quinta-feira, 29 de abril de 2010

Blog Marketing

O texto a seguir é de 2008 e hoje podemos constatar e confirmar a inportância das empresas de estarem presentes na internet como forma de se aproximar de seus clientes. O blogging deu origem a esse movimento que hoje expande-se pelo Twitter, Facebook etc.

O maior fenômeno da Internet é a democratização das informações e a liberdade de expressão promovida pelas publicações pessoais veio para ficar. As empresas que não perceberem o poder dos blogs como ferramenta de marketing vão perder visibilidade para os concorrentes.

No futuro, o blogging será uma prática cada vez mais natural para a troca de informações entre as pessoas e as empresas. É simples: confiamos mais naquilo que as pessoas conhecidas nos dizem do que nas campanhas de publicidade promovidas pelas empresas. Se tivermos conhecimento de algo por meio de um blog, idealizado e escrito por pessoas de carne e osso, com experiências semelhantes às nossas, a tendência é confiarmos mais do que se obtivermos a informação por outro meio.

Por sua interatividade e facilidade de acesso, o blog marketing é uma ação complementar ao marketing tradicional. O blogging é baseado mais na conversa, na relação estabelecida, na forma como cativamos os interlocutores, na maneira de trocar experiências. As empresas podem se valer desse instrumento para criar experiências positivas, estabelecer um canal de comunicação e de relacionamento com seus consumidores.

O poder do blogging multiplicou a divulgação do caso. Isso resultou num colossal golpe financeiro para a empresa, que se ofereceu para trocar as travas potencialmente defeituosas, por modelos diferentes.

Felizmente, também existem muitas histórias positivas resultantes de blogs. São empresas que abraçaram o mundo do blogging e testemunharam como resultados, uma maior visibilidade de suas marcas, a expansão significativa de seus negócios, apenas contando com a boa vontade e contribuição espontânea de seus próprios consumidores.

Indicação de leitura: (disponível na Biblioteca ESPM Rio)

WRIGHT, Jeremy. Blog Marketing: a nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. São Paulo: M. Books, 2008.









Fonte: iMasters