrisca ser expulso da escola por mau comportamento, é: "vou me atrasar para a aula porque tenho que tomar café da manhã. Não tô nem aí!".

Os atores precisam improvisar e preparar relatos modernos que ocorreriam na Inglaterra atual, não na Verona da história original.

Os próprios atores estão escrevendo os tweets, tomando inspiração no histórico de seus personagens e em um diário que foi dado a eles.

A produção durará cinco semanas e permitirá que os personagens interajam não somente entre eles mas também com membros do "público".

O diretor artístico do RSC, Michael Boyd, afirmou que o objetivo da companhia teatral famosa no mundo todo sempre foi "colocar atores e plateia juntos". "Estamos ansiosos para ver como as pessoas vão reagir a esse novo jeito de atuar", completou.

Gostou dessa experiência? Você pode acompanhar a história através do site Such Tweet Sorrow e também seguir o perfil dos personagens no Twitter: @julietcap16, @LaurenceFriar, @Tybalt_Cap, @Jess_nurse, @mercuteio

Fontes: AFP; Divirta-se