quarta-feira, 22 de julho de 2009

Premio von Martius

Hoje o Prêmio von Martius é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no País a obter o selo carbon free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação. Desde 2008, o evento tem conquistado também o selo Sustentax de sustentabilidade, reduzindo ao máximo os efeitos nocivos ao meio ambiente e à sociedade durante a premiação.

Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia, dos quais 82 foram premiados e 12 receberam menções honrosas.

Von Martius, que dá nome à premiação, é conhecido como o “rei das palmeiras”, por ter catalogado diversas espécies de palmáceas – sua grande paixão – entre milhares de plantas nativas brasileiras. O médico, botânico e desenhista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius passou dois anos e meio viajando pelo Brasil, entre 1817 e 1820. Nascido em Erlangen, cidade próxima a Munique, na Baviera, em 17 de abril de 1794, chegou jovem às terras brasileiras, onde percorreu, junto com o zoólogo Johann Baptiste von Spix, diversas regiões, começando pelo Rio de Janeiro, passando por São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas.

As inscrições para a premiação desde ano já estão abertas.

Clique aqui para saber mais.