sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Entretenimento de marca

Além de comunicar, o desafio de qualquer marca hoje é criar laços com o seu público. Quando todos os fatores competitivos se igualam a escolha é determinada pelo laço e lembrança que cada pessoa mantém pelas marcas de uma determinada categoria.

O laço do consumidor com a marca é criado com base em experiências e lembranças positivas que o mesmo acumulou no decorrer do tempo em relação ao produto/marca. Essas experiências podem ser proporcionadas de diversas maneiras, propaganda/comunicação, atendimento, consumo, interação com o site da empresa/marcas, central de contatos, entre outros, ou seja, todos os momentos de contato com o produto/marca.

Nesse contexto surge o Brand Entertainment, ou Entretenimento da Marca. Essa prática está ganhando força na comunicação de diversas marcas de nível nacional e internacional. Ela consiste na promoção de momentos de interação do público, cliente ou não, com a marca/produto da empresa, onde o principal objetivo é deixar uma lembrança positiva e consequentemente criar o tão sonhado laço.

Essas ações podem ser um evento, uma ação de marketing de guerrilha, uma promoção interativa com a utilização de hot sites, um programa de televisão, de rádio. No entanto tudo deve "fugir" do comercial, ou seja, o objetivo principal não é a venda do produto e sim proporcionar uma experiência diferenciada e ser lembrando por ela.

A Reactrix anda fazendo isso muito bem, seus anúncios interativos projetados no chão ou em paredes reagem ao movimento das pessoas, causando assim uma total interatividade. Segundo a empresa, as marcas anunciadas têm em média 55% de lembrança e o tempo que as pessoas ficam expostas a marca é superior ao da mídia tradicional.

Fontes: Carlos M. T. Borges; Blog do Marketing Americano; Mídia e Consumo