quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Avatar é entretenimento com alta tecnologia

Prepare-se para assistir a cenas extasiantes, bichos fantásticos, paisagens naturais fluorescentes e belos seres esguios e azulados. São esses elementos que transformam "Avatar" em um dos filmes mais esperados do ano.

“Quero criar um sonho que possa ser sonhado coletivamente em uma sala de cinema”. É com essa proposta ousada que o diretor James Cameron apresenta ao mundo a sua mais nova criação: Avatar. Independente de sua qualidade, o filme deve se tornar um divisor de águas em termos de tecnologia de captura de imagens e projeção nos cinemas.

A produção integra o hall de projetos ambiciosos do diretor James Cameron, responsável pela direção de "Aliens - O Resgate" (1986) e "Titanic" (1997), ocupando o posto de mais grandioso --estima-se que seu custo total seja de US$ 500 milhões. Cameron esperou mais de dez anos para realizar "Avatar", pois acreditava que a tecnologia disponível na época não era suficiente para conduzir o trabalho como ele desejava.

Em 2005, o cineasta pode recuperar o projeto, fazendo uso de câmeras de alta captação de imagens e alta tecnologia de computação gráfica. Essas ferramentas permitiram não só que os cenários do filme tenham aspecto super-realista como também conferem aos personagens criados por computação gráfica a atuação real e integral dos atores.

Mas afinal, o que faz de Avatar um filme revolucionário? Quais são as inovações que ele traz em termos de tecnologia que são pioneiras e que, sem dúvida, passarão a fazer parte do cotidiano das grandes empresas de efeitos especiais a partir de 2010? Seria o fim do cinema como conhecemos e o começo de uma nova era na indústria do entretenimento?

Descubra lendo o artigo publicado no Portal Baixaki

Fontes: Guia da Folha Online e Portal Baixaki