terça-feira, 8 de maio de 2012

Criatividade e inovação com foco em resultados

Por Maria Inês Felippe



Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais competitiva.

O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisas de ideias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias ideias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de que maneira poderei melhorar esta atividade?

O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguido da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar ideias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.

O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas ideias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando está curioso, inquieto, por vezes incomodado. Se você for uma pessoa curiosa, ideias vão bater as suas porta, pois vai perceber lacunas, necessidades, costumes e que certamente favorecerá a geração de ideias.

Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos baixa originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto originalidade.

O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma idéia inovadora ou original. Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e busque respostas.

● Se em não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria? ● Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade? ● Como poderei agregar valor as atividades que executo? ● Com o poderei agregar valos ao negócio da empresa? ● Que outros produtos ou serviços poderá criar a partir do que já existe? ● Que outros produtos ou serviços pode criar para preencher uma necessidade específica de uma população?

O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática é necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas idéias por medo de serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente na geração de idéias deixando de lado o colocar em prática.

Observe o processo, fase embrionária, pesquisa, venda, busca de parceiros, geração de idéias, concretização de idéias e já estamos colhendo resultados, recebendo cases valiosos. Ocorrerão críticas, desinteresses, desincentivo, sem dúvidas. Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos a críticas, reprovações, e ás vezes o rótulo de “maluquice,”, mas saiba que ela poderá ter grande valor, vá enfrente, pois o processo criativo é um ato de coragem.

● Motivação - tenha um objetivo e trace desafios ● Preparação - defina metas, desconsidere formas e caminho, levante informações. ● Incubação - confine-se, deixe o inconsciente trabalhar. ● Iluminação - registre a idéia ● Elaboração - plano de ação, avaliação. ● Ação - atacar, fogo. ● Avaliar - quantitativo e qualitativo

A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que vai desde os ensinamentos no lar, nas escolas e no ambiente de trabalho que nos tornam prisioneiros ou livre.

A educação para o pensamento criativo é primeiro passo essencial para a melhora do nível de inovação, que acontece nas empresas. Trata-se de uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da competição.

O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criações individuais e coletivas, processos abertos de comunicação, cuidados com a qualidade de vida do cliente interno e externo, como também as políticas de recursos humanos adotada, são fatores importantes, sendo assim a cultura corporativa que encoraja o pensamento criativo, deve ser ativamente sustentada, isso supõe correr risco.

Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única idéia, uma única opção. Entenda profundamente da causa, entre no âmago do problema e depois o ataque com várias e várias soluções, decida e implemente-a. Solte a imaginação, invente.

Fonte: Consultores