quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Metareciclagem: a arte que vem do lixo

Um dos grandes problemas da reciclagem é o lixo tecnológico. O que fazer com o celular e o computador velho que já não usamos mais? Os resíduos de aparelhos elétricos eletrônicos podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente e a sua saúde, pois contém chumbo, fósforo e outras substâncias e, por isso não podem ser descartado com o lixo comum. Estima-se que em um ano são produzidas cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Foi pensando nisso que a artista brasileira, Naná Hayne, começou a criar telas e bijuterias, as "tecnojóias", a partir de eletrônicos usados.
"Nesse processo de criação, vale apostar em fios coloridos para dar forma à mulher da tela e preencher seus lábios com um pedaço de placa-mãe vermelha (sim, agora a opção de tons é maior). Se essa mesma peça ainda agradar no tom verde, ela pode servir de matéria-prima para um par de brincos ou pingente de colar. Dá também para usar teclas, sejam elas de PCs ou de celulares, na montagem de anéis."
"Para divulgar as possibilidades de reutilização do lixo eletrônico, ela realiza palestras para arquitetos, artistas, artesãos, designers, decoradores, engenheiros e profissionais das mais diversas áreas. Além disso, procura parcerias com empresas para colocar em prática projetos de reutilização da sucata criada na era do iPod. "Nas feiras de tecnologia, os estandes poderiam ser decorados com lixo eletrônico. Qualquer companhia que pensasse nesse tipo de ação atrairia muito mais interesse e conseguiria mais divulgação", exemplifica."*