sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas Culturais da Semana

RIO DE JANEIRO

CINEMA
Wall Street: o dinheiro nunca dorme
Estreia 24 de setembro



Enquanto o jovem investidor Jacob Moore (Shia LaBeof) trilha seu caminho na Bolsa de Valores em Wall Street, Gekko sai da prisão depois de cumprir sua pena. O garoto é esperto para os negócios, mas ainda um pouco inocente sobre o quão sofisticada é a manipulação das regras. Numa dessas jogadas, vê seu mentor sucumbir. Jake (Jason Clarke) procura Gekko, pai de sua namorada, movido pelo sentimento de vingança pelo que foi feito de Lou Zabel (Frank Langella), o pai porque gostaria de se reaproximar da filha.

O roteiro de Allan Loeb (Quebrando a Banca) e Stephen Schiff (Crime Verdadeiro) envolve o espectador num emaranhado de interesses, intrigas e conflitos que parece não ter fundo. Oliver Stone (W.) mais uma vez acerta a mão na direção e constrói um retrato interessante de quem são as pessoas por trás do mercado, a extensão de seu poder e como tudo pode mudar em menos de segundos no sistema capitalista, tal qual existe hoje.

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme é um filme que fala sobre a consciência do mundo em que vivemos e das ações que tomamos. A verdade é que não há separação real entre as relações de amor e de trabalho. Vivemos num mundo só, e ele é feito de pessoas falíveis. Estamos lidando com uma verdade cruel da trama que está vida real. Querendo ou não, estamos todos juntos quando este sistema entra em colapso, mas será que somos todos corresponsáveis ou alienados?

Classificação: 14 anos

Festival do Rio 2010
De 23 de setembro a 7 de outubro de 2010


Anualmente, o Festival do Rio transforma o Rio de Janeiro na capital mundial do cinema.

Uma cidade que é inspiração natural em todo o mundo recebe um grande evento espalhado em cinemas, praças da Zona Sul a Zona Norte passando pela Zona Oeste.

São duas semanas em que a cidade é tomada pelo maior evento audiovisual da América Latina, evidenciando a importância cultural e econômica do setor: estimulando a indústria, promovendo a cidade e oferecendo à população acesso ao melhor da produção cinematográfica mundial.

Confira aqui a programação


TEATRO
FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra
De 25 de setembro a 17 de outubro



Pelo sétimo ano, a cidade de Angra dos Reis se prepara para sediar o maior festival do teatro realizado no Brasil: a VII FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra - que terá início este sábado, na Praia do Anil. O evento terá, ao todo, as apresentações de 55 espetáculos teatrais, além de 10 estreias nacionais. Tudo isso acontecerá em 23 dias, do dia 25 de setembro até 17 de outubro.

Confira a programação aqui

EXPOSIÇÃO
Além da forma e da cor
De 23 de setembro a 10 de outubro



Hoje, com 25 anos de carreira e português fluente, a artista sente que a mostra “Form, color and beyond” (na filial carioca a exposição leva o título de “Além da forma e da cor”), em Nova York, será um marco na sua trajetória nas artes plásticas, embora já tenha feito outras exposições em cidades internacionais, como Washington e Dubai. Nas 14 obras produzidas em acrílica sobre tela, o público do Rio e de NY poderá conhecer a fundo o trabalho da pintora, que imprimiu algumas mudanças em seu estilo. A geometria e a base da Op Art foram mantidas e continuam evidentes em suas telas. O que mudou foi o processo de produção de Yuli e, se antes, duas cores eram mais do que suficientes para produzir suas obras, desta vez uma variedade de tons foi adicionada às imagens que cria. A parte intocável da arte de Yuli, e que já virou uma marca da artista, ficou por conta do efeito 3D que as telas causam aos espectadores.

Local: Almácen Galeria de Arte(Casa Shopping)
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2.150, bl. G, lojas F e M - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horários: Seg., das 12h às 22h. Ter. a sáb., das 10h às 22h. Dom. e feriados, das 15h às 21h
Temporada: De 23 de setembro a 10 de outubro
Preço: Entrada Franca
Informações: (21) 3325-3322/3325-8622
Classificação: Livre