quinta-feira, 2 de agosto de 2012

10 invenções que marcaram a história da tecnologia

Por Cauã Taborda

1 - Transístor



O termo transistor, cunhado por John R. Pierce para definir um resistor de transferência, se popularizou na década de 50 e possibilitou a evolução dos eletrônicos. O primeiro transistor de silício foi fabricado pela Texas Instruments em 1954. Desde então, o sistema evoluiu, diminui e é considerado o tijolo da tecnologia.

2 - Apple 2



Em 5 de junho de 1977, Steve Wozniak e Jobs começaram a vender as primeiras unidades do computador de 8-bits que marcaria o início da computação pessoal.
A partir daí o cenário mudou bastante. Hoje os desktops começam a ser deixados como segunda opção para os lares, já que notebooks e tablets se consolidam como soluções mais viáveis.
O tradicional PC precisou se reinventar, morar ao lado da TV e ampliar o poder de fogo para os games.

3 - Windows 3.11



Em 1992 a Microsoft apresentou ao mundo o Windows 3.1, que trazia uma interface gráfica mais amigável e abria as portas do mundo dos computadores para quem não possuía um perfil técnico.
Mesmo a Apple saindo na frente com o Mac OS em 1984, o sistema não decolou como o da Microsoft.
Hoje, a batalha ainda é dividida entre Windows e Apple. A Microsoft espera que o novo conceito do Windows 8 seja aceito, enquanto a Apple assimila a experiência adquirida com o iOS.
Com versões que ganharam certa popularidade, como a Ubuntu, a comunidade Linux trabalha para popularizar suas distribuições.

4 - Mosaic



Esse navegador recebe crédito por ser um dos primeiros a apresentar uma interface amigável de navegação para a World Wide Web, sem grandes complicações e compatível com todos os sistemas da década de 90.
Descontinuado em 1997, o Mosaic contribui para o desenvolvimento de novos browsers que até hoje utilizam elementos de sua interface gráfica, como Internet Explorer, Firefox e Chrome.

5 - Atari



Lançado em 1977, o Atari chegou ao Brasil em 1983 com o modelo 2600. Não demorou muito para o pequeno console preto ganhar as multidões e invadir várias casas.
A pluralidade de títulos (que eram copiados descaradamente por concorrentes) e a inovação, que trazia uma máquina de fliperama para sua casa, renderam bilhões aos cofres da Atari e ajudaram a modelar o mercado de games.
Com atividades encerradas oficialmente em 1992, o Atari é um dos consoles de maior sucesso da história, mas seu desenvolvimento infelizmente empacou, dando espaço para concorrentes com propostas mais encantadoras, como Xbox e PlayStation.

6 - ICQ



Fundada em 1996 por cinco israelenses, a Mirabilis passou a ser conhecida em todo o mundo depois de publicar a primeira versão do ICQ, em novembro do mesmo ano. O comunicador instantâneo fornecia um número para o usuário e permitia que ele se conectasse a outros para a troca de mensagens.
Ao contrário do IRC, onde o usuário se conectava à uma sala, sem saber quem estaria por lá, o ICQ permitia, pela primeira vez, enxergar a disponibilidade de determinado usuário.
A Mirabilis foi adquirida pela AOL em junho de 1998 por 407 milhões de dólares. Com o tempo, o ICQ perdeu espaço para programas com mais recursos, como o Messenger, da Microsoft e o G Talk, do Google.

7 - MP3



É difícil lembrar, mas a vida sem o formato MP3 era sofrível. Antes da técnica de compressão empregada pelo MPEG-1, MPEG-2 ou Audio Layer III, o usuário de computador era obrigado a curtir suas músicas em WAV ou outro formato não comprimido.
Como a banda larga ainda era um sonho distante nos anos 90 era inviável oferecer sequer uma única faixa pela internet, muito menos pensar em um player portátil.

8 - Facebook



Lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook foi a primeira rede social a superar o patamar de 500 milhões de usuários. Atualmente, são 850 milhões de pessoas conectadas à rede social.
Além de tornar-se uma ferramenta popular, o Facebook aprimorou o modelo de publicidade segmentada por perfil de usuário. A empresa, que deve realizar sua abertura de capital este ano, pode atingir o valor de mercado de US$ 100 bilhões.

9 - Google.com



Criado oficialmente em 98, por Serguey Brin e Larry Page, o Google.com tornou-se líder global no mercado de buscas no início dos anos 2000 e persegue a ´modesta´ missão de organizar todo o conhecimento humano.
Atuante em diversos segmentos da indústria de tecnologia, o Google é praticamente imbatível no segmento de buscas na web, onde exibe amplíssima vantagem sobre o Bing e o Yahoo!. Sua invenção mudou o modo como são organizadas as informações na internet e tornou possível aos usuários comuns encontrarem o que desejam no gigantesco emaranhado de informações da internet.

10 - iPhone



Apresentado pela primeira vez em 2007, tornou a tela sensível ao toque do tipo capacitiva e o teclado virtual uma tendência para o mercado de smartphones. Também levou ao dispositivo móvel um sistema operacional completo (iOS) e criou o mercado de aplicativos.
O próprio iPad pode, sob vários aspectos, ser considerado uma evolução do iPhone.

Fonte: Info Exame