segunda-feira, 31 de março de 2014

Para entender a era digital

Por Lucas Diniz para Exame

A invasão das tecnologias muda constantemente a vida moderna, seja no modo como agimos, seja na maneira como nos comunicamos. A atenção voltada ao uso de mídias e plataformas digitais é tarefa obrigatória para aqueles que desejam, portanto, atingir seu público.

Confira algumas dicas de livros que ajudam os empreendedores a entenderem melhor como a era digital influencia o comportamento humano.

Cultura da Convergência: as transformações tecnológicas e culturais mudam o fluxo de conteúdo que, atualmente, perpassa diferentes suportes. A participação colaborativa dos usuários também muda as relações de poder sobre a informação. Estas e outras questões são discutidas na obra do professor e pensador norte-americano Henry Jenkins.

Fundamentando seus argumentos sobre o que ele considera ser os três conceitos básicos da nova era (convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa), o livro aborda de maneira otimista as contribuições das mídias digitais para as relações entre o público e os meios de comunicação.

As 10 questões essenciais da era digital: É preciso dominar as máquinas para que elas não nos dominem. Sobre este princípio, o teórico e escritor norte-americano Douglas Rushkoff desenvolve aspectos importantes sobre a influência das tecnologias na vida das pessoas, e sobre como as organizações estão lidando com isso. Dividida em dez grandes tópicos, a obra, além de apresentar os produtos e serviços da web, discute também questões sobre a força de trabalho virtual.

Free, o futuro é grátis: A cultura do “gratuito” na internet modifica completamente a evolução das pessoas e, principalmente, das empresas. Atualmente, há toda uma economia baseada no conceito de gratuidade, impulsionada pelas comodidades trazidas pela internet, seja para facilitar divulgações, seja no acesso à informação.

O editor-chefe da revista Wired e também escritor Chris Anderson atenta para as implicações destes novos modelos de negócios e defende que, no futuro, o mercado free tende a tomar mais espaço. Para ele, estamos desperdiçando a internet, afinal todo produto que pode ser concebido digitalmente pode ser oferecido de graça.

Como Viver Na Era Digital: Hoje, metade da população adulta mundial passa mais tempo conectada do que desconectada. Qual seria o efeito desta necessidade constante de conexão e atualização? Com base em uma série de pesquisas, o escritor inglês Tom Chatfield apresenta nesta obra (que contempla a coleção The School of Life) como podemos desfrutar da tecnologia sem perder nosso senso humano.