sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 28 a 30 de setembro

CINEMA



Looper – Assassinos do futuro [Looper, EUA, 2012], de Rian Johnson (Paris). Gênero: ação. Elenco: Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt, Emily Blunt. Sinopse: Um assassino que trabalha para uma associação criminosa que tem o poder de viajar no tempo reconhece-se como um dos alvos no futuro. Duração: 116 min. Classificação: 16 anos.




Vida útil [La vida útil, Uruguai, 2010], de Federico Veiroj (Vitrine). Gênero: drama. Elenco: Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto. Sinopse: Jorge trabalha há 25 anos na cinemateca de Montevideo, ao perder o emprego um novo mundo surge a sua frente. Duração: 70 min.


Rio de Janeiro

SHOW

João Bosco
28 de setembro de 2012



Os últimos versos da música mais famosa da dupla Aldir Blanc e João Bosco, “O bêbado e a equilibrista”, apregoam, desde os anos 70, que o “show de todo artista tem que continuar”. Completando quatro décadas de carreira, Bosco faz valer a escrita lançando o CD e DVD “João Bosco 40 anos depois” com uma turnê que chega hoje ao Vivo Rio, de olho no futuro:

"O Waly Salomão dizia para mim uma frase que adoro: 'Fugir, só pra frente'. Neste show, estão duas canções que não foram gravadas por mim ainda: 'Sinhá', que compus com o Chico (Buarque) e está no último CD dele, e o samba 'O mundo é assim' (Alvaiade), que Zeca Pagodinho me passou. Ao acrescentá-las no roteiro, espero dizer ao público que a vida está seguindo em frente".

Apesar de estar passando a limpo sua trajetória profissional, Bosco fez questão de não repetir canções do DVD anterior (“Obrigado, gente!”, de 2006) no novo trabalho, e resgata parcerias com amigos como Paulinho da Viola, João Donato, Martinho da Vila e Chico Buarque.

"Montei uma parte afro-samba-brasileira, de canções mais percussivas como 'Tanajura', 'Plataforma', 'Jimbo no jazz' e 'Lilia', esta de Milton Nascimento, e outras mais clássicas, como 'Lígia' e 'Fotografia, de Tom Jobim", diz Bosco, que estreou a turnê em São Paulo.

Apesar das “novidades", o artista não deixa de fora clássicos como “Desenho de giz”, “Corsário”, “Papel machê” e “O bêbado e a equilibrista”.

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro – RJ
Horário: 22h
Preço: Os ingressos variam de R$40 a R$180
Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.


TEATRO

Eu era tudo pra ele e ela me deixou
até 16 de dezembro



"Quem nunca sofreu por amor ? Quem nunca foi abandonado ? Quem nunca abandonou ?". As perguntas - sérias, duras, quase íntimas - ganham outro significado na voz e na expressão de um ator como Marcelo Médici: se tornam irônicas, engraçadas, três convites a uma gargalhada. Mestre do timing cômico e da criação de personagens hilariantes, Médici vive na peça Eu Era Tudo Pra Ela... E Ela Me Deixou os nove personagens que passam rapidamente pela vida de Samuel (interpretado por Ricardo Rathsam), aquele que era tudo pra ela, foi deixado e sofre muito, muito por amor.

Local: Teatro das Artes
Endereço: R. Marquês de São Vicente 52 – 2º andar - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Sextas e Sábados às 21h e domingos às 20h30
Duração: 75 min.
Preço: sex e sáb R$ 70 | dom R$ 80
Classificação: 14 anos


EXPOSIÇÃO

Goeldi e Dostoievski
até 18 de novembro de 2012



A exposição reúne 94 ilustrações de Oswaldo Goeldi feitas para quatro livros do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Além das gravuras, a mostra tem livros originais dos títulos “Humilhados e ofendidos”, “Memórias do subsolo”, “O idiota” e “Recordações da casa dos mortos”, que foram publicados pela editora José Olympio, entre os anos de 1945 e 1960 no Brasil e depois replicados na Rússia. Até 18 de novembro.

Local: Centro Cultural Caixa Cultural
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Campanha: Check in! Snak out!

Marca de ração para cachorros na Alemanha promove a ação de mobile marketing - Campanha: Chek in! Snak out!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

[Entrevista] Ducas profissionais para o uso de QR Code

Com Lasse Lüders

1.Conte-nos um pouco sobre você! Quem é você, o que você faz?

Meu nome é Lasse Luders. Vivo em Hamburgo e tenho 27 anos de idade. Nossa agência une competência em Software-móvel com Design emocional e conhecimento sobre o mercado. Através do constante aperfeiçoamento nas áreas de estratégia, concepção e design de interface, evoluímos de pequenos criadores de Software para uma agência renomeada na area de Tecnologia-Mobile. Junto de nosso próprios clientes, ainda apoiamos agências de publicidade, como prestadores de serviços especiais, na programação de Apps (Aplicativos para telefones móveis) e campanhas móveis. Desde o começo do ano também desenvolvemos jogos em 2D e 3D para Smartphones e Tablet-Computers.



2. De onde surgiram os QR-Codes e por que eles devem ser usados em campanhas de Marketing? Quais são as vantagens?

Os Quick Responsive Codes ("QR-Codes") surgiram para o mercado automobilístico e são usados até hoje em diversas empresas de logística. Por detrás da matriz quadrada, composta por campos pretos e campos brancos, se escondem códigos que podem ser decifrados pelo seu Smartphone. Para o funcionamento do "Mobile-Tagging" apenas é necessaria a camera integrada do Smartphone e uma "Scan-App" que pode ser baixada em qualquer "App Store". Os QR-Codes podem ser gerados de forma rápida e descomplicada e usados em campanhas de Marketing em revistas, Flyers ou embalagens de produtos. A vantagem está no conforto para o usuário. Através de QR-Codes é possível representar uma grande quantidade de dados, de uma forma compacta. Geralmente os QR-Codes contém informações como: Endereço de uma página na internet, cartão de visita online, acesso ao Wireless local, ou textos informativos. Escaneando este código, o usuário não precisa mais digitar longos endereços ou combinações numéricas em seu Smartphone.



3.Quais são as possibilidades para o usuário de utilizar QR-Codes de forma efetiva? O que deveria ser levado em consideração ao usá-los?

Vejo o uso de QR-Codes como uma ponte que une o mundo Offline com o Mobile Marketing. Devido ao baixo custo e às vantagens mencionadas anteriormente, vejo muito sentido para usuários que querem dar seus primeiros passos nesta área tão nova do mercado. Donos de lojas-virtuais podem usar seus códigos para disponibilizar mais informações sobre um produto a seus clientes.

Por exemplo: Após escanear o código de um produto, um video seria apresentado, ou uma conexão estabelecida diretamente com a loja-virtual.

QR-Codes criam uma interação entre o interessado e o produto. Este momento deve ser aproveitado pelo dono da loja-virtual. Ao lado dos os métodos mais clássicos ainda é possível oferecer cupons ou criar pequenos sorteios através dos QR-Codes. Estas opções são muito usadas na área de publicidade. Porém o dono da loja-virtual deve estar certo de que a informação que se esconde detras do QR-Code também seja representada corretamente em um Smartphone. Caso contrário a experiência do comprador pode tornar-se rapidamente uma experiência negativa. Com a Jimdo não existe este problema, pois os sites Jimdo são otimizados para funcionarem em Smartphones.



4.Você poderia citar alguns exemplos onde QR-Codes foram usados de forma eficiente?

Atualmente temos muitas empresas e agências de publicidade experimentando o uso de QR-Codes. Muitas vezes os códigos são inseridos dentro de outras imagens (Design QR-Codes) ou inseridos em motivos ja existentes (Custom QR-Codes). Algumas empresas vão mais longe, e desenvolvem uma serie de inovações no serviço:

A rede de supermercados "Tesco" ou "Home Plus" como é chamada na Coréia do Sul, desenvolveu sua campanha de tal modo que foram colocados diversos placares, com imagens de prateleiras de supermercado, espalhados em estações de trem, para que as pessoas pudessem fazer compras sem realmente irem ao supermercado. Todo produto tinha um respectivo QR-Code. Os produtos escaneados iam diretamente para a "cesta de compras-online" e quando finalizado o pedido, os produtos eram entregues na casa do comprador. Nos EUA, a rede "Starbucks" implementou QR-Codes em seu sistema de pagamento. Basta o usuário ter a aplicação do Starbucks em seu Smartphone, e logo será criado um QR-Code, que pode ser escaneado no caixa e descontado da conta do usuário via Paypal ou através do cartão de crédito.

Nós mesmos já obtivemos sucesso ao fazer um experimento com QR-Codes. Em setembro do ano passado, foi proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos transportes público de Hamburgo. No ultimo dia antes da proibição, uma grande massa de jovens se reuniu em diversas estações de trem da cidade para comemorar a "despedida". Durante o evento, distribuímos Flyers com QR-Codes, que quando escaneados, davam acesso a um "certificado de presença" do evento. Este certificado podia ser postado automaticamente no Facebook das pessoas. Em 4 horas foram distribuídos 1000 Flyers e o certificado foi acessado mais de 300 vezes.



5. Quais costumam ser o erros, que deveriam ser evitados ao utilizar QR-Codes?

Ao utilizar QR-Codes, o proprietário da loja-virtual deve colocar-se na posição do cliente que irá escanear o código. Muitas vezes um QR-Code está mal posicionado ou não possui o tamanho ideal. Caso o ambiente não possua iluminação o suficiente, a camera do Smartphone pode ter problemas ao focar a imagem e decifrar o código.

Quando o Scan funciona, geralmente o erro está localizado nos dados ligados ao código. Infelizmente muitos QR-Codes apenas contém um link para uma página na internet. Porém se esta página não foi elaborada para funcionar em Smartphones, o visitante pode perder o interesse rapidamente, ao notar que o QR-Code não facilitou o processo. Outro fator a ser considerado é a quantidade de dados contidos no QR-Code. Como a internet-móvel ainda tende a ser mais devagar que a internet normal, arquivos com longa duração de carregamento podem desanimar o visitante.



6.Você poderia dizer aos usuários onde eles podem adquirir mais informações a respeito deste tema?

Eu costumo obter minhas informações em Blogs de tecnologia como Mashable Mobile ou Techcrunch Mobile. O Blogger alemão Florian Brandt dono do site Mobile Marketing Welt relata sobre o uso de QR-Codes no mercado alemão. Ao fazer uma comparação pode se notar que países como, EUA ou Japão, estão lidando de uma forma muito mais criativa com esta tecnologia do futuro.



7.Como será o futuro desta forma de Mobile-Marketing? Já existem tendências?

Isto não é fácil de se dizer. QR-Codes já são considerados "tendência do ano" a muito tempo, porém nunca conseguiram se destacar no mercado - ao menos na Alemanha. Com base nos exemplos citados acima é garantido que existem campos muito interessantes paras os códigos em 2D. Muitas empresas como Home Plus, Starbucks ou mesmo o sistema ferroviário da Alemanha estão implementando QR-Codes em seus sistema de pagamento, o que é apenas um exemplo de como atos do cotidiano podem ser facilitados através dessa função. Ainda existe muito potencial a ser explorado nesta área.

Fonte: Jimdo

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mobile marketing: potencial ainda a ser melhor explorado

Por Sandra Turchi

Ele é pequeno, cabe no bolso, pode ser levado a qualquer lugar, permite fazer ligações telefônicas, ouvir música, jogar, criar e manter uma agenda de contatos, ter acesso à Internet e às redes sociais, entre tantas outras utilidades. É por essas razões que os smartphones estão se tornando, mais do que um objeto de desejo, um instrumento cada vez mais usado não só por executivos e por profissionais de diversas áreas, mas também por pessoas de todas as classes sociais e principalmente por jovens das faixas de 16 a 24 anos. Segundo o relatório da Nielsen, mais de 30% dos brasileiros que possuem celular têm um smartphone, totalizando algo próximo a 19 milhões de aparelhos em uso, dentre as mais de 250,8 milhões de linhas ativas.

Só esse cenário, sem contar o crescimento de outros dispositivos móveis, como notebooks, netbooks, ultrabooks, tablets, entre outros, abre um mar de possibilidades para as empresas investirem em ações de mobile marketing, ou seja, no uso desses canais móveis para veiculação de campanhas de publicidade, divulgação de produtos e serviços e atividades que visam estreitar o relacionamento com diferentes públicos. Estas e outras iniciativas tem sido descritas em diversos eventos e palestras do setor.

Segundo estimativas do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), um dos principais órgãos representativos do segmento digital interativo brasileiro, o investimento em publicidade on-line deverá crescer 40% em 2012, totalizando R$ 4.6 bilhões. Fabio Coelho, presidente da entidade, destaca que o mercado de Internet chega a crescer quatro vezes mais que todo o bolo publicitário brasileiro, lembrando que apenas em 2011, no Brasil, as cem maiores empresas investiram 13,7% de seus orçamentos em mídia digital, o que deverá aumentar ainda mais este ano.

Outro estudo, da eMarketer, empresa especializada em pesquisas de marketing e mídias digitais, estima que em 2012 os investimentos publicitários em mobile marketing deverão chegar a US$ 40,9 milhões, contra os US$ 23,8 milhões aplicados no ano anterior. Mas embora existe esse grande potencial, ainda há muitos fatores inibidores para que esse segmento deslanche, entre os quais se incluem o receio das operadoras de telefonia celular de congestionar seus call centers, o alto valor cobrado para algumas ações, e a grande quantidade de linhas pré-pagas (cerca de 82,5% da base).

O que deve ser considerado é que grande parte dos usuários de dispositivos móveis, e principalmente de celulares e smartphones, são jovens que passam muitas horas do dia utilizando esses aparelhos e são sempre mais receptivos e abertos a experimentar inovações. É o que demonstra uma pesquisa realizada em dezembro passado pela agência mBlox nos EUA e Reino Unido. Foram entrevistados mais de quatro mil jovens usuários de celulares de 18 a 24 anos de idade, revelando que nove entre dez gastam em média de uma a cinco horas por dia conectados ao seus dispositivos móveis. Cerca de um terço revelou que gostaria de receber avisos de promoções e anúncios via celular; 40% só querem receber o que é fundamental para eles; e um entre três consumidores já utilizaram o telefone celular para comprar produtos ou serviços.

Em contrapartida, enquanto 33% consideram importante saber quais são as promoções e ofertas disponibilizadas em locais próximos a onde se encontram, 66% não querem que as marcas saibam de seu paradeiro. E boa parte deles (56%) teme que seus dados de cartão de crédito sejam roubados, enquanto um entre dois teme o acesso não autorizado aos seus dados pessoais.

São informações importantes sobre essa parcela do público consumidor que não deve diferir muito do que ocorre no Brasil e que podem ser utilizadas de forma inteligente pelas empresas para investir em ações criativas nesses canais, como oferecer descontos especiais apenas para os que possuírem um determinado software instalado em seus devices, criar games vinculados às marcas premiando os melhores jogadores, entre tantas outras iniciativas.

Existe potencial e um campo enorme a ser explorado. Basta criatividade, aliada a uma boa dose de bom senso, saber espelhar-se nas melhores práticas e adotar critérios para não se tornar invasivo e indesejado. Com isso, ganharão as marcas e os consumidores que poderão ter acesso a uma gama diversificada de produtos e serviços adequados e sob medida aos seus perfis.

Fonte: E-commerce News

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 21 a 23 de setembro

CINEMA



Dredd [EUA, 2012], de Pete Travis (Paris). Gênero: ação. Elenco: Karl Urban, Olivia Thirlby, Lena Headey. Sinopse: Nas ruas de Mega City One, o oásis da civilização na Terra Maldita, Judge Dredd é o mais temido dos juízes, com poder de fazer infratores cumprirem a lei e executá-los se necessário. Com exibição em 3D. Duração: 106 min. Classificação: 18 anos.




Poder paranormal [Red Lights, EUA/Espanha, 2012], de Rodrigo Cortés (California). Gênero: suspense. Elenco: Sigourney Weaver, Robert De Niro, Cillian Murphy, Elizabeth Olsen. Sinopse: Dois investigadores de boatos paranormais acabam investigando o renomado vidente Simon Silver, que reapareceu 30 anos depois da realização de seu último grande mistério. Duração: 113 min. Classificação: 12 anos.




Ponto Org [Brasil, 2010], de Patricia Moran (Dist. própria). Gênero: drama. Elenco: Flávio Renegado, Erika Altimeyer, Paulo César Peréio, Teuda Bara, Rafael Chagas. Sinopse: Os roteiristas Diamantino e Bárbara decidem ajudar três garotos da periferia de São Paulo a registrar a vida dos moradores de rua da cidade. Duração: 80 min.




Tinker Bell e o segredo das fadas [Tinker Bell, EUA, 2012], de Ryan Rowe (Disney). Gênero: Animação. Vozes: Mae Whitman, Lucy Hale, Anjelica Huston, Lucy Liu. Sinopse: Tinker Bell, Periwinkle e seus amigos se aventuram na floresta de inverno para encontrar o segredo das fadas de asas. Com exibição em 3D. Duração: 95 min. Classificação: livre.




Ted [EUA, 2012], de Seth Macfarlane (Universal). Gênero: comédia. Elenco: Mila Kunis, Mark Wahlberg, Giovanni Ribisi. Sinopse: A história de um homem e seu ursinho de pelúcia que ganha vida por causa de um desejo de infância. Abertura nos EUA: US$ 54,4 milhões (em 29/06/2012). Dif. (segundo fim de semana): -40,8%. Acumulado nos EUA: US$ 216,8 milhões. Duração: 106 min. Classificação: 16 anos.




Tudo o que desejamos [Toutes nos envies, França, 2011], de Philippe Lioret (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Vicent Lindon, Marie Gillian, Amandine Dewasmes. Sinopse: Compadecida pelo sofrimento da mãe de um amigo de sua filha na escola, uma jovem juíza que enfrenta uma doença incurável se junta com um colega magistrado para lutar contra empresas que exploram pessoas pobres. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos.


Rio de Janeiro

SHOW

Luiz Melodia e Jards Macalé
22 de setembro de 2012



Digamos que a escalação de artistas para celebrar os 30 anos do Circo Voador tivesse sido feita seguindo uma ordem alfabética. Chegando à letra M, seria difícil escolher apenas um nome para homenagear. Pois, a fim de não cometer injustiças, os programadores do espaço optaram por uma dobradinha. E, amanhã, dividem o palco da lona Luiz Melodia e Jards Macalé, garantindo uma noite de muita manemolência.

Quem abre os trabalhos é Macalé, que já tocou na lona nada menos do que 22 vezes e, agora, lança no Rio seu último trabalho, o CD “Jards” (2011). Marco do início das celebrações pelos seus 70 anos, o álbum reúne alguns dos muitos sucessos do músico e deu origem a mais dois produtos: o filme homônimo, que será exibido no Festival do Rio, e um DVD, que vem em 2013, quando a data redonda será completada. Para tocar clássicos como “Revendo amigos”, “Hotel das estrelas” e “Vapor barato”, Macalé contará com a ajuda de uma nova banda, a Let’s Play That, formada por músicos que têm entre 20 e 30 anos, e ao lado da qual ele se apresentou pela primeira vez no sábado passado, em São Paulo.

Na sequência, Melodia lembra as 38 vezes (!) em que embalou o Circo, cantando sucessos como “Magrelinha”, “Juventude transviada”, “Codinome Beija-flor” e “Negro gato”. Juntos, os “M” cantam “Decisão”, “Farrapo humano” (ambas de Melodia) e “Negra Melodia”, feita por Macalé em homenagem ao amigo com o qual não divide um palco há cerca de dois anos.

Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, S/N - Lapa - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 22h
Preço: R$60 (inteira) R$30 (meia)
Classificação: 18 anos.


TEATRO

Bette Davis e a máquina de Coca-Cola
até 22 de setembro de 2012



As neuroses urbanas e contemporâneas são o tema da comédia, que chama atenção para situações extremas do modo de vida dos homens, moradores da periferia carioca.

Local: Teatro Sesi
Endereço: Av. Graça Aranha, 1 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: qui, sex e sáb às 19h30
Duração: 60 min.
Preço: R$ 30
Classificação: 16 anos


EXPOSIÇÃO

James Dean
Até 23 de setembro de 2012



Trinta fotos do ator, de acervos dos EUA e da Europa, como o da agência Magnum, fazem parte da exposição, ao lado de uma litografia assinada por Dean, documentos, reproduções de cartas que ele escreveu e objetos inspirados no mito criado em torno do astro, que morreu aos 24 anos e protagonizou três filmes que se tornaram clássicos. Entre as imagens, estão fotos registradas por Dennis Stock e Sanford Roth e do acervo da família de Dean.

Local: CCBB-RJ
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

QR-Code: Ações criativas ideais para o público jovem

Por Renato Melo

Poucos percebem, mas o smartphone é o único meio de comunicação que reúne todos os outros meios em um só aparelho. Não bastando isso, é o único que pode estar 24h ao seu alcance. Por isso, uma ação bem arquitetada é um tiro certeiro.

A Heineken conseguiu uma grande repercussão com uma ação no Festival de Música Heineken Open'er, na Polônia.

As pessoas presentes no evento poderiam passar no stand da marca e deixar uma frase ou pensamento que, em seguida, era transformada em adesivos com QR Code impressos, assim qualquer pessoa que estivesse com um celular com leitor de QR Code, poderia scannear o código e começar uma conversa com a pessoa que portasse o adesivo.



Um bar de Nova Delhi na Índia, chamado Turquoise Cottege, fez uma ação brilhante que misturou conscientização com interações divertidas. Todas as pessoas que entraram no bar foram carimbadas com um QR Code, chamado de "The Buddy Stamp".

Das 20h até às 22h, primeiras horas de funcionamento do bar, o código levava o consumidor a ofertas e descontos especiais da casa. Já das 22h até às 6h, o usuário poderia digitalizar o código para chamar um taxi. Além disso, o conteúdo se estendia até o dia seguinte, quando proporcionava dicas para curar a ressaca.



Fonte: Digitais do Marketing

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vídeo mobile

Por Fernando Guerreiro



As campanhas de marketing via SMS são comprovadamente uma das melhores formas de obter a atenção dos consumidores. Mas este não é o único canal de marketing móvel a ser utilizado.

O vídeo tem características únicas dentro do canal mobile. Este tipo de publicidade pode ser usada, não só para o aumento da notoriedade da marca, mas sobretudo é um canal que impulsiona as vendas devido às suas particularidades. Ao poder mostrar um produto nas suas várias dimensões e utilizações, a influência na decisão de compra é muito superior a outro tipo de mensagens como são as mensagens de texto ou imagens estáticas.

Não é apenas a parte visual que faz com que estas mensagens sejam convertidas em vendas. Este tipo de mensagens permite também a criação de botões de “call to action” o que é outra mais-valia que ajuda a potenciar as ações dos consumidores.

A disponibilização dos vídeos em forma de streaming faz com que a rapidez de envio e entrega das mensagens não sejam afetadas e também a otimização da visualização das mensagens pode ser feita em função do terminal do utilizador.

Para o sucesso de uma campanha, os anunciantes têm, obviamente, de pensar o canal no qual estão a anunciar e produzir conteúdos bastante específicos para concretizar vendas ou aumentar a informação sobre um produto.

Fonte: Marketing tecnológico

terça-feira, 18 de setembro de 2012

[Entrevista] O marketing na era digital com Martha Gabriel

Entrevista concedida à HSM

A comunicação digital pode fazer a diferença para pequenas e médias empresas. Como usar os recursos disponíveis, sem a necessidade de contratar uma agência, e quais as novas tecnologias são os assuntos da conversa entre a consultora Martha Gabriel e a jornalista Patricia Buneker.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como ter sucesso em uma ação com QR Code

Por Renato Melo

Apesar de o Brasil ter mais pessoas com internet no celular do que usuários do Facebook, ainda não há como garantir o sucesso efetivo de uma ação 100% utilizando o QR Code. Até por causa disso, não se deve utilizar o código sem uma estratégia definida. Lembre-se: quem acessa o QR Code é quem faz parte do seu público engajado, evangelizado pela sua marca.

O primeiro mandamento para uma boa ação é jamais colocar no QR Code, um link que leva a um site web padrão (não customizado para celular). Irá impactar negativamente e reduzir o interesse nas suas próximas ações.

O fenômeno das compras coletivas no Brasil e o sucesso de cupons via QR Code nos EUA são dois exemplos básicos do que fazer para aumentar a interação via celular e a taxa de conversão. Vantagens, cupons de descontos e downloads interessantes como o trecho de alguma música exclusiva, um vídeo ou até mesmo um papel de parede são opções de brinde pelo acesso. Ofereça benefícios e ganhe mais acessos.

Para calcular o ROI efetivo, tenho uma conta bastante simples do impacto. Cerca de 2% dos acessos via sites (não incluindo redes sociais) vem dos smartphones. Com isso, uma ação que tenha 1000 acessos, tem o mesmo peso de uma ação web que impactou 50.000 pessoas.

Abaixo segue vídeo interessante de uma ação na Coréia do Sul com QR Code. Trata-se de um supermercado virtual dentro do metrô.



Fonte: Digitais do Marketing

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 14 a 16 de setembro

CINEMA



E a vida continua... [Brasil, 2012], de Paulo Figueiredo (Paris). Gênero: drama. Elenco: Amanda Acosta, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Baccelli, Ana Lúcia Torre. Sinopse: Adaptação do livro homônimo escrito por André Luiz e psicografado por Chico Xavier. O encontro de Ernesto e Evelina, duas pessoas que juntam forças e esperanças para enfrentar uma vida marcada por coincidências. Duração: 100 min. Classificação: 10 anos.




Resident Evil 5: Retribuição [Resident Evil: Retribution, EUA, 2012], de Paul W.S Anderson (Sony). Gênero: horror. Elenco: Milla Jovovich, Ali Larter, Siena Guillory. Sinopse: Quinto filme da franquia de horror baseada nos games de mesmo nome. Com exibição em 3D. Duração: 95 min. Classificação: 16 anos.




My Way, o mito além da música [My Way, França, 2012], de Florent-Emilio Siri (Pandora). Gênero: drama. Elenco: Jérémie Renier, Benoit Magimel, Monica Scattini, Sabrina Seyvecou. Sinopse: A história de Claude François, ícone da música popular francesa. Duração: 148 min. Classificação: 12 anos.




Tropicália [Brasil, 2012], de Marcelo Machado (Imagem Filmes). Gênero: documentário. Elenco: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Rogério Duarte. Sinopse: Um panorama do movimento cultural tropicalista e da luta dos seus protagonistas pela liberdade de expressão, no Brasil do fim dos anos 60. Duração: 100 min. Classificação: 12 anos.




Vizinhos imediatos de 3º grau [The Watch, EUA, 2012], de Akiva Schaffer (Fox). Gênero: comédia. Elenco: Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill. Sinopse: Grupo de país forma uma patrulha da vizinhança só para ficarem longe de suas famílias. Abertura nos EUA: US$ 12,7 milhões (em 27/07/2012). Dif. (segundo fim de semana): -48,8%. Acumulado nos EUA: 33,4 milhões. Duração: 102 min. Classificação: 12 anos.


Rio de Janeiro

SHOW

Tulipa Ruiz
15 de setembro de 2012



“Efêmera” foi o nome dado ao CD de estreia da cantora paulista Tulipa Ruiz. Mas, diante dos elogios que o álbum de 2010 recebeu de crítica e público e com a expectativa gerada pelo lançamento do segundo, “Tudo tanto”, o caráter passageiro ficou somente no nome do trabalho. Amanhã, Tulipa sobe outra vez ao palco do Circo Voador —onde fez seu primeiro show fora de São Paulo — para mostrar suas novidades. E adianta que a expectativa da banda pela volta à lona da Lapa será um tempero extra para a noite.

Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, S/N - Lapa - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 0h
Preço: R$ 30 (com 1kg de alimento não perecível) | R$ 60 (inteira)
Classificação: 18 anos.


TEATRO

Eu era tudo pra ela e ela me deixou
De 14 de setembro até 16 de dezembro de 2012



Samuel é surpreendido pelo pedido de divórcio. Sem lar, ele vai parar num submundo com bandidos, bêbados e prostitutas.

Local: Teatro das Artes
Endereço: R. Marquês de São Vicente 52 – 2º andar - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Sexta e Sábado às 21h | Domingos às 20h30
Duração: 75 min.
Preço: sex e sáb R$ 70 | dom R$ 80
Classificação: 14 anos


EXPOSIÇÃO

ArtRio
Até 16 de setembro de 2012



A feira reúne 120 galerias nacionais e estrangeiras, que apresentam, em grande parte, trabalhos inéditos em 13 mil metros quadrados. Além de mostras de obras, inclusive audiovisuais, o evento tem programação para crianças, lançamento de livros, palestras, pocket shows e uma praça de alimentação. Mais informações pelo site www.artrio.art.br.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

[Entrevista] Mercado de Mobile Marketing

Agências de publicidade e empresas já entenderam que é preciso destinar generosas fatias do orçamento para campanhas de marketing. No entanto, há uma área que se mostra cada vez mais promissora: o mobile marketing que, como o nome mesmo diz, dá mobilidade ao consumidor e permite que ele interaja com empresas e marcas independente do momento e do lugar.

De acordo com um levantamento feito nos Estados Unidos e no Reino Unido pela empresa mBlox, especializada em marketing móvel, 54% dos jovens acham muito importante receber conteúdo promocional via celular e 18% preferem fazer compras por meio do dispositivo móvel ao invés de usar o computador para isso

Como uma forma de entender melhor o marketing móvel, conversamos com a jornalista e professora universitária Karla Ehrenberg, graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Jornalismo e Segmentação Editorial pela PUC-Campinas. Em 2010, Karla se tornou Mestre em Comunicação Social, também pela Umesp, com a defesa da dissertação: “Comunicação Mercadológica em celulares: um panorama do mobile marketing brasileiro”.

1) O mobile marketing se resume à publicidade via SMS?

Na verdade, o mobile marketing é uma prática que envolve várias formas de divulgação de conteúdo empresarial. A campanha via SMS é a forma mais popular, mas não é a única. Existem os games, os sites móveis, banners, aplicativos, bluetooh marketing.



2) É possível unir ações de marketing aplicadas em outras mídias a ações voltadas para mobile?

Sim. O grande conceito vigente é o de ações convergentes, ou seja, fazer uma campanha com ações que circulem por diferentes mídias. Cada ação deverá ser adaptada para o meio em que será veiculada, mas o conceito a ser mantido é o de uma campanha única.



3) Qual o maior erro que uma empresa pode cometer em ações de mobile marketing?

Não avaliar corretamente seu público e não ter um bom planejamento de campanha para esse meio. É preciso conhecer as especificidades do meio para poder atuar nele. Em outras palavras, cada empresa precisa avaliar muito bem seus objetivos, seus públicos e sua verba para poder atuar nessa área.



4) No Brasil, as projeções para o mercado de mobile marketing são positivas?

O mercado está em tendência de crescimento, tanto pelo número de pessoas que possuem celulares (especialmente smartphones, que permitem o desenvolvimento de campanhas mais sofisticadas) como pelo desenvolvimento de ações mais coordenadas, interativas e complexas por parte das agências.

Fonte: 3 Mark Business

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mobile marketing no tom certo

Por Ivan Pauletti



Há cerca de 200 milhões de telefones celulares no País, mais de um por pessoa. Acreditamos que em pouco menos de cinco anos, a telefonia fixa deverá estar enterrada juntamente com seus fios. O presente se apresenta na forma de mobilidade e o futuro já bateu na porta de todos, empresas, clientes, agências e tudo o mais. As empresas que perceberam essa mudança e já se prepararam para os novos tempos (novos?) saíram na frente. As que ainda se mantêm atreladas apenas às estratégias mais convencionais de marketing – por medo, falta de percepção ou mesmo falta de timing – ficarão ainda mais defasadas do futuro que já está aí.

Portanto, hoje, o maior desafio das agências e do mercado – e também a maior necessidade – é saber como inovar nas estratégias de marketing. Novas mídias se configuram num mercado cada vez mais acelerado e a integração dos conteúdos publicitários das mesmas é que terão de trazer o diferencial para as empresas.

A onda atual é o marketing em plataformas móveis, ideia que consiste na inserção de conteúdo em aplicativos, sites e jogos, para serem consumidos nos chamados dispositivos móveis, sejam eles iPhones, iPads, Androids, etc.

Muitas empresas já perceberam a importância de falar com seus públicos e estão utilizando essa estratégia para levar conteúdo interativo de forma sutil nos aplicativos de uso diário de seus consumidores, como, por exemplo, aplicativos de celular para controle de peso que podem ser baixados de maneira gratuita.

Mas, ao mesmo tempo em que oferecem algo gratuitamente, reservam um pequeno espaço no seu layout para abrigar uma propaganda de um shake para emagrecimento. Ou, outra possibilidade: num jogo de pegar frutas aparentemente sem nenhum patrocinador que, quando o usuário bate o recorde, recebe a informação sobre a importância da conscientização de não se desperdiçar alimentos. Essa foi uma ideia desenvolvida para a ONG Banco de Alimentos pela Brandish Ad. Parece interessante, não?

As possibilidades de usar essas novas ferramentas e estratégias tornam a propaganda mais leve, mais sutil, sem distrair nem incomodar o consumidor, muitas vezes até aliando seus interesses na hora de baixar o aplicativo com a ideia que será vendida.

A inserção de conteúdos não é o único meio de inovação nessas plataformas. Outra alternativa, mais comum e até mais simples e que vem se tornando padrão, é reunir e oferecer as informações naturais que uma empresa veicularia em peças de propaganda ou até mesmo seu site, otimizadas para serem visualizadas em gadgets (dispositivos móveis), como o simples fato de uma versão para celular.

Bancos e empresas multinacionais têm adotado essa prática com bastante sucesso, principalmente quando o foco é um público mais jovem e conectado. Um site com conteúdo otimizado para o aplicativo mobile torna o acesso mais visível e ágil nessas plataformas, além de ser um bônus para o público que procura o que comprar.

Tratando-se de marketing em plataformas móveis, há muitas formas de inovação. Pode ser com jogos direcionados para um produto, conteúdo inserido em aplicativos, ou mesmo um simples site otimizado; a grande diferença é que cada atitude tomada pelo empreendedor é, sem dúvida, um passo à frente num mundo onde a globalização e a mobilidade deixaram de ser diferenciais para se tornarem cada vez mais um padrão.

Fonte: Proxxima

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dicas Culturais do Feriadão - 6 a 9 de setembro

CINEMA



Abraham Lincoln: Caçador de vampiros [Abraham Lincoln: Vampire Hunter, EUA, 2012], de Timur Bekmambetov (Fox). Gênero: ação. Elenco: Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Alan Tuyk, Rufus Sewell. Sinopse: Depois que sua mãe é morta por uma criatura sobrenatural, o presidente Lincoln passa a caçar vampiros e seus ajudantes. Com exibição em 3D. Abertura nos EUA: US$ 16,3 milhões (em 22/06/2012). Dif. (segundo fim de semana): -63,1%. Acumulado nos EUA: US$ 36,7 milhões. Duração: 105 min. Classificação: 14 anos.




Cara ou coroa [Brasil, 2012], de Ugo Giorgetti (Vinny Filmes). Gênero: drama. Elenco: Walmor Chagas, Otávio Augusto, Emilio de Mello, José Geraldo e Julia lanina. Sinopse: Em 1971, um trupe de jovens atores enfrenta as dificuldades em montar uma peça de Bertold Brecht. Duração: 110 minutos. Classificação: 12 anos.




Cosmópolis [Cosmopolis, França/Canadá/Portugal/Itália, 2012], de David Cronenberg (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Robert Pattinson, Paul Giamatti, Juiliette Binoche, Jay Baruchel. Sinopse: Uma odisséia de 24 horas de um multimilionário por Manhattan. Duração: 100 min. Classificação: 16 anos.




Os infiéis [Les Infidèles, França, 2012], de vários diretores (Imovision). Gênero: comédia. Elenco: Jean Dujardin, Gilles Lellouche, Guillaume Canet, Aina Clotet. Sinopse: Várias pequenas histórias com o mesmo tema, infidelidade. Duração: 109 min.




O legado Bourne [The Bourne Legacy, EUA, 2012], de Tony Gilroy (Universal). Gênero: ação. Elenco: Jeremy Renner, Edward Norton, Rachel Weisz, Joan Allen. Sinopse: Nova aventura baseada nos livros de Robert Ludlum, com um novo agente da CIA no lugar de Jason Bourne. Abertura nos EUA: US$ 38,1 milhões (em 10/08/2012). Dif. (segundo fim de semana): -55,3%. Acumulado nos EUA: US$ 96,2 milhões. Duração: 135 min. Classificação: 14 anos.




ParaNorman [EUA, 2012], de Chris Butler (Universal). Gênero: animação. Elenco: Kodi Smit-McPhee, Leslie Mann, Anna Kendrick, John Goodman, Casey Affleck. Sinopse: Um garoto incompreendido que pode falar com os mortos junta-se com fantasmas e zumbis para salvar sua cidade de uma maldição de séculos. Com exibição em 3D. Abertura nos EUA: US$ 14 milhões (em 17/08/2012). Dif. (segundo fim de semana): -38,7%. Acumulado nos EUA: US$ 38 milhões. Duração: 92 min.




Projeto dinossauro [EUA, 2012], de Sid Bennett (Playarte). Gênero: suspense. Elenco: Natasha Loring, Matt Kane, Peter Brooke. Sinopse: Médica acompanha pai e filho que querem fazer um documentário durante uma viagem ao Congo. Lá, eles descobrem criaturas que pensavam ter sido extintas, dinossauros. Duração: 83 min.




Totalmente inocentes [Brasil, 2012], de Rodrigo Bittencourt (Downtown/Paris/RioFilme). Gênero: comédia. Elenco: Fábio Assunção, Mariana Rios, Álamo Faço, Fábio Porchat. Sinopse: O jovem Da Fé e seus amigos embarcam na missão de tornarem-se os traficantes mais poderosos do morro onde moram, só que nenhum deles tem talento para isso. Duração: 107 min. Classificação: 14 anos.


Rio de Janeiro

SHOW

Alanis Morissette
7 de setembro de 2012



Depois de passar por São Paulo e Curitiba, a canadense traz a turnê do sétimo álbum de inéditas, “Havoc and bright lights”. Com duas décadas de carreira, vencedora de sete prêmios Grammy e mais de 60 milhões de álbuns vendidos, a cantora faz apresentação única na cidade com repertório de sucessos de discos anteriores como “Ironic”, “You learn” e as novas “Guardian” e “Havoc”.
A cantora se considera um ímã de brasileiros em Los Angeles, onde vive com o marido, o rapper Mario "MC Souleye" Treadway, e o filho Ever, de dois anos. Para ela, as duas nacionalidades têm senso de humor e estilos de vida parecidos.
— Trabalho em Los Angeles com cinco brasileiras. Elas me dão CDs de música brasileira sempre. Tenho vários no camarim. Mas não decorei o nome de nenhum — lamentou, ao ser perguntada sobre seus conhecimentos de música brasileira.

Local: Citybank Hall RJ
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 22h15
Preço: Os ingressos variam de R$200 a R$450
Classificação: Menores de 15 anos acompanhados dos pais ou responsável legal, maiores de 15 anos desacompanhados.


TEATRO

Deixa Solto
De 6 a 30 de setembro de 2012



Uma mistura de stand-up com esquetes, a peça reúne conceitos novos no humor, como a rapidez do Twitter e o formato cáustico e conceitual dos esquetes de Youtube.

Local: Teatro do Leblon
Endereço: Rua Conde Bernadote, 26 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta, Sexta e Sábado - 21h30; Domingo - 20h
Duração: 70 min.
Preço: qui R$ 40.00; dom e sáb R$ 60.00; sex R$ 50.00
Classificação: Livre


EXPOSIÇÃO

Max, Panóptica (1973-2011)
Até 28 de setembro de 2012



O quadrinista espanhol Max, o principal de sua geração em atividade, é o tema da mostra. A retrospectiva, com curadoria de Marta Sierra, traz mais de 160 obras, em módulos que retratam os anos 70 no underground em Barcelona; os anos 80 com o personagem Peter Pank; os anos 90 com a história “El pronlogado sueño del Sr. T”; e os anos 2000 com “Bardín, o superrealista”, que ganhou o Prêmio Nacional de Quadrinhos de 2007, na Espanha. Além de HQs, há na mostra fotos, postais, revistas, cartazes e recortes de jornal, entre outros itens.

Local: Instituto Cervantes
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Terça a domingo, das 12h às 19h
Preço: Gratuito
Classificação: Livre

terça-feira, 4 de setembro de 2012

[Entrevista] Mobile marketing será dominante em 10 anos

Por Cris Simon para Exame

Para Paul Gelb, vice-presidente e fundador da área de mobile da Razorfish, smartphones e tablets serão a primeira mídia verdadeiramente de massa, capaz de gerar um alcance sem precedentes aos anunciantes.

"O mobile é uma plataforma extremamente funcional e flexível. Se você não encontrou um caminho no mobile para atingir seus objetivos, não é porque ele não existe, é apenas porque você ainda não o encontrou", diz ele.

Na entrevista abaixo, exclusiva para EXAME.com, Gelb comenta aspectos do cenário mobile mundial e explica por que dentro de 10 anos smartphones e tablets serão responsáveis pela maior fatia do bolo publicitário, ultrapassando até mesmo TV e internet.



EXAME.com - Como é o cenário de mobile marketing hoje, comparado ao de cinco anos atrás?

Gelb – É radicalmente diferente do que era há cinco anos. Os dispositivos mudaram completamente. Hoje, grandes mudanças acontecem a cada três ou seis meses. Nos últimos anos, vimos algo inédito: a tecnologia mudando rapidamente e sendo adotada quase em tempo real pelos consumidores. Antes, uma grande inovação era usada por consumidores apenas anos depois de ser criada. De repente, todas as gigantes de tecnologia como Google, Apple e Microsoft passaram a ter o futuro definido pela forma como lidam com a mobilidade. Essa indústria se divide entre antes e depois do iPhone.



EXAME.com - Como os dispositivos móveis desafiam a criatividade?

Gelb - O primeiro desafio diz respeito à riqueza de funcionalidades dos dispositivos - câmeras, interfaces sensíveis ao toque... Apesar de se poder criar uma infinidade de coisas, ainda existem questões computacionais, e mesmo dificuldades para se entender a tecnologia que entrega tudo isso. Outro desafio é que hoje podemos impactar consumidores em locais e momentos antes impensáveis. Isso nos fornece novas oportunidades e situações de marketing que vão além do ponto de contato que tínhamos pelo computador, pela televisão ou pelo rádio. Mobile é a tecnologia mais funcional da história. Não falamos apenas de entregar um vídeo ou uma imagem que represente a sua marca. Falamos em, de fato, gerar experiências aos usuários.



EXAME.com - Você diz que em até 10 anos os investimentos publicitários em mobile irão ultrapassar a Internet e a TV...

Gelb – Eu diria que isso certamente acontecerá nos Estados Unidos, e é bem provável que aconteça globalmente. Vendo as tendências e o crescimento, há um contexto de oportunidades em mobile que não temos desde os primeiros tempos de televisão e internet. Se olharmos para os primeiros 15 ou 20 anos de internet, veremos que ela cresceu mais rápido do que qualquer outro canal. Nos Estados Unidos, levou 40 anos para que a televisão ultrapassasse a publicidade impressa, e 16 anos para que a publicidade online ultrapassasse a impressa. Veremos isso acontecer com mobile em um período de tempo mais curto ainda. Falamos de soluções para métricas, trocas de anúncios e outros aspectos operacionais da indústria sendo discutidos anos antes, em comparação com a internet.



EXAME.com - Como as empresas estão reagindo à ascensão do mobile marketing?

Gelb – Há uma amplitude grande entre as empresas. Algumas estão um pouco atrás, outras tiveram uma reação mais rápida. É algo difícil de ser feito, mas extremamente válido, por ser um ambiente em que se pode criar projetos de grande impacto. Nos próximos anos, haverá situações em que a saúde das empresas estará fortemente relacionada ao que elas estão fazendo em mobile.



EXAME.com – O consumidor mobile é mais atraente do que o tradicional para os varejistas?

Gelb - Os consumidores de mobile estão tendo ótimas experiências em smartphones e tablets, pesquisando preços e produtos, inclusive enquanto estão dentro das lojas físicas. Eles compartilham opiniões de familiares e fazem compras da própria sala de estar, em casa. O usuário de dispositivos móveis tem um período de tempo maior para comprar, pois ele pode fazer isso de qualquer lugar. Nos Estados Unidos, o consumidor que compra via smartphone ou tablet se tornou mais valioso para os varejistas.



EXAME.com - Afinal, mobile é para todas as marcas?

Gelb – Há marcas em que a televisão deveria ser a parte mais importante de seus esforços de marketing. Porém temos visto também que em quase qualquer indústria vertical, qualquer parte das organizações, há marcas e pessoas encontrando uma forma de entregar mobile. É uma plataforma extremamente funcional e flexível, que pode ser usada de formas quase incontáveis. Então, em minha opinião, se você não encontrou um caminho no mobile para atingir seus objetivos não é porque ele não existe, é apenas porque você ainda não o encontrou.

Leia a entrevista na íntegra!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como as empresas devem adaptar seus sites para a mobilidade ?

Por Renato Melo

O avanço da mobilidade traz a tona uma nova etapa da internet. Se há dez anos as pessoas precisavam criar um site só para estar na internet e há pouco mais de um ano era obrigatório estar nas redes sociais, a bola da vez em 2012 será o site móvel.

Já são mais de 230 milhões de celulares no Brasil e cerca de 30 milhões com acesso a internet. No entanto, como as empresas devem adaptar seus sites para a mobilidade?

AGILIDADE
Em primeiro lugar o principal questionamento é que a agilidade deve ser sempre o ponto número um. Muitas vezes o contato com o consumidor final será durante a espera de um ônibus ou um sinal vermelho.
Se sua empresa for um estabelecimento com atendimento ao público, outro fator fundamental é expor de forma clara e objetiva o horário de funcionamento, o endereço, de preferência com integração com o Google Maps, e o telefone de contato. Vale lembrar que, assim como o e-mail nos websites, o telefone pode ser transformado em um link nos sites móveis, com a função de ligação direta.

CONTEÚDO REDUZIDO
O conteúdo também será peça chave e deve seguir a mesma regra de clareza e objetividade: textos curtos, pouca rolagem e imagens leves. Vale lembrar que a maioria dos dispositivos móveis não são compatíveis com o Flash.
Além disso, procure selecionar três ou no máximo quatro sessões para o seu site. Ter um menu muito grande só irá dificultar a vida de seu usuário.

APROVEITE A OPORTUNIDADE
Lembre-se: Se o consumidor acessou seu site, você já está na palma de sua mão. Por isso, dê a ele a oportunidade de baixar um conteúdo exclusivo e compartilhar o que é relevante nas redes sociais. O botão curtir logo na home pode impulsionar o seu crescimento no Facebook.

Fonte: Digitais do Marketing