quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Briefing, a chave para o job eficaz

Como vimos no post de ontem, uma das tarefas importantes de uma agência (e de qualquer trabalho publicitário) é a elaboração do briefing. É ele que será o responsável pelo sucesso do job, se o briefing não for corretamente elaborado, pode fazer com que a agência perca horas de trabalho e tempo é dinheiro. O post de hoje traz algumas dicas para a elaboração de um bom briefing, aproveitem!

"O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam para desenvolver qualquer trabalho. E, por isso, um bom briefing dá trabalho para fazer. Primeiro para o cliente, que tem que saber exatamente o problema que a agência precisa resolver e fornecer as informações que ela vai necessitar para isso. Depois para a equipe de atendimento, que precisa reunir o máximo de informações e passá–lo corretamente para as outras equipes." (Cezar Calligaris)

"Para decidir o que entra no briefing, é preciso pesquisar, refletir e negociar. O briefing vai guiar todo o projeto, ele não pode ser considerado uma ferramenta trivial. Mesmo que o briefing não seja oficializado, escrito ou assinado, ainda assim as decisões de design que ele costuma encerrar estarão nas mentes, nas conversas e nos papéis das pessoas que participam do projeto." (Frederick van Amstel)

Dicas e modelos de briefings:
- Briefing Online por Cezar Calligaris
- Briefing de website por Frederick van Amstel

Dica de literatura: (você encontra na Biblioteca ESPM Rio)

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.