quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O que o design pode fazer pela natureza e pela água?







Desde que nos desenvolvemos enquanto espécie, o homem e seus ancestrais se apropriaram da natureza para sobreviver e suprir suas necessidades. A interferência humana na natureza, seja positiva ou negativamente, sempre esteve presente, porém, ainda assim, não somos capazes de controla-la completamente.


Aquecimento global e desastres naturais, por exemplo, são situações inevitáveis, das quais só podemos tentar reduzir o impacto. Em São Paulo especificamente, passamos por uma crise hídrica decorrente da falta de chuva e má gestão dos nossos recursos. Saber lidar com essas situações é essencial para nossa sobrevivência.


Tracy Metz, convidada do What Design Can Do! São Paulo, discute principalmente a relação do homem com a água no ambiente urbano. O interesse pelo tema veio da sua própria história: a jornalista e apresentadora nasceu no deserto de Mojave, na Califórnia, e se mudou para Amsterdã, cidade com características totalmente opostas, repleta de canais. Metz é membro da Delta Commission, que aconselha o governo sobre as questões da água, e também apresenta o City Life, talkshow mensal que fala sobre a vida na cidade.


A Holanda possui uma característica um tanto peculiar e que possui grande influência no trabalho de Metz: boa parte de seu território se encontra abaixo do nível do mar. Ou seja, sua existência se deve basicamente pela intervenção do homem na natureza, através de diques que retém a água do mar. Por isso, o desenvolvimento de novas tecnologias referentes à água sempre foi presente nas pesquisas holandesas, e agora, com o aquecimento global e o consequente aumento no nível dos oceanos, esse desenvolvimento se torna mais necessário.


O grande desafio é entender como o design, bem como outras áreas, podem atuar de forma positiva para o meio ambiente. Daisy Ginsberg, que também estará no WDCD, investiga se a biologia poderá ser projetada e se o design poderá ser usado para questionar como devemos projetá-la. Ginsberg estudou arquitetura na Universidade de Cambridge, design na Universidade de Harvard e interações do design na Royal College of Art.


Seu trabalho mais recente, The Sixth Extinction, investiga o potencial impacto da biologia sintética na biodiversidade e conservação. O polêmico projeto envolve o design de organismos que ajudariam na conservação e “melhoria” da natureza, propondo novos espaços de atuação do design e trazendo questionamentos éticos e estéticos.


Designing for The Sixth Extinction (Daisy Ginsberg)


Designing for The Sixth Extinction (Daisy Ginsberg)


Koert Van Mensvoort, também um dos convidados do WDCD, trabalha com a interferência humana na natureza. O designer e filósofo defende que a natureza se transforma junto com a gente e que não estamos separados dela, mas sim que fazemos parte dela.

Van Mensvoort trabalha com o conceito filosófico de “next nature” (algo próximo a “próxima natureza”), uma natureza que é afetada e se desenvolve após a intervenção humana. Seu projeto Next Nature Network busca fornecer informações sobre natureza, sobre o equilíbrio desta com a tecnologia e, finalmente, salvar a espécie humana. Trata-se de uma enorme plataforma de pesquisa disponível online.





Projeto do Next Nature Network: Meat the Future


Cada região possui características e problemas específicos, porém o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade e necessidade global, afinal, estamos todos juntos neste planeta! O Brasil tem uma biodiversidade incrível e ao mesmo enfrenta diversos problemas ambientais. Abordar essas questões de forma multidisciplinar, incluindo o design, pode ajudar a trazer novas visões e soluções para uma vida melhor e em harmonia com a natureza. O What Design Can Do! São Paulo trará diversos projetos nesse sentido e, quem sabe, dará um pontapé definitivo nessa discussão por aqui!