quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Literatura Digital

Hoje o acesso a literatura está bem mais fácil que antigamente. Temos agora os livros digitais que podem ser lidos no seu computador, celular, tablet ou qualquer outro novo gadget com suporte para leitura.

Com o objetivo de promover essa leitura, alguns sites disponibilizam o acervo de literatura que já estão em domínio público. São eles:

- Biblioteca Virtual de Literatura: Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata. Não possuímos resumos ou resenhas, só textos completos e respeitando a linguagem da época. Caso tenha alguma dúvida, utilize o dicionário, no canto esquerdo da tela.

- Literatura Digital: Nossa Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras digitalizadas, temos também uma grande quantidade de autores e de títulos cadastrados (sem que estejam digitalizados), em nosso Banco de Dados de História Literária. Através deles, podem-se realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

- Biblioteca Virtual de Literatura: A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.
Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.
A BVL analisa sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos existentes online.