terça-feira, 6 de outubro de 2009

Técnicas para desenvolver a criatividade

Por SANDRA REGINA DA LUZ INÁCIO

Técnica 01 - Gerar idéias diferentes
-Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar meus amigos; como eu posso ajudar o meu país.
-Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo. Não confie na memória.
-Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse à última vez que você fosse ver.
-Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.
-Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas sequilibradas, excessos em geral.
-Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por que, Qual, Como.
-Coloque as idéias em ação. Lembre-se que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.
-Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso de seus criadores.

Técnica 02 – Estímulo aleatório
-Use a palavra como ela vem e não rearranje as letras, nem pegue uma parte dela para dar outra palavra. Isto é simplesmente mudar a palavra aleatória para encontrar uma que se encaixe melhor nas idéias que você já tem, perdendo-se o efeito provocativo.
-Não decida que a palavra atual não é utilizável, partindo imediatamente em busca de outra. Assim, você estará somente esperando por uma palavra que se encaixe nas idéias existentes.
-Para obter o estímulo aleatório você pode usar também imagens e objetos, embora palavras normalmente possam ser mais ricas (são informações "empacotadas") e mais práticas de usar.

Técnica 03 - Estimule a liberdade interna e a imaginação
Um ótimo exercício de criatividade é: diariamente, pense em pelo menos três coisas que lhe pareçam impossíveis: você voando ou atravessando paredes, o mundo sem guerras amanhã, todos os menores de rua com moradia e assistência...
Os principais benefícios dessa prática são: maior liberdade de pensamento (o que conduz a maior criatividade) e maior capacidade de construção mental, base dos comportamentos e realizações e uma das principais características do Sonhador de Disney. Pode também ser usada como "aquecimento" antes de uma atividade criativa. Além disso, pode ser divertido: experimente fazer isto quando estiver mal-humorado!

Técnica 04 - Que tal uma drenagem mental?
Providencie um caderno. A cada manhã, você deve escrever três páginas com tudo o que lhe vier à cabeça. Qualquer coisa! "Ah, meu Deus, que vontade de ficar na cama! Ih, tenho que levar o carro pra consertar. Pensando bem, até que tem coisas boas por ali..”.

Técnica 05 -Buscando regularmente o diferente
O cérebro tende a repetir caminhos muitas vezes trilhados. Daí ele criou as várias técnicas de pensamento lateral, cujo objetivo é buscar novos caminhos para as idéias. Tente por exemplo vestir uma calça começando com a outra perna; é uma sensação das mais esquisitas. Que tal o desajeitamento de escovar os dentes ou pentear os cabelos com a outra mão? Ou começar a esfregar-se, no banho, pelos pés.
Criar o hábito de fazer pequenas coisas de forma diferente, além de não custar nada além de um período de familiarização, vai fazer com que o seu cérebro aprenda o padrão (o chamado meta-programa) e se direcione para gerar regularmente novas idéias e possibilidades. E é claro que a vida, com novas possibilidades, pode ficar ainda mais interessante.

Técnica 06 - Hemisférios cerebrais esquerdo e direito
Faça uma pergunta a alguém e observe se ele(a) olha para a direita ou à esquerda ao responder. Se a pessoa olhar para a esquerda, estará dando uma resposta intuitiva ou criativa. Caso seja para a direita, a resposta será lógica ou refletida.
Há pesquisadores cerebrais que afirmam que os gênios de nossa sociedade subordinam o normalmente dominante hemisfério esquerdo, base do raciocínio lógico e linear, ao direito, terreno da intuição e do sonho. Conjetura-se atualmente que uma grande obra de arte pode representar o produto da interação entre o cérebro direito e o esquerdo do artista.

Técnica 07 - Como aumentar a sua criatividade
-Incube: todos nós queremos soluções rápidas, mas quando as respostas não vêm de imediato, ponha a idéia de lado. Deixe-a fermentar no subconsciente. Mais tarde, talvez uma semana ou um mês depois, haverá progresso.
-Ilumine-se: em caricaturas isso é representado por uma lâmpada sobre a cabeça. Tratase do ponto em que o progresso ocorre. Deixe-o acontecer. Algo estala em sua cabeça, e você diz: “Ah, essa é uma boa idéia”.
-Teste: uma vez encontrada a solução criativa, é preciso aplicá-la. Se há um novo meio de lidar com seu casamento, por exemplo, coloque-o em prática. Se houver uma nova maneira de criar uma escultura, execute-a. O Dr. Flach diz que ninguém recebe o prêmio Nobel por ter uma idéia nova, mas sim por testá-la e provar que funciona.
-Distancie-se: você pode realizar isso apenas mudando o recinto em que trabalha ou as roupas. Pode fazer uma “excursão mental”, imaginando uma viagem agradável ou um lugar para onde gostaria de ir. Contemple imagens muito remotas de seus interesses comuns ou trabalho.
-Não tenha medo de ficar só: se você pretende ser criativo, precisa de tempo para dar ouvidos ao eu interior em vez de a alguém ou algo mais.

Leia mais técnicas em Administradores.com.br