quarta-feira, 30 de maio de 2012

[Entrevista] Como alavancar a inovação? com Luiz Serafim

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing

Luiz Serafim
O cenário de inovação no Brasil ainda está longe de ser positivo, principalmente se comparado ao status e à importância que a economia do país vem ganhando. A tendência, no entanto, é que este processo se acelere nos próximos anos, com investimentos de empresas locais, do Governo e de players internacionais que trazem para cá seus centros de desenvolvimento, como GE e IBM.

Luiz Serafim, Head de Marketing Corporativo da 3M do Brasil, fala sobre os pontos essenciais da inovação, além das principais dificuldades e obstáculos encontrados durante o processo.

Mundo Marketing: Como alavancar a inovação em uma empresa?
Luiz Serafim: A abordagem que temos e defendemos no livro é que a inovação faz parte de um sistema, um conjunto de crenças, valores e princípios que são cultivados, se complementam e interagem entre si. Em primeiro lugar, a empresa deve definir o que é inovação para ela, ter uma visão estratégica do que quer ver no futuro e alinhar os investimentos em pessoas, laboratório e tecnologia com base nisso.
Outro tópico vital é a capacitação e o desenvolvimento das lideranças da empresa. Todos os líderes da companhia devem atuar juntos, não somente o presidente. Essas pessoas têm um papel fundamental para transformar suas áreas. Precisam ouvir a ideia de um funcionário e respeitá-la para alocar recursos e mostrar reconhecimento. É preciso também criar redes de relacionamento, tanto internamente, para que um funcionário aprenda com o outro, quanto com clientes e parceiros. Para alavancar a inovação, é necessário ter essa dimensão de sistema e trabalhar vários tópicos que vão caminhar nesse sentido.

Mundo do Marketing: Existem ferramentas e metodologias no processo de inovação?
Luiz Serafim: Diria que são duas partes. A primeira é desde os brainstorms e técnicas para gerar ideias de forma inédita, original e diferenciada. Há caminhos para captar a experiência do consumidor, com pesquisas antropológicas e etnográficas, por exemplo, roteiros que você tem que cumprir para poder ir ao ambiente e observar o momento do consumidor. Essas são algumas ferramentas na geração de ideias.
Há outro conjunto de ferramentas de gestão de projetos. Ao gerar um monte de ideias, criar um canal e fazer uma sessão de brainstorm, não se pode trabalhar em tudo. Não há recurso, tempo ou objetivos mais específicos. É necessário primeiro alinhar as ideias a serem trabalhadas, criando um mecanismo de priorização. Depois, em cada ponto de um projeto inovador, há ferramentas para tudo: protótipo, recursos para verifcar viabilidade, se é possível fabricar e distribuir com um determinado custo etc.

Mundo do Marketing: Em relação ao ambiente organizacional, que tipo de cultura a empresa precisa ter para inovar?
Luiz Serafim: Uma empresa inovadora tem que ser boa para se trabalhar e ter vários ambientes positivos para a inovação. O acesso às pessoas deve ser muito fácil. Independentemente do nível hierárquico, os funcionários precisam chegar e falar com o presidente, o diretor, o gestor, ou qualquer um, de qualquer nível. A outra ideia é a cultura de uma empresa que dá autonomia para o funcionário, princípio que a 3M tem em sua história. Acreditamos que aquele funcionário não é só um robô que executa tarefas, mas deve ser encorajado a tomar suas próprias iniciativas. Dizemos o caminho e ele quem vai buscar. Estimulamos o crescimento da pessoa para ela buscar e se inspirar. Isso é altamente motivador para uma empresa inovadora. O passo seguinte, quando você estimula o empreendedorismo e incentiva as ideias, é reconhecer. Depois que a pessoa sai da zona de conforto e traz uma ideia que dá certo, é preciso reconhecer.
Outro tópico é a tolerância ao erro, presente na própria 3M e em empresas como o Google. Um ambiente de inovação tem que ter essa tolerância ao erro, que não deve ser confundida com tolerância à baixa performance. Gerar um produto inovador, mesmo que use todas as ferramentas, muitas vezes não dá certo, não pega. Neste caso, temos que ter uma cultura que aprenda com esses erros e não traga punição, senão é criada uma cultura de aversão a risco e isso é gravíssimo para uma empresa. É preciso estimular o risco para que haja inovação.

Mundo do Marketing: Quais são os desafios, os obstáculos da inovação?
Luiz Serafim: A organização não definir o que quer da inovação é um obstáculo. Para ter sucesso, é necessário foco. Sem criar métricas e alocar recursos para buscar os objetivos traçados é fatal. A empresa precisa decidir muito bem o que quer da inovação, criar a sistemática e alocar os recursos para buscar o objetivo que foi definido. Uma síndrome famosa é a de arrogância interna. A organização se acha tão poderosa que ela fecha em si mesma e não busca olhar para fora, as tendências que estão acontecendo, as transformações na sociedade, na economia, e não vê as boas práticas que existem nos concorrentes e em outros setores para que possa se inspirar.

Mundo do Marketing: É caro inovar?
Luiz Serafim: Inovação deve ser vista como um investimento, não uma despesa. A primeira parte de trazer ideias pode quase não custar nada, porque se você tem funcionários motivados, engajados, eles podem dar várias ideias e o custo disso é pequeno, mas é necessário ter a ideia do investimento em pesquisa de mercado, observação, e isso custa alguma coisa. Quando se está no desenvolvimento do projeto, na parte de gestão de processos, é preciso desenvolver um protótipo, investir na defesa da propriedade intelectual, registrar o produto, fazer pesquisas para validar o conceito com o consumidor. Isso custa dinheiro. Por isso é importante se você traçou muito bem o objetivo pela inovação para conseguir usar ferramentas que priorizam muito bem o que você quer.

Mundo do Marketing: Que empresas brasileiras você destacaria em inovação?
Luiz Serafim: Não podemos deixar de falar da Petrobras. A Natura certamente é uma empresa que tem processos muito interessantes de estruturação da organização, metodologias e métricas muito fortes. Outra empresa é o Grupo Pão de Açúcar. Fiquei muito impressionado com o trabalho que eles fazem. Há muito inovação no processo de entender o consumidor e o comportamento de consumo, além da transformação dos pontos de venda. O Grupo tem uma loja verde pioneira em Idaiatuba, além de um programa em parceria com a Unilever de coleta de embalagens e resíduos nas lojas, que comemorou 10 anos. A transformação do portfólio das lojas, tudo isso é inovação.

Mundo do Marketing: Como você vê, daqui para frente, a questão da inovação no Brasil?
Luiz Serafim: O cenário de inovação no Brasil, hoje, ainda não é dos mais positivos. Temos melhorado gradualmente, mas ainda é pouco condizente com o status e o tamanho da economia brasileira. Nossos produtos de exportação são basicamente primários. Existe ainda uma oportunidade muito grande. Por outro lado, nunca houve como agora um envolvimento, um engajamento dos players, dos diversos atores da sociedade brasileira, em promover a inovação. Vemos desde iniciativas do Governo, como incentivos fiscais, até os empresários, com a Confederação Nacional das Indústrias, que tem um movimento que se chama Mobilização Empresarial pela Inovação, lançado há uns 2 anos.
Se formos para a academia, há universidades como USP e Unicamp, que encontram mecanismos de transferência tecnológica, onde a pesquisa se desenvolva e seja aplicada para trazer resultado na economia das empresas. Há ainda ações de grandes companhias como a Vale, a própria Natura e a IBM, que está trazendo um laboratório para o Brasil. A GE também está construindo um centro importante no Rio de Janeiro. Grandes empresas globais escolheram o Brasil como um de seus pólos de desenvolvimento. Acredito em maior velocidade nos próximos anos.

Fonte: Mundo Marketing

terça-feira, 29 de maio de 2012

Decore a sua casa com criatividade e economia

Por Felippe Canale

A expressão "faça você mesmo" pode ser usada e praticada dentro da sua própria casa para incrementar a decoração de vários espaços. Além de criatividade, é preciso ter habilidades para lidar com alguns materiais, como furadeira, cola quente, tintas e o que mais for necessário para dar um toque único e pessoal ao seu lar.

Mas caso você mesmo não possa fazer, sempre há a possibilidade de pedir auxílio para algum carpinteiro ou vidraceiro, pode ter certeza de que a economia compensa, pois comprar o produto pronto em uma loja geralmente sai mais caro.

Aqui vai alguns exemplos do que você pode fazer com materiais que você provavelmente jogaria fora:

Uma parede ou divisória de ambientes, inclusive para o seu quintal.


Ganchos para pendurar casacos, bolsas ou guarda-chuvas.


O seu animal de estimação pode ganhar uma divertida casinha para dormir ou brincar, basta você pintar como quiser e colocar uma almofada dentro.


Passe uma mão de tinta verniz (ou a tinta que você preferir) para dar brilho e proteção e os pendure na parede com parafusos. Aí, basta guardar o que você preferir, desde tênis, livros, ferramentas, produtos de limpeza, entre outras coisas.


As malas de viagem sempre servem para guardarmos aquilo que não usamos com muita frequência, assim, economizamos espaço dentro dos armários. Mas caso elas estejam inutilizáveis por algum motivo e sejam feitas de material rígido, como a madeira, basta cortá-las em um serralheiro e pendurá-las na parede para ganhar prateleiras descoladas.


Mais uma vez o seu animal de estimação pode ganhar uma nova e inusitada "casinha", aposto que ele vai gostar.


Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Project Glass, a aposta do Google



O grupo de engenheiros do Google apresentou um projeto que pode revolucionar o modo como interagimos com o celular e outros aparelhos móveis. Chamado de “Project Glass”, o protótipo é semelhante a um óculos, e permite a interação entre o usuário e o meio em que vive por meio de realidade aumentada.

Usando aplicativos semelhantes ao Android e comando de voz, o vídeo de demonstração mostra interações como mensagens instantâneas, um guia de rota em tempo real, compras orientadas e vídeo conferência, tudo isso em uma pequena tela de vidro próxima ao olho. Longe de ser uma piada de 1º de Abril, o óculos ainda é um protótipo, mas se existe uma empresa capaz de tirar a ideia do papel, esta é o Google.

Com suporte financeiro, profissionais de primeira linha e ideias inovadoras, o Project Glass poderia se tornar uma realidade e ser uma grande vantagem competitiva do Google em relação aos concorrentes, já que a empresa tem visto o Facebook e a Microsoft invadirem campos que antes dominava com tranquilidade, como é o caso de serviços de busca. Além de colocar o seu sistema operacional Android como um líder do mercado de aparelhos móveis.

Outra vantagem da ideia apresentada no Project Glass é o seu design. Por se tratar de uma pequena tela transparente em apenas um dos olhos, o produto poderia ser usado normalmente, sem que tirasse totalmente a atenção do usuário, coisa que acontece em grande escala com celulares no trânsito .



O Google já divulgou o primeiro vídeo do Project Glass:



As informações desse novo objeto tecnológico são visualizadas em uma lente embutida no próprio óculos, por isso no vídeo, tudo é visualizado pelo ponto de vista de quem tá usando o Project Glass.

Fonte: TechTudo

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 25 a 27 de maio

CINEMA



Homens de preto 3 [Men in Black 3, EUA, 2011], de Barry Sonnenfeld (Sony). Gênero: ação. Elenco: Will Smith, Josh Brolin, Tommy Lee Jones. Sinopse: O agente J viaja no tempo até os anos 1960 para evitar o assassinato de seu parceiro, o agente K. Com exibição em 3D. Duração: 100 min. Classificação: 10 anos.




A delicadeza do amor [La delicatesse, França, 2011], de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos (California). Gênero: comédia romântica. Elenco: Audrey Tautou, Audrey Fleurot, François Damiens. Sinopse: Mulher em luto pela morte do marido há três anos é cortejada por um sueco colega de trabalho. Duração: 108 min. Classificação: 10 anos.




Flores do oriente [The Flowers of War, China/Hong Kong, 2011], de Zhang Yimou (Playarte). Gênero: drama. Elenco: Christian Bale, Paul Schneider, Ni Ni, Tong Dawei. Sinopse: Ocidental encontra refúgio com um grupo de mulheres em uma igreja durante o Massacre de Nanquim, no Japão, em 1937. Ele se passa por padre na tentativa de manter as mulheres a salvo. Duração: 146 min.


Rio de Janeio

SHOW

Arnaldo Antunes
26 de maio de 2012



Em um cenário lúdico, em que um carrossel de luz flutua sobre um painel branco, Arnaldo Antunes lança o álbum “Acústico MTV” e comemora 30 anos de carreira. O cantor divide o palco do Circo Voador com Edgard Scandurra, Curumin, Marcelo Jeneci, Betão Aguiar e Chico Salem, músicos que participaram da gravação do disco e fizeram parte de outros trabalhos, como “Iê iê iê” e “Ao Vivo Lá em Casa”.
O repertório transita por temas já gravados com os Titãs, com os Tribalistas e sucessos de sua carreira solo, iniciada em 1993, como “A Nossa Casa”, “Debaixo d’Água”, Sem Você” e “Música Para Ouvir”. Arnaldo apresenta ainda algumas recriações de canções suas gravadas por outros intérpretes, como “Alma”, “De Mais Ninguém”, além de duas canções inéditas de sua autoria “Dentro de um Sonho” e “Ligado à Você”.

Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, S/N - Lapa - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 23h30
Preço: R$80 (inteira) R$40 (meia) Comprar
Classificação: 18 anos.


TEATRO

Traição
até 27 de maio de 2012



Contada de trás para frente, a história começa com o encontro de ex-amantes dois anos depois do fim de seu relacionamento.

Local: Solar de Botafogo
Endereço: Rua General Polidoro, 180, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Horário: sex e sáb 21:00 | dom 20:00
Duração: 75 min.
Preço: dom e sex R$ 40 | sáb R$ 50 | Comprar
Classificação: 14 anos


EXPOSIÇÃO

Simulacro
até 10 de julho de 2012



O fotógrafo Daniel Mattar mostra trabalhos feitos a partir de imagens registradas em Tóquio. Entre os temas, estão bonecas em situações que sugerem fotos de pessoas reais.

Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro - RJ
Horário: dom, qua, qui, sex e sáb 14:00 até 22:00
Preço: Gratuito

quinta-feira, 24 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Inovação mais veloz impõe “reinados” mais curtos

Por João Luiz Rosa e Bruna Cortez



Como o Facebook, que protagonizou a maior oferta pública de uma empresa de tecnologia, várias companhias já pareceram insuperáveis em algum momento de sua história. Todas viram surgir rivais que as sucederam como símbolo de inovação global.

A constatação parece óbvia: à medida que os ciclos de inovação ficam mais rápidos, os períodos de domínio tecnológico das grandes companhias ficam mais curtos. A IBM, cujas raízes remontam ao fim do século XIX, só teve uma sucessora à altura em meados da década de 80, quando a Microsoft emergiu, colocando no pedestal o software e o PC, em vez dos grandes computadores empresariais. A companhia de Bill Gates dominou o cenário por pelo menos 20 anos, até que o Google se firmasse como a empresa de internet por excelência. O interesse despertado agora pelo Facebook, criado em 2004, mesmo ano em que o Google foi à bolsa, mostra que há um novo pretendente ao trono. É menos de uma década de diferença.

Todas essas companhias continuam relevantes, mas a pergunta é por que o líder de uma fase tecnológica não consegue manter essa posição na etapa seguinte.

Ao se tornarem referências globais de tecnologia – e o aval de Wall Street é um sinal dessa capacidade –, as empresas passam a ter obrigações legais que causam uma inevitável distração. A preocupação, antes concentrada no laboratório, é dispersada entre diversos públicos – o acionista, o analista de mercado, a imprensa especializada... Não alcançar uma previsão de resultados pode ser tão ou mais destrutivo quanto lançar um produto que funciona mal.

Com milhares de funcionários e milhões de consumidores, as companhias acabam se fixando em produtos já provados no mercado. O Windows e o Office continuam sendo as armas principais da Microsoft, da mesma maneira que o mecanismo de busca é o carro-chefe do Google.

A despeito de equipes gigantescas e orçamentos generosos destinados à pesquisa, essa camisa de força acaba permitindo o surgimento de companhias menores e muito mais ágeis, que captam melhor as necessidades do público.

Não é à toa que Zuckerberg adiou o quanto pode a estreia do Facebook no mercado de capitais.

Parece cedo demais para perguntar, mas a julgar pela história, qual será e quando vai surgir o próximo Facebook?

A decisão da companhia de pagar US$ 1 bilhão pelo Instagram, em pleno período de silêncio pré-oferta, dá uma pista do rumo atual das coisas. O Instagram, um aplicativo de fotografia, tornou-se um fenômeno de popularidade na web. O próprio Zuckerberg negociou o acordo de compra antes de apresentá-lo pronto ao conselho de administração do Facebook.

O americano Kevin Systrom e o brasileiro Michel “Mike” Krieger, cofundadores do Instagram, podiam ter recusado a proposta, mas concordaram em vender o negócio, menos de dois anos depois de tê-lo criado. Outras criações populares como o Skype não resistiram. O serviço de comunicação é hoje controlado pela Microsoft.

Esse tipo de decisão não surpreende. Muitos empresários da novíssima geração – a maioria com 20 e poucos anos de idade – pensam em vender seus negócios a grandes grupos, em vez de amadurecê-los. Essa tendência vem de anos. Em 2004, o Valor perguntou a seis empresas que integravam o ranking das 29 companhias mais inovadoras do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), quais eram suas perspectivas. Quatro delas disseram esperar ser compradas.

Zuckerberg tomou uma direção diferente. Em 2006, recusou ofertas bilionárias tanto da Viacom (US$ 1,5 bilhão) como do Yahoo (US$ 1 bilhão) para vender a companhia. E mesmo sob a oferta pública, cuidou de assegurar a si mesmo a maioria das ações com direito a voto, o que lhe dá amplos poderes na direção da empresa.

É verdade que ao rejeitar as propostas de compra, Zuckerberg correu o risco de sumir do mapa. Não fosse essa recusa, porém, o Facebook poderia ser hoje uma divisão meio esquecida nas engrenagens de algum conglomerado de tecnologia ou mídia.

Ironicamente, o surgimento do próximo Facebook pode depender da habilidade de o Facebook real – ou outro gigante tecnológico – perceber o potencial de alguma empresa de garagem, conduzida por um nerd de moletom.

Fonte: Observatório da Imprensa

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 18 a 20 de maio

CINEMA



O corvo [The Raven, EUA/Espanha/Hungria, 2012], de James McTeigue (Paris Filmes). Gênero: suspense. Elenco: John Cusack, Alice Eve, Luke Evans, Oliver Jackson-Cohen. Sinopse: Em seus últimos dias de vida, o poeta Edgar Allan Poe persegue um serial killer que se inspira em suas obras para cometer assassinatos. Abertura nos EUA: US$ 7,2 milhões (em 27/04/2012). Dif. (segundo fim de semana): -63,8%. Acumulado nos EUA: US$ 14,7 milhões. Duração: 110 min.



O que eu mais desejo [I Wish, Japão, 2011], de Hirokazu Kore-Eda. (Imovision). Gênero: drama. Elenco: a definir. Sinopse: O anúncio da construção de uma linha de trem bala ligando duas cidades enche o garoto Koichi de esperança e o faz acreditar que a novidade vai reunir sua família mais uma vez. Duração: 128 min.



Oliver Sherman – Uma vida em conflito [Oliver Sherman, Canadá, 2010], de Ryan Redford (Lume). Gênero: drama. Elenco: Garret Dillahunt, Donal Logue, Molly Paker. Sinopse: Sentindo-se sozinho e desconectado do mundo, o veterano Sherman Oliver decide sair em busca do soldado que salvou sua vida durante a guerra. Duração: 88 min. Classificação: 14 anos.



Plano de fuga [Get the Gringo, EUA, 2011], de Adrian Grunberg (Imagem). Gênero: ação. Elenco: Mel Gibson, Peter Stormare. Sinopse: Um criminoso aprende a dura realidade de uma prisão mexicana com a ajuda de um garoto de 9 anos. Duração: 95 min.



Rio de Jameiro

SHOW

O Rappa
18 de maio



No dia 18 de maio, o trio paulista Tokyo Savannah sobe ao palco do carioca Vivo Rio para um show marcado pela energia e um rock n roll à flor da pele. Logo depois é a vez d’ O Rappa, uma das principais bandas brasileiras que permanecem nas paradas de sucesso nos últimos 20 anos, e voltou aos palcos no final de 2011 com a turnê do disco e DVD “Rappa – Ao Vivo”, gravado na Favela da Rocinha.

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro – RJ
Horário: 22h30
Preço: Os ingressos variam de R$90 a R$120
Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.



TEATRO

O Auto da Compadecida
até 3 de junho



Com um cenário que lembra um picadeiro de circo, a adaptação do texto de Ariano Suassuna retrata de forma divertida problemas crônicos do Nordeste como a pobreza extrema, o coronelismo, além de resgatar figuras populares tradicionais como cangaceiro.

Local: Teatro Fashion Mall
Endereço: Estrada da Gávea, 899 - LJ. 213 - São Conrado - Rio de Janeiro – RJ
Horário: qui 21:00 | sex e sáb 21:30 | dom 19:30
Duração: 100 min.
Preço: R$ 50.00 (qui); R$ 60.00 (sex e dom); R$ 70.00 (sáb) Comprar
Bilheteria: a partir das 15hs (quinta a domingo)
Classificação: 10 anos



EXPOSIÇÃO

Oceanos
até 1º de julho



A mostra reúne 35 fotos captadas pela equipe de produção do filme “Océans”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, que ganhou o César 2011 de melhor documentário. As filmagens, que duraram quatro anos, contaram com três tipos de câmeras construídas para passar despercebidas pelos peixes e conseguir imagens singulares.

Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quarta-feira, 16 de maio de 2012

[Entrevista] Todas as empresas precisam inovar

Por Lorena Vicini

José Claudio Terra, o CEO da consultoria TerraForum, especializada em inovação, respondeu a Pequenas Empresas & Grandes Negócios algumas das dúvidas mais frequentes do empreendedor quando se trata de implementar a inovação no dia a dia da empresa. Confira:

1) "Inovação" já é um termo tão utilizado que virou senso comum. Quase tudo pode ser inovação. Na sua definição, o que é inovação no contexto empresarial?
Inovação no contexto empresarial é a capacidade de uma organização gerar valor econômico a partir de mudanças. As mudanças podem ser de grandes proporções ou mais incrementais. Podem ser totalmente originais ou uma novidade em um mercado específico. Pode ter sido originada internamente ou copiadas de outros mercados.

2) Que tipo de indício pode significar que a empresa necessita de inovação? Quais são os sinais a que o empreendedor deve estar alerta?
Todas as empresas precisam inovar. É difícil imaginar alguma empresa que não precisa estar sempre alerta quanto às oportunidades para inovar.

3) Depois de ter "a ideia inovadora", quais são as etapas para concretizá-la?
Há um ditado que se aplica muito bem a esta pergunta: “O inferno está cheio de boas ideias”. O que quero dizer com isso é que as ideias são apenas um pequeno pedaço do processo de inovação. A grande questão na inovação depois da boa ideia é a mobilização de recursos para concretizá-la. Há uma metodologia clássica chamada “stage-gates”, que nada mais é do que ter marcos bem claros que mostrem como uma ideia pode estar evoluindo, no sentido de se tornar efetivamente uma inovação. Nesses marcos, diferentes tipos de pessoas, perfis e especialistas são chamados para avaliar e, principalmente, apoiar o projeto de inovação. O inovador e empreender são pessoas especiais porque sabem que ao longo do processo de evolução da ideia para o projeto, muitos obstáculos são encontrados e que precisam ser vencidos com persistência.

4) Como incentivar uma cultura de inovação na sua empresa? Quais medidas o empreendedor pode tomar para fomentar uma postura aberta nos funcionários? E os funcionários, como devem dar o feedback em relação a essas medidas?
Criar uma cultura de inovação não é nada fácil. Primeiro porque uma cultura de inovação requer pessoas que genuinamente vibrem com as perspectivas de mudança, criação, autonomia e riscos. Muita gente diz que gosta deste tipo de ambiente, mas na prática isto não é verdade. Dito isto, criar uma cultura de inovação demanda uma liderança, principalmente do número 1 da empresa, que realmente apoia visivelmente e materialmente pessoas que arriscam, que propõe novas ideias, que testam novos conceitos e abordagens. A palavra iniciativa é outra que é muito importante. Muitos falam que as coisas precisam mudar, mas quem efetivamente leva a cabo as mudanças? Nesse sentido, a questão é reconhecer e recompensar aqueles que se envolvem nos projetos de inovação, sejam eles de sucesso ou não.

5) Que tipo de atitude barra a cultura de inovação?
Gente que se posiciona sempre como juiz, como avaliador e como dono da verdade.

6) Quais posturas por parte da empresa transparecem para o cliente uma postura inovadora? O que ela ganha com isso?
Uma empresa que inova está sempre trazendo novidades para seus clientes. Embora a maior parte das inovações sejam copiadas rapidamente, aqueles que constantemente saem na frente são mais lembrados como inovadores. Outra característica da empresa inovadora é a capacidade ouvir profundamente seus clientes. Isto é diferente de pesquisa de opinião. Ouvir o cliente no contexto de inovação é pensar juntos nas soluções e produtos.

7) Inovação necessariamente requer investimento?
Não necessariamente, pois pode envolver coisas tão simples como mudar o jeito de servir, de atender ao telefone ou manter o cliente bem informado. É verdade, no entanto, que inovações mais radicais, que mudam o modelo de negócio, tipicamente exigem investimentos.

Fonte: PEGN

terça-feira, 15 de maio de 2012

TEDxSudeste: Inovar é só começar



Palestra de Jaime Lerner.

Jaime Lerner, nascido em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, é arquiteto e urbanista, graduado em pela Universidade Federal do Paraná em 1964.

Um dos criadores e estruturadores do Instituto de Pesquisa e planejamento urbano de Curitiba (IPPUC) em 1965, participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba que resultou numa transformação física, econômica e cultural da cidade.

Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1o colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2o. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969. Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.

Lerner desenvolveu projetos para várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói, entre outras. Também rtrabalhou em Caracas (Venezuela), San Juan (Puerto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seoul (South Korea); e foi consultor das nações Unidas para assuntos urbanos.

Desde 2003, Jaime Lerner preside o Jaime Lerner Arquitetos Associados, seu escritório de arquitetura em Curitiba.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 11 a 13 de maio

CINEMA



Battleship – A batalha dos mares [Battleship, EUA, 2011], de Peter Berg (Universal). Gênero: ação. Elenco: Liam Neeson, Alexander Skarsgard, Rihanna. Sinopse: Uma frota naval enfrenta navios desconhecidos em alto mar. Duração: 113 min. Classificação: 10 anos.





O exótico Hotel Marigold [The Best Exotic Marigold Hotel, Reino Unido, 2011], de John Madden (Fox). Gênero: comédia. Elenco: Judi Dench, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Dev Patel. Sinopse: Aposentados britânicos viajam para a Índia para morar no que acreditam ser um recém reformado hotel, mas o lugar não é tão luxuoso quanto parecia nos anúncios. Abertura nos EUA: US$ 737 mil (em 04/05/2012). Duração: 124 min. Classificação: 10 anos.





Uma longa viagem [Brasil, 2011], de Lúcia Murat (Vitrine). Gênero: documentário. Elenco: Caio Blat. Sinopse: Heitor, o mais novo de uma família de três filhos, é enviado a Londres nos anos 60, ainda adolescente, para evitar que entrasse na luta armada contra a ditadura brasileira. O documentário percorre suas memórias, e os noves anos em que ele viajou pelo mundo, entre 1969 e 1978. Duração: 97 min. Classificação: 14 anos.





Luz nas trevas – A volta do bandido da luz vermelha [Brasil, 2012], de Helena Ignez e Ícaro Martins (Mercúrio Produções/Kinesom Filmes). Gênero: aventura. Elenco: Ney Matogrosso, Maria Luisa Mendonça, Simone Spoladore, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla. Sinopse: Continuação do filme Bandido da luz vermelha, que narra a trajetória do filho do bandido, o criminoso Tudo-ou-nada, na cidade de São Paulo. Duração: 83 min. Classificação: 14 anos.





Piratas pirados! [The Pirates! Band of Misfits, EUA, 2012], de Peter Lord (Sony). Gênero: animação. Vozes: Hugh Grant, Martin Freeman, Salma Hayek, Jeremy Piven. Sinopse: Um grupo de piratas sem sorte compete entre si pelo prêmio de melhor pirata do ano. Com exibição em 3D. Abertura nos EUA: US$ 11,1 milhões (em 27/04/2012). Dif. (segundo fim de semana): -50,6%. Acumulado nos EUA: US$ 18,9 milhões. Duração: 88 min. Classificação: livre.



Rio de Janeiro

SHOW

MART´NÁLIA
12 de maio



Mart´nália faz show de lançamento do novo CD “Não tente compreender”, dirigido e produzido musicalmente por Djavan. Neste trabalho, Mart’nália busca novos caminhos para além do samba e se arrisca no pop e no rock.

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro – RJ
Horário: 22h
Preço: Os ingressos variam de R$30 a R$160
Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.



TEATRO

Subversões 21
até 27 de maio de 2012



O espetáculo de Aloísio de Abreu, Luis Salem e Márcia Cabrita completa 21 anos e traz novas e provocativas versões para músicas de sucesso. O trio volta aos palcos cariocas com uma montagem inédita que leva o nome "Subversões 21".

Local: Teatro Miguel Falabella
Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5474 – Norte Shopping - Cachambi - Rio de Janeiro - RJ
Horário: qui, sex e sáb 21:00 | dom 20:00
Duração: 75 min
Preço: R$50
Classificação: 12 anos



EXPOSIÇÃO

A Terra vista do céu
até 24 de junho de 2012



Mostra a céu aberto, na Cinelândia, do fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand, com 130 imagens de grandes dimensões registradas de helicópteros. Onze delas, inéditas, foram feitas no Rio. Completa o evento a exibição do filme do ativista “Home — Nosso planeta, nossa casa” (2009), no Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia: Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco 241, Centro — 3261-2550).

Local: Praça Marechal Floriano - Cinelândia
Horário: todos os dias 00:00 até 00:00
Preço: Gratuito
Classificação: Livre

quarta-feira, 9 de maio de 2012

8 ideias de negócios inovadores que o vão inspirar

Por Luciano Larrossa

Muitas vezes pensamos demais em ideias de negócios. Outras, nem sequer pensamos e limitamo-nos a copiar o que o vizinho está fazendo. Mas a verdade é esta: se o negócio for mesmo bom, ele vai ter sucesso.

Quando pensamos que já tudo foi feito, aparecem estes exemplos que nos inspiram. E nos levam a realizar questões como “Que conhecimento eu tenho que podem fazer a diferença?” ou “Será que o meu negócio é mesmo assim tão absurdo que não poderá ter sucesso?”. Estes empresários não tiveram medo de arriscar e acreditaram sempre em si. Uma atitude que você deve reter na sua mente se realmente quiser ser um freelancer de sucesso.

1. BAGNEWS – VENDER PUBLICIDADE EM SACOS



Tem um conceito bastante simples: colocam anúncios nos sacos que produzem e depois distribuem esses mesmos sacos em estabelecimentos comerciais. Isto aconteceu porque Salvatore Privitera, 70 anos, e seu sócio Adriano Afonso, de 32, perceberam a crescente preocupação das empresas em ter práticas que se preocupassem com o meio ambiente. Com o sucesso nos primeiros anos, decidiram criar uma rede de franchising. Atualmente conta com 11 franquiados, mas segundo Privitera, o objetivo é alargar para 50 até ao final do ano. A empresa aposta muito na vertente ambiente, tendo no seu blog vários exemplos de práticas amigas do ambiente. A rede BagNews planeja faturar R$ 5 milhões em 2011 e espera chegar a R$ 10 milhões até 2012.

2. 100% VIDEO – ALUGAR VIDEOS ATRAVÉS DE PEN’S DRIVES



A utilização de DVD’s para assistir a um filme está cada vez mais passando de moda. Devido a isso, a 100% Video decidiu apostar numa ideia inovadora de alugar os seus videos através de uma pen drive. O modo como funciona é bastante simples. O utilizador faz o download do filme e paga-o, ficando com uma senha de acesso para assisti-lo no seu computador ou na televisão caso esta tenha entrada USB. Para que isso seja possível, a empresa desenvolveu um software, no qual investiu 300 mil reais. Para realizar o aluguel de qualquer vídeo, o consumidor precisa apenas de um pen drive de no mínimo 4 GB. O pagamento pode ser feito através da internet. E a empresa ainda preparou outra inovação: a sua locação apenas começa a contar 24 a 48 horas depois de iniciar a exibição do filme. A 100% Vídeo possui atualmente 72 lojas em 11 estados brasileiros e faturou R$ 32 milhões em 2010.

3. TREE 2 MY DOOR – VENDER ÁRVORES NA INTERNET



A empresa vende árvores pela internet como forma de presente. Sim você leu bem: árvores pela internet. Mas a empresa não se fica apenas por aqui, vendendo rosas ou frutos. A empresa tem sempre uma preocupação sustentável, baseando-se em produtos amigos do ambiente e plantando árvores conforme as vais comercializando. Bastam duas coisas para a empresa Tree 2 My Door trabalhar: uma estufa e um website. Algo simples mas eficaz.

4. O MELHOR DA VIDA – VENDER ACORDOS



Um ano e meio na Austrália foi o suficiente para Jorge Nahas e Daniel Nahas estudarem e verem que ideias de negócios poderiam ser aplicadas no Brasil. Com isso nasceu a empresa ‘O melhor da vida‘, que vende experiências aos seus utilizadores como viagens, desporto ou passeios de mota. Para poder desfrutar das experiências basta comprar um dos kits. Já a empresa, tem um acordo com várias outras instituições, de modo a realizar descontos a quem compra o kit de ‘O Melhor da vida‘. Para Jorge Nahas, que antes de iniciar o seu negócio próprio tinha um emprego fixo, o fato de ter um salário bom e boas perspectivas de futuro não era suficiente. “Meu pai sempre me falou que a pior coisa que pode acontecer na vida é arrumar um bom emprego. A tendência é se acomodar”, refere o jovem empresário. Os irmãos Nahas querem atingir entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões de faturamento anual em 2015.

5. PATIENTS LIKE ME – A REDE SOCIAL DOS DOENTES



O conceito de redes sociais invadiu a internet nos últimos anos. A a área da saúde não é excepção. Com isso nasceu o Patients like me, que não é mais do que uma partilha entre vários usuários dos seus problemas de saúde e os tratamentos que fizeram. Mas como este site ganha dinheiro? Com a venda de medicamentos. Os usuários falam de quais medicamentos utilizaram e o site ganha com isso, vendendo-os.

6. FLATTR – PAGAR PARA LER



Este conceito não é inovador, apesar de apenas alguns sites conseguirem ter sucesso com este modelo. Funciona de um modo bastante simples. Cada usuário cadastrado no site, compra um pacote mensal e navega pelo conteúdo que é disponiblizado pelos utilizadores. Quando encontra botões do Flattr, ele clica no botão se achar o conteúdo interessante. Ao final do mês, o valor definido pelo usuário será dividido entre os sites “clicados”. Dependendo do número de cliques que você der, esse valor que paga mensalmente será dividido por todos seus cliques no botão Flattr por todos os produtores do conteúdo.

7. PAY WITH A TWEET – PAGAR PARA DIVULGAR (OU NÃO)



Um conceito bastante simples mas que pode ajudar algum produto seu como freelancer a ser bem sucedido. Imagine que publicou um ebook. Tudo o que precisa fazer á colocar um botão no seu site que diz “Pay with a tweet” e para que a pessoa possa fazer o download do seu livro, precisa apenas de fazer um tweet acerca do seu livro e ganha o direito a fazer o download. Isto levanta muitas questões como as quais “Quanto vale cada tweet que você faz?”. Apesar de o retorno financeiro ser nulo, este passa a palavra faz com que o que você criou torne-se bastante viral, levando a que tenha uma recompensa financeira a longo prazo.

8. HUMBLE BUNDLE – JOGUE E DÊ O QUE QUISER



O conceito de pagar quanto quiser começa a tomar conta de alguns negócios. E o Humble Bundle não é excepção. Neste site, poderá jogar os jogos que quiser e depois o utilizador decide se decide fazer alguma doação. Este ideia foi uma forma de a empresa divulgar os seus jogos Indie e ganhar algum dinheiro com isso. Mas talvez a palavra algum não seja a melhor que deva ser utilizar, visto que a Humble Bundle arrecadou mais de um milhão de dólares na sua primeira edição.

Fonte: Escola Freelancer

terça-feira, 8 de maio de 2012

Criatividade e inovação com foco em resultados

Por Maria Inês Felippe



Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais competitiva.

O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisas de ideias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias ideias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de que maneira poderei melhorar esta atividade?

O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguido da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar ideias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.

O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas ideias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando está curioso, inquieto, por vezes incomodado. Se você for uma pessoa curiosa, ideias vão bater as suas porta, pois vai perceber lacunas, necessidades, costumes e que certamente favorecerá a geração de ideias.

Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos baixa originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto originalidade.

O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma idéia inovadora ou original. Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e busque respostas.

● Se em não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria? ● Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade? ● Como poderei agregar valor as atividades que executo? ● Com o poderei agregar valos ao negócio da empresa? ● Que outros produtos ou serviços poderá criar a partir do que já existe? ● Que outros produtos ou serviços pode criar para preencher uma necessidade específica de uma população?

O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática é necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas idéias por medo de serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente na geração de idéias deixando de lado o colocar em prática.

Observe o processo, fase embrionária, pesquisa, venda, busca de parceiros, geração de idéias, concretização de idéias e já estamos colhendo resultados, recebendo cases valiosos. Ocorrerão críticas, desinteresses, desincentivo, sem dúvidas. Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos a críticas, reprovações, e ás vezes o rótulo de “maluquice,”, mas saiba que ela poderá ter grande valor, vá enfrente, pois o processo criativo é um ato de coragem.

● Motivação - tenha um objetivo e trace desafios ● Preparação - defina metas, desconsidere formas e caminho, levante informações. ● Incubação - confine-se, deixe o inconsciente trabalhar. ● Iluminação - registre a idéia ● Elaboração - plano de ação, avaliação. ● Ação - atacar, fogo. ● Avaliar - quantitativo e qualitativo

A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que vai desde os ensinamentos no lar, nas escolas e no ambiente de trabalho que nos tornam prisioneiros ou livre.

A educação para o pensamento criativo é primeiro passo essencial para a melhora do nível de inovação, que acontece nas empresas. Trata-se de uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da competição.

O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criações individuais e coletivas, processos abertos de comunicação, cuidados com a qualidade de vida do cliente interno e externo, como também as políticas de recursos humanos adotada, são fatores importantes, sendo assim a cultura corporativa que encoraja o pensamento criativo, deve ser ativamente sustentada, isso supõe correr risco.

Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única idéia, uma única opção. Entenda profundamente da causa, entre no âmago do problema e depois o ataque com várias e várias soluções, decida e implemente-a. Solte a imaginação, invente.

Fonte: Consultores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 4 a 6 de maio

CINEMA


Amor e dor [Love and Bruises, França/China, 2011], de Lou Ye (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Corinne Yam, Tahar Rahim, Jalil Lespert. Sinopse: Hua, estudante chinesa recém chegada a Paris, conhece o jovem trabalhador, Matthew, e se apaixona. Com a desestabilização da relação a jovem decide voltar para China, mas acaba percebendo a importância do rapaz em sua vida. Duração: 105 min. Classificação: 16 anos.


Anjos da lei [21 Jump Street, EUA, 2012], de Phil Lord e Chris Miller (Sony). Gênero: ação. Elenco: Johnny Depp, Channing Tatum, Jonah Hill, Ellie Kemper. Sinopse: Uma unidade da polícia disfarçada, composta apenas por jovens policiais, infiltra-se em escolas para combater a delinquência juvenil. Abertura nos EUA: US$ 36,3 milhões (em 16/03/2012). Dif. (segundo fim de semana): -43,6%. Acumulado nos EUA: US$ 127,2 milhões. Duração: 109 min. Classificação: 16 anos.


Conspiração americana [The Conspirator, EUA, 2010], de Robert Redford (Imagem). Gênero: drama. Elenco: James McAvoy, Evan Rachel Wood, Kevin Kline. Sinopse: Uma mulher acusada de conspiração pela morte do presidente Lincoln tenta provar sua inocência. Abertura nos EUA: US$ 3,5 milhões (em 15/04/2011). Acumulado nos EUA: US$ 11 milhões. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos.


Um homem de sorte [The Lucky One, EUA, 2011], de Scott Hicks (Warner). Gênero: drama. Elenco: Zac Efron, Blythe Danner, Taylor Schilling. Sinopse: Um fuzileiro naval, que serviu três vezes no Iraque, vai para a Carolina do Norte em busca da mulher que ele acredita ter sido seu amuleto da sorte durante a guerra. Abertura nos EUA: US$ 22,5 milhões (em 20/04/2012). Duração: 101 min. Classificação: 12 anos.


Paraísos artificiais [Brasil, 2012], de Marcos Prado (Nossa/RioFilme). Gênero: drama. Elenco: Nathalia Dill, Luca Bianchi, Lívia de Bueno. Sinopse: A DJ Érika conhece Nando através de sua melhor amiga, Lara, em um festival de música eletrônica e os três vivem intenso momento juntos. Mas o destino os separa. Anos depois, Nando e Érika se reencontram em Amsterdã e se apaixonam, mas só ela sabe o que aconteceu naquela noite que marcou a vida dos três para sempre. Duração: 96 min. Classificação: 16 anos.


Paralelo 10 [Brasil, 2012], de Silvio Da-Rin (Gávea Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: Registro sobre os últimos índios completamente livres do planeta. Duração: 87 min. Classificação: livre. São Paulo


Rio de Janeiro

SHOW

Fundo de Quintal
4 de maio



Participação especial : Seu Jorge
Em grande estilo, o Fundo de Quintal leva seu samba de primeira ao palco do Vivo Rio, dia 04 de maio, sexta-feira, contando com uma participação especialíssima do talentoso Seu Jorge. Este show marca o encerramento da turnê “Nossa Verdade” e comemora a nova formação do grupo com a entrada do vocalista Délcio Luiz. O cantor e compositor, já consagrado no mundo do samba por ter integrado os grupos Só Preto Sem Preconceito, Raça e Kiloucura, acaba de se juntar aos bambas Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Ademir Batera e Ronaldinho.

Local: Vivo Rio Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro – RJ Horário: 22h Preço: Os ingressos variam de R$30 a R$160 Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.


TEATRO

Amerika!
De 4 a 10 de maio



Parte da “Trilogia da Matéria” que também inclui os textos “Paisagem nua” e “Manifesto ciborgue”, a peça analisa o comportamento humano para falar sobre o consumo, desperdício, descarte, necessidade, lixo, luxo e alienação. Em cena, uma montanha de lixo é produzida, até que o palco se transformem num mar de lixo.

Local: Espaço Cultural Sérgio Porto Endereço: Rua Humaitá, 163 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ Horário: sex e sáb 21:00 | dom 20:00 Duração: 70 min. Preço: R$ 20 Classificação: Livre


EXPOSIÇÃO

Hercules Barsotti — Além do olhar
De 4 de maio a 17 de junho



O neoconcretista Hercules Barsotti (1914-2010) tem mostra com 30 serigrafias. Cada uma delas é acompanhada de sua representação em material tátil especialmente concebida para deficientes visuais.

Local: Centro Cultural Caixa Cultural Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 - Centro – Rio de Janeiro - RJ Horário: de terça a domingo, das 10h às 21 Preço: Entrada Franca Classificação: Livre

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Empresa americana cria impressora que produz livros na hora



A empresa americana On Demand Books criou uma nova forma para consumidores comprarem livros. A Espresso Book Machine é uma impressora que produz livros sob demanda, na hora.

A máquina já está disponível em mais de 70 bibliotecas e livrarias em diversos países (mas não no Brasil) e produz cópias de obras de um sistema on-line com mais de 8 milhões de títulos. Assim que o usuário escolhe a obra, os royalties são transferidos para o autor do livro.

A empresa espera com essa impressora estimular também a divulgação de novos autores e suas obras. Fonte: PEGN