segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tecnologia a serviço da cultura

Oferecer um bom acervo não é mais garantia para um museu manter suas portas abertas. Ele tem de ser bom também em interatividade entretenimento e conforto, pelo menos se a ideia for alcançar um resultado parecido com o do Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, que diariamente recebe em média 1.500 visitantes, se transformando em recordista de público no segmento.

Há algum tempo a tecnologia entrou nos museus, com projeções e narrações em visitas técnicas. É incontável o número de centros culturais que usam aparatos tecnológicos diversos (como guias de visitas) em seus espaços.

Muitos museus já usam visitas virtuais e disponibilizam catálogos para visita online. São as chamadas visitas virtuais e consultas de acervos.

Não basta mais ir ao museu e contemplar o acervo. A sociedade atual demanda de uma diferente forma de relacionamento com o acervo do museu. A tecnologia é cada vez mais importante. Para além dos acervos, os museus e centros culturais tem investido em redes sociais para a divulgação de seus acervos e eventos. Um exemplo muito interessante é o grupo Museus Brasileiros no Facebook.

O blog Midia Museus é entusiasta do uso da realidade aumentada, bem como da interação de gadgets com pontos turísticos para a melhor interação com esses centros de enterterimento. Em uma postagem muito interessante, é possível verificar como a integração de dispositivos com pontos turísticos e museus pode criar inúmeras oportunidades em um futuro cada vez mais presente.Vejamos algumas implicações:

- Maior interação entre o público e as atrações;
- Facilidade de localização e identificação das obras de arte/pontos turísticos;
- Interação com ferramentas de busca e bases de dados como enciclopédias para consultas;
- Oportunidades de negócios, com indicações de lojas de conveniências, livrarias, estacionamentos, restaurantes, etc.

Então, que tal dar uma olhada da tecnologia na prática, já aplicada em outros museus?





















Fonte: Tambotech