segunda-feira, 19 de março de 2012

Reino Unido registra recorde de turistas brasileiros em 2011

Por Folha.com

O governo britânico anunciou nesta quarta-feira (14) que o número de turistas brasileiros no país quebrou um novo recorde. Segundo dados do VisitBritain, órgão oficial de turismo do Reino Unido, cerca de 267 mil turistas brasileiros visitaram a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales em 2011.

O número não só superou o recorde estabelecido em 2008, quando 179 mil brasileiros visitaram o país, como também representou um aumento de 51% em relação ao ano anterior --o maior aumento entre os 25 mercados pesquisados pelo VisitBritain.

Segundo o órgão, o Brasil, fora da Europa, só mandou menos turistas para o Reino Unido do que Estados Unidos, Austrália, Canadá e Índia; em 2010, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos também haviam mandando mais turistas.

De acordo com o VisitBritain, a economia britânica movimentou cerca de 320 milhões de dólares em 2011 com os visitantes brasileiros. Segundo o governo britânico, 65% das viagens são de lazer, acima da média geral de 39%.

O anúncio ocorre em meio a uma campanha publicitária para estimular o turismo no Reino Unido, que contou com a visita do príncipe Harry ao Brasil, no início do mês. Segundo o governo, foram publicados anúncios nos principais jornais diários e revistas semanais do Rio de Janeiro e São Paulo, além de espalhar 2 mil painéis e 500 outdoors e criar anúncios publicitários de 30 segundos para 22 salas de cinema nas duas cidades.

O objetivo da campanha, chamada "Great", é mostrar as qualidades do Reino Unido em áreas como cultura, história, música, esportes, gastronomia, etc. Entre os eventos destacados pela campanha, estão o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II e as Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres-2012.

                                   Bridge Tower, em Londres. Segundo governo britânico, 267 mil brasileiros visitaram o Reino Unido em 2011