sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os benefícios do entretenimento


No artigo Positive Effects of Entertainment Technology on Human Behaviour, Matthias Rauterberg relacionou uma série de benefícios resultantes do uso de tecnologias de entretenimento no trabalho, na educação ou em casa. Esses benefícios, encontrados a partir de 393 publicações acadêmicas on-line, são apresentados abaixo:

* Felicidade - O entretenimento busca a diversão. Conseqüentemente, um dos seus aspectos positivos é a melhoria do estado emocional das pessoas, gerando bem-estar e felicidade.
* Cultura - o entretenimento é parte da cultura de uma sociedade e também uma forma de apresentação de questões culturais. O entretenimento pode promover, entre outros, a literatura, a música e a comunicação.
* Desenvolvimento pessoal - O entretenimento, especialmente na forma dos jogos digitais, usa lógica, memória, solução de problemas, raciocínio, visualização, reflexão e criatividade. Muitas vezes desenvolvem nas pessoas a coordenação motora e as habilidades cognitivas e sociais.
* Educação - O entretenimento é uma atraente forma de estudar. Tópicos normalmente desenvolvidos através do entretenimento são: geografia, comunicação, leitura, redação, gramática, linguagem, matemática, estudos sociais, saúde, tecnologia, solução de problemas e visão espacial.
* Socialização - As tecnologias de entretenimento têm criado novos modelos de interação social. Através delas, é possível explorar as relações sociais, especialmente a colaboração e a competição.
* Cidadania - O entretenimento de caráter pró-social, quando bem sucedido, contribui para a promoção de relações sociais positivas, para o altruísmo, para o autocontrole e para visões menos estereotipadas dos outros.
* Saúde - além de promover o bem-estar, o entretenimento pode ser usado para tratamento de fobias e de hiperatividade.

Rauterberg alerta, entretanto, que nem sempre esses benefícios serão alcançados e até mesmo que algumas vezes o resultado pode ser o oposto do esperado. Para aumentar as chances de sucesso, é necessário se pensar, além das tecnologias de entretenimento, em seu conteúdo e no seu contexto de uso.

Fonte: Das minhas leituras