terça-feira, 27 de outubro de 2015

6 dicas de jovens empreendedoras para estudantes que desejam ter o próprio negócio




Por Administradores.com


A última pesquisa PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que jovens são os que mais têm sofrido com o cenário de desemprego no Brasil. Enquanto a taxa geral é de 8,3% no segundo trimestre, na população de 18 a 24 anos o índice de desocupação chega a 18,6%.

O momento de instabilidade gera preocupação para quem entra agora no mercado de trabalho, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma boa oportunidade para jovens empreendedores. Esse foi o caminho das publicitárias Marcelle Equizian (28), Nathália Palma (30) e Sarah Salum (29) quando criaram a agência ei! em 2009, no último ano da faculdade.

A seguir, as sócias reuniram as principais lições dessa jornada e como usaram a juventude a seu favor para alcançar o sucesso nos negócios. De quebra, elas contam como encontraram o nicho perfeito de atuação, atendendo marcas interessadas justamente em dialogar com o público jovem.

1. Arregace as mangas


Não tínhamos experiência profissional nem com planejamento de negócios e gestão quando começamos, mas, ainda assim, as coisas deram certo. Como? O segredo é se envolver profundamente com o negócio. É claro que para isso você vai assumir responsabilidades que jovens de 21 anos geralmente não têm, como a folha de pagamento de uma empresa, lidar com fornecedores etc, mas é compensador. Desde o começo procure acompanhar tudo de perto, e principalmente, tenha vontade de fazer acontecer. Coloque a mão na massa.

2. Orientação de confiança


Como criamos a agência antes mesmo de concluir a faculdade, usamos bastante a consultoria e orientação dos professores. Eles foram uma das principais referências. Como são fontes mais experientes e isentas, o meio acadêmico é bastante confiável para tirar dúvidas e ajudar a estruturar os objetivos da empresa. Também foi bastante útil o estudo de mercado que fizemos para o trabalho de conclusão de curso. Ele serviu como base para entendermos onde a empresa seria inserida.

3. Use desvantagens a seu favor


Aprenda a equilibrar a falta de experiência profissional e de gestão de empresas com vontade de aprender. Não se acomode. Pesquise sobre o mercado que deseja atuar, estude e o principal: busque oportunidades que sejam vantajosas para o seu negócio. No nosso caso, buscamos clientes na área da educação. Como tínhamos acabado de sair da faculdade, sabíamos melhor do que ninguém o perfil dos estudantes e como fazer campanhas inovadoras para esse público.

4. Busque referências


Não fique apenas na teoria. Eleja algumas empresas que sejam um modelo do que você gostaria para o seu negócio e tente visitá-las. Foi o que fizemos no começo, quando visitamos algumas agências. Até para saber o que seria bacana fazer igual ou quando fugir totalmente dos modelos já existentes. Se não puder agendar uma visita, ligue, teste o atendimento, observe como os funcionários tratam clientes, assim, aos poucos, você vai criar seu próprio modelo.

5. Arrisque...


Fomos muito na cara e na coragem. No começo, nos apegamos ao que cada uma tinha como experiência com cursos, estágios em outras áreas etc. Mas também fomos atrás de implementar melhorias e um sistema de gestão eficaz. O segredo é sempre buscar atualização, isso independe da idade. Como resultado, tivemos um crescimento profissional muito grande e uma visão macro do negócio que, talvez, uma pessoa trabalhando em uma empresa há sete anos não tenha.

6. ... tenha noção dos riscos


Nosso investimento no negócio foi relativamente baixo e como não deixamos uma carreira, os riscos eram bem menores caso a iniciativa não desse certo. Não foi uma decisão muito arriscada, mas hoje vemos que poderíamos ter esperado um pouco mais até que cada uma se profissionalizasse mais e aberto a agência com investimento maior. Assim, não teríamos que “quebrar” tanto a cabeça. Se possível, se planeje com antecedência, mas não desista de sua ideia.