quinta-feira, 12 de julho de 2012

[Sociedade] O medo da mudança



Os valores sociais de nossa sociedade, se manifestam em guerras inacabáveis, corrupção, leis agressivas, superstições irrelevantes, destruição do meio ambiente e uma classe dominante opressora e socialmente indiferente.

O que nos parece tão comum hoje, como comunicação e transporte teria sido algo inimaginável no passado. Do mesmo modo, o futuro terá tecnologias, realizações e estruturas sociais que sequer imaginamos no presente.

Fomos da alquimia para a química, do Universo geocêntrico para o heliocêntrico, esse desenvolvimento não parece ter fim, e saber disso é o que nos alinha e nos leva no caminho contínuo do crescimento e do progresso. Não existe conhecimento empírico estático. O que existe é a percepção do caráter emergente de todos os sistemas que devemos reconhecer. Isso quer dizer que devemos estar abertos a novas informações o tempo todo. Mesmo que isso ameace nosso sistema atual de crenças, e portanto, nossas identidades.

Infelizmente, a sociedade de hoje falhou em reconhecer isso, e as instituições estabelecidas continuam paralisando o crescimento, preservando estruturas sociais desatualizadas. Ao mesmo tempo a população sofre com o medo da mudança, pois seu condicionamento envolve uma identidade estática, e mudar as crenças de alguém geralmente acaba em insulto e tensão, pois estar errado é incondicionalmente associado ao fracasso.

Quando na verdade, constatar que se está errado é algo a se celebrar, afinal, isso leva alguém a um novo nível de entendimento, de maior consciência.

Fonte: YouTube