quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ecodesign e sua essência

* Por Marcelo Carlotto Nehme

Ecodesign significa que o ambiente ajuda a orientar a direção das decisões de design. Com esse processo se dá ao ambiente o mesmo status dos valores industriais mais tradicionais, como: faturamento, qualidade, funcionalidade, estética, ergonomia e imagem. Em certos casos, o ambiente pode, inclusive intensificar valores tradicionais da empresa.

Hoje a importância dada ao meio ambiente difere muito de empresa para empresa, mas isso, certamente, mudará à medida que se adquirir, maior experiência. O Ecodesign se tornará, portanto, um dos elementos condutores na base de qualquer empresa, juntamente com pesquisa e desenvolvimento, marketing, política de investimentos e inovação.

No Ecodesign, o ciclo de vida inteiro do produto é um dos aspectos verificados no processo de design. Isso também consolida o caminho para um esforço orquestrado para reduzir a carga ambiental total com os fornecedores, distribuidores, usuários, companhias de reciclagem e empresas de processamento.

A empresa tem, então, com o ciclo de vida do produto, de fazer uma escala em relação ao que necessita atingir. A ligação entre Ecodesign, gerenciamento ambiental e tecnologias mais limpas aparece de forma mais evidente, a partir do momento em que a empresa avança em atividades ambientalmente orientadas. A idéia básica consiste em que quanto mais alta for a posição da empresa/setor na escala, mais básico e mais preventivo será o enfoque dado aos problemas ambientais. A introdução do gerenciamento ambiental interno da empresa tem como objetivo leva-la ao topo da escala.