terça-feira, 11 de setembro de 2012

[Entrevista] Mercado de Mobile Marketing

Agências de publicidade e empresas já entenderam que é preciso destinar generosas fatias do orçamento para campanhas de marketing. No entanto, há uma área que se mostra cada vez mais promissora: o mobile marketing que, como o nome mesmo diz, dá mobilidade ao consumidor e permite que ele interaja com empresas e marcas independente do momento e do lugar.

De acordo com um levantamento feito nos Estados Unidos e no Reino Unido pela empresa mBlox, especializada em marketing móvel, 54% dos jovens acham muito importante receber conteúdo promocional via celular e 18% preferem fazer compras por meio do dispositivo móvel ao invés de usar o computador para isso

Como uma forma de entender melhor o marketing móvel, conversamos com a jornalista e professora universitária Karla Ehrenberg, graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas. Em 2010, Karla se tornou Mestre em Comunicação Social, também pela Umesp, com a defesa da dissertação: “Comunicação Mercadológica em celulares: um panorama do mobile marketing brasileiro”.

1) O mobile marketing se resume à publicidade via SMS?

Na verdade, o mobile marketing é uma prática que envolve várias formas de divulgação de conteúdo empresarial. A campanha via SMS é a forma mais popular, mas não é a única. Existem os games, os sites móveis, banners, aplicativos, bluetooh marketing.



2) É possível unir ações de marketing aplicadas em outras mídias a ações voltadas para mobile?

Sim. O grande conceito vigente é o de ações convergentes, ou seja, fazer uma campanha com ações que circulem por diferentes mídias. Cada ação deverá ser adaptada para o meio em que será veiculada, mas o conceito a ser mantido é o de uma campanha única.



3) Qual o maior erro que uma empresa pode cometer em ações de mobile marketing?

Não avaliar corretamente seu público e não ter um bom planejamento de campanha para esse meio. É preciso conhecer as especificidades do meio para poder atuar nele. Em outras palavras, cada empresa precisa avaliar muito bem seus objetivos, seus públicos e sua verba para poder atuar nessa área.



4) No Brasil, as projeções para o mercado de mobile marketing são positivas?

O mercado está em tendência de crescimento, tanto pelo número de pessoas que possuem celulares (especialmente smartphones, que permitem o desenvolvimento de campanhas mais sofisticadas) como pelo desenvolvimento de ações mais coordenadas, interativas e complexas por parte das agências.

Fonte: 3 Mark Business