quinta-feira, 22 de março de 2012

EUA preparam novas medidas para agilizar passagem de brasileiros pela imigração

Por Folha.com

O governo dos Estados Unidos anunciará na próxima segunda-feira (26) novas medidas para agilizar a passagem de turistas brasileiros pela imigração norte-americana ao entrarem no país. O anúncio será na Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

Em comunicado, a representação diplomática dos EUA disse que o programa faz parte dos esforços do governo norte-americano para facilitar a entrada de brasileiros, e que a fase inicial desse novo projeto envolverá 150 pessoas.

Em janeiro, o presidente Barack Obama já havia anunciado a inclusão do Brasil e da China em um programa piloto para processar as solicitações de visto, que inclui a possibilidade de prescindir de entrevistas para os viajantes considerados "de baixo risco", como os que estejam tentando renovar seu visto de não imigrante.

De acordo com as medidas, 80% dos solicitantes de vistos de turista nos dois países devem ser submetidos à entrevista nas três semanas seguintes ao recebimento do pedido.

Na ocasião, Obama também anunciou um aumento dos esforços do Departamento de Estado para incluir o Brasil no Visa Waiver Program (VWP), um programa que permite viagens de turismo e negócios de até 90 dias nos EUA sem a necessidade de visto.

Atualmente, 36 países são beneficiados pelo programa, e Taiwan foi recentemente nomeado para fazer parte do VWP.

O anúncio terá a presença do embaixador Thomas Shannon, do adido de alfândega e proteção de fronteiras Jaime Ramsey e do CEO da Amcham, Gabriel Rico.

                            Obama anuncia facilidades em emissão de vistos para turistas brasileiros, na Walt Disney World, em janeiro

quarta-feira, 21 de março de 2012

Embaixada do Brasil no Iraque voltará a funcionar depois de 21 anos

Por Revista Época

Depois de 21 anos, o Brasil terá representação diplomática em Bagdá, no Iraque. A partir deste mês a Embaixada do Brasil no Iraque passará a funcionar de forma plena, segundo diplomatas que estão nesta missão. O embaixador Anuar Nahes assumiu o posto em janeiro, mas se mudou para o país no começo deste mês. O setor consular já está funcionando na representação em Bagdá.

Ainda não há dados precisos sobre o número de brasileiros no país, mas esse levantamento está sendo feito pelo governo. A reabertura de uma embaixada inclui desde a organização da estrutura física da representação à definição de tarefas dos setores específicos - além das questões burocráticas, há as jurídicas, políticas, econômicas e comerciais.

Uma das primeiras tarefas da embaixada é organizar uma reunião entre os integrantes da Comissão Mista Brasil e Iraque. Desde 2006, os assuntos diplomáticos referentes ao Iraque são conduzidos por um escritório em Amã, na Jordânia.

Nesta semana, funcionários locais e do Ministério das Relações Exteriores concluem a tarefa de preparar documentos e mobílias para a transferência a Bagdá.

A reabertura de uma embaixada no Iraque ocorre no momento em que o país vive sob clima de tensão. Nas últimas horas, vários carros-bomba explodiram em algumas cidades iraquianas provocando mais de 30 mortes e deixando pelo menos 100 feridos. A comunidade internacional tenta apoiar a busca pela estabilização política, econômica e social da região.

Em novembro do ano passado, o Itamaraty confirmou a reabertura da embaixada no Iraque. Em 1991, a representação foi fechada devido aos conflitos que colocavam em risco a permanência dos profissionais no país.

terça-feira, 20 de março de 2012

Croácia organiza festival com dança e música brasileiras

Por Folha.com

Os ritmos brasileiros invadiram o centro de Zagreb, na Croácia, onde um festival trouxe ao público shows de samba, capoeira e percussão, além conferências e exposições sobre a cultura brasileira.

Sob o título "Brasiláctica" o evento, do qual participaram tanto artistas do Brasil como grupos da Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia, aconteceu na praça Ban Jelacic, na capital croata.

"Quisemos apresentar na Croácia parte da alegria, da energia positiva brasileira", declarou à agência Efe a organizadora do festival, a diretora do Centro de Cultura Brasileira na Croácia, Tena Kostanjsek.

Além dos espetáculos, o festival contou com várias oficinas de aprendizagem de danças e música, enquanto o Museu Etnográfico exibiu uma exposição de fotografias, instrumentos e trajes típicos do folclore brasileiro.


Maurício Kanno/Folhapress
Muralha de Dubrovnik, na Croácia; país organizou festival com música e dança brasileiras
Muralha de Dubrovnik, na Croácia; país teve festival brasileiro