terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Kickstarters de videogames angariaram uma grana excepcional em 2015



Por Jefferson Navarim para O vértice

De acordo com os números liberados pelo KickStarter, videogames arrecadaram um número excepcionalmente grande. Ao que tudo indica mais de 46 milhões de dólares foram direcionados a projetos de criação de jogos de videogame, quase o dobro de 2014.

No total mais de 480 mil pessoas doaram seus dinheiros para esses projetos. O que dá uma média de 96 dólares de contribuição por pessoa, o que é bem alto, bem mais alto do que eu podia esperar.

Aparentemente parte desse sucesso se dá graças a Campanha de Shemue 3 e Bloodstained, que é uma espécie de novo Castlevania do criador de Castlevania, ou seja, é o equivalente ao queMighty No 9 foi para Megaman. No caso de Shemue, um Kickstarter anunciado durante uma conferência da Sony (o que é bizarro, pois a Sony não se sentiu a vontade de bancar o projeto, mas indicou para que as pessoas bancassem), a arrecadação foi de 6.3 milhões, enquanto no caso de Bloodstained de 5.5 milhões. Os dois projetos juntos são o equivalente a 25% dos números anunciados.

Em 2015 foram exatamente 374 projetos financiados com sucesso nessa categoria e o mais interessante seria investigar quantos desses projetos serão realmente entregues de forma satisfatória em 2016 ou 2017 ou seja lá para quando eles foram prometidos.

O sucesso estrondoso de tantos Kickstarters relacionados a jogos é impressionante, especialmente com a quantidade de falhas e trambiques na área, que variam desde jogos cujos “produtores” simplesmente sumiram, a games mal acabados entregues de qualquer forma e mais recentemente a uma proposta de um jovem que se assume não ser um artista ou programador que estava pedindo muitos milhares de dólares para fazer um “jogo incrível de Star Wars”… sem a permissão da Disney, obviamente.

Talvez valha a pena prestar mais a atenção nesse número, os 374 projetos bem-sucedidos, do que nos valores para a medida de sucesso do Kickstarter, então vamos ficar de olho.