terça-feira, 17 de novembro de 2009

Técnicas de animação

Independente do software a ser utilizado, é necessário que o animador defina as técnicas que vai usar. O que os animadores mais experiêntes recomendam é utilizar um sistema híbrido, em que ao longo da animação você possa aplicar cada um desses princípios em trechos da produção. Um trecho que envolva apenas movimentos que não exigem detalhes e interpretação detalhada pode utilizar o Straight-Ahead e quando se fizer necessário você utiliza o Pose-to-Pose.

* Straight-Ahead: Nesse método o animador cria o movimento utilizando o máximo possível de poses e consequentemente Keyframes, para criar o movimento. Esse método resulta em animações extremamente detalhadas e que permitem explorar de maneira mais fácil o lado artístico da animação. Um ponto negativo relacionado a essa técnica é que ela envolve um planejamento e um tempo muito maior para ser aplicada em uma animação. Caso você queira utilizar esse método, utilize um intervalo médio entre os seus Keyframes de no máximo 4 frames.

* Pose-to-Pose: Com esse método a animação fica mais voltada para a ação e não para o lado artístico da animação. O animador vai utilizar poses chave com um espaçamento entre os Keyframes maior para que a animação seja produzida de maneira mais rápida. Nesse método é utilizado um espaçamento médio entre os Keyframes de 5 a 10 Frames. O espaço entre esses Keyframes o animador deixa que o software realize a interpolação automática. Isso resultará em uma produção mais rápida, mas sem muito detalhes e expressões no movimento.

Fonte: Allan Brito