quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O crowdfunding e o empreendedorismo

Por Rafael Tonon para Você S/A


Boas ideias para negócios promissores surgem o tempo todo: em um encontro de família, em uma reunião de trabalho ou até em um papo de bar. O argumento é bom, o plano de negócios viável, o sucesso é quase garantido. Só falta encontrar quem tope entrar com a parte mais importante e a mais difícil de obter: a grana. Na maioria das vezes, a falta de dinheiro (próprio ou a juro baixo) impossibilita que a ideia saia do papel.

Mas na era digital, por meio das redes sociais, viabilizar uma iniciativa ficou muito mais fácil graças ao crowdfunding, ou financiamento coletivo, na tradução para o português, um modelo de negócio recémchegado ao Brasil. O modelo funciona de forma muito simples: você cria um projeto (que pode ser um novo software ou produto), estima a quantia que precisa arrecadar e o inscreve em algum site de crowdfunding.

As pessoas que acreditam na sua ideia tornam-se patrocinadoras dela, podendo doar as quantias que desejarem em troca do produto que estão patrocinando, ou simplesmente pelo crédito de agradecimento em seu trabalho. O dono do projeto só receberá o dinheiro se a cota definida como necessária para concluir a empreitada for arrecadada dentro de um prazo estabelecido.

Para tornar o processo transparente, os valores conseguidos são atualizados em tempo real e ficam à mostra na página de cada projeto. Isso garante que o trabalho só comece quando houver o investimento inicial necessário, sem ter de parar o desenvolvimento da iniciativa. O site fica com cerca de 5% do valor arrecadado (esse montante varia de site para site) caso o projeto tenha sucesso.

Se não alcançar o valor estipulado, o patrocinador pode escolher outro projeto para investir ou solicitar seu dinheiro de volta. Tudo simples e ao alcance de alguns cliques.

Confira os sites que já estão na rede por aqui:

sensoincomum.com.br Site de financiamento coletivo com foco em projetos sociais, como o Bate Lata, de Campinas (SP), que ensina música aos jovens de 9 a 23 anos.

queremos.com.br Criado por um grupo de amigos cariocas, a rede leva ao Rio shows de artistas renomados, como a banda indie pop escocesa Belle & Sebastian.

catarse.me Maior plataforma de crowdfunding do Brasil, tem como foco financiar projetos de artes e design, como o Parangolé-Graffiti, que mistura grafite e artes cênicas. Indicado para os profissionais de criação.