segunda-feira, 7 de abril de 2014

Leitura dinâmica

por Pedro Katchborian para YouPix

Quantos livros você já deixou de ler por falta de tempo? Alguns, né? Mas os seus problemas podem acabar em breve. Spritz é uma empresa americana que trabalha com uma tecnologia diferente de tudo o que você já viu por aí. Ele faz você ler livros em até 1.000 palavras por minuto.

Como ele consegue isso? Fazendo com que você não mova os seus olhos para ler — as palavras aparecem rapidamente na tela, com a letra que é o seu “ponto de fixação” em vermelho. Depois que os seus olhos veem esse “ponto de fixação”, o seu cérebro processa o significado da palavra. Só vendo mesmo como funciona pra entender. Saca só isso que maluco:

250 palavras por minuto:



350 palavras por minuto:



500 palavras por minuto:



Esse ritmo frenético ainda pode dobrar e chegar até a 1.000 palavras. Mas a tendência é que com o tempo você pode se acostumar e ler isso com tranquilidade, o que significa que você poderia ler um livro de 300 páginas em pouco mais de 1 hora. Você poderia até ler a Bíblia em 13 horas.

O aplicativo gerou bastante repercussão — e nem todo mundo curtiu essa loucura da leitura rápida. Há os que defendem o romantismo da leitura de um livro da forma convencional, que demora e é possível interpretar toda a diagramação e estrutura de parágrafos e tudo mais.