segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gráfica Sustentável: a questão do papel

Uma questão que deve ser pensada por todos é o papel.

Como utilizar o papel de forma sustentável no mundo atual onde tudo é informação?

Desde quando Gutemberg revolucionou a comunicação com a criação dos tipos móveis a utilização do papel veio crescendo de uma forma que hoje é insustentável. É preciso avaliar o quanto é necessário imprimir, mas podemos ir mais além, reaproveitando o verso para rascunhos e impressões.

Aproximadamente 30% a 40% do lixo urbano do planeta é papel ou derivado. Cada tonelada de papel derruba de 20 a 30 árvores adultas. Por isso algumas empresas agora estão fazendo o uso do papel reciclado, pois ele diminui as agressões ao ambiente. É verdade que o papel reciclado ainda é mais caro que o normal, mas a diferença entre custo e valor fica clara nesse caso quando levamos em conta todos os benefícios que podemos obter com o seu uso.

"Existem 2 formas para as gráficas diminuirem o desperdício de papel, recliclagem e reaproveitamento do papel. É claro que a maioria das gráficas não tem reciclagem de papel em sua estrutura, mas uma forma legal de destinar esse papel à reciclagem e tornar sua atividade mais sustentável é fazendo a coleta seletiva de papel dentro da gráfica e destinando este papel para aparistas ou recicladores. As sobras de papéis podem ser reutilizadas para aumentar a vida útil do papel, tanto apara quanto papel impresso e inutilizado. As folhas impressas de um só lado podem ser reutiluzadas como rascunho, basta blocá-las para ter um bloco de rascunho ecológico. Caso a sobra de folha impressa seja muito grande, a gráfica pode doar os blocos a creches, ongs e outras instituições que precisem destes blocos de rascunho, fazendo 2 boas ações de uma vez."* (trecho retirado do blog O Setor Gráfico e a Ecologia)