terça-feira, 20 de setembro de 2011

Uma nova forma de ler quadrinhos


Todo mundo já lê gibi no computador, desde que os scans se tornaram populares, mesmo que você seja daqueles conservadores que ainda prefere o formato papel de vez em quando é necessário dar uma lida em quadrinhos no formato digital, mesmo que seja pra pegar aquela edição que não saiu no Brasil ou que já esta fora de catálogo.

Atualmente as grandes editoras americanas e europeias já comercializam uma boa parte de seus títulos neste formato, com o surgimento do iPad e a onda dos tablets este mercado irá crescer mais ainda nos próximos anos. Muita gente da nova geração deverá até prescindir dos quadrinhos em papel e ler somente no PC ou tablet.

Agora é muito mais fácil organizar, catalogar, guardar e transportar seus gibis. Aquelas edições antigas que você sonha ler poderão ser compradas legalmente. E se você preferir manter uma coleção em papel, pode escanea-las para ler no formato digital também, preservando suas revistas.

As grandes marcas como Marvel e DC já têm seus próprios softwares de leitura online, com os seus títulos, mas essa opção não te dá muita liberdade — você fica preso à oferta deles e só pode usar um software específico. Ter os seus quadrinhos armazenados localmente, seja em PDF ou nos cada vez mais populares formatos CBR e CBZ, te permite fazer uma curadoria da sua própria coleção, ler em diversos softwares e plataformas diferentes e manter tudo em uma mesma coleção, não várias.

Quando o iPad foi lançado, não demorou muito para a mídia especializada em HQs explorar o potencial deste gadget para o meio, com as editoras líderes do mercado, Marvel e DC, tomando a dianteira da situação. Em suma, é um fenômeno muito similar ao que acontece com periódicos e jornais, mas como encará-lo? É apenas uma transição do papel para o digital, ou existe algo mais? Quais são os benefícios? Principalmente para o consumidor brasileiro, que consome o bizarro esquema de mixes encabeçado pela Panini Comics?

A leitura no iPad é confortável, inclusive no manuseio, preocupado com o nível de interatividade, o App propícia um dinamismo à leitura, a diagramação das páginas e a ordem dos quadrinhos é seqüenciada, o que torna a leitura mais focada e agradável, inclusive com zooms e ampliações panorâmicas, o que adiciona dramaticidade a leitura.



Fontes:
Em Quadrinho
Gizmodo
NerDevils