quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal ! Feliz 2012 !



Caros amigos,

A Biblioteca ESPM Rio deseja a vocês um Feliz Natal
e um 2012 repleto de oportunidades e realizações!

Estaremos em recesso até o dia 2 de janeiro de 2012.

Boas Festas!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 16 a 18 de dezembro

CINEMA



Adeus, primeiro amor [Un amour de jeunesse, França, 2010], de Mia Hansen-Løve (Imovision). Gênero: romance. Elenco: Lola Créton, Sebastian Urzendowsky, Magne Havard Brekk, Valérie Bonneton. Sinopse: Os jovens Camille e Sullivan se apaixonam durante as férias de verão, mas a volta às aulas os separa. Anos mais tarde, quando Camille finalmente se apaixona por outra pessoa, Sullivan reaparece em sua vida. Duração: 110 min. Classificação: 14 anos.




Uma incrível aventura [Africa United, Inglaterra, 2010], de Debs Paterson (Playarte). Gênero: aventura. Elenco: Eriya Ndayambaje, Roger Nsengiyumva, Sanyu Joanita Kintu, Yves Dusenge. Sinopse: Três crianças de Ruanda viajam três mil quilômetros para assistir a Copa do Mundo da África do Sul. Duração: 88 min.




Redenção [Machine Gun Preacher, EUA, 2011], de Marc Forster (Imagem). Gênero: ação. Elenco: Gerard Butler, Michelle Monaghan. Sinopse: A história de Sam Childers, ex-traficante que se converte à religião e parte para a África, onde atua como missionário. Duração: 111 min. Classificação: 16 anos.




Roubo nas alturas [Tower Heist, EUA, 2011], de Brett Ratner (Universal). Gênero: ação. Elenco: Matthew Broderick, Alan Alda, Ben Stiller. Sinopse: Um grupo de empregados decide roubar um luxuoso prédio em Nova York onde um golpista cumpre prisão domiciliar. Abertura nos EUA: US$ 24 milhões. Dif. (segundo fim de semana): -45,1%. Acumulado nos EUA: US$ 74,1 milhões. Duração: 104 min.


Rio de Janeiro

SHOW

Orquestra Voadora
16 de dezembro


Local: Studio RJ
Endereço: Rua Rainha Elizabeth, 769 - Arpoador – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 23h
Preço: R$30
Classificação: 18 anos


TEATRO

Tim Maia - Vale Tudo, o musical
até 18 de dezembro no Oi Casa Grande
Reestreia em janeiro no Teatro João Caetano



Maior sucesso da temporada teatral carioca, o musical dirigido por João Fonseca conta a vida de um dos grandes ídolos da música brasileira. O espetáculo estrelado por Tiago Abravanel, de apenas 23 anos, relata a trajetória de Tim Maia desde a infância na Tijuca, quando era entregador de marmitas, até sua morte, passando pelo período que morou em Nova York, as primeiras bandas e os sucessos pop nas décadas de 70, 80 e 90. Ao longo da peça, o público poderá cantar junto hits como Vale tudo , Não quero dinheiro , Chocolate , entre outras faixas conhecidas não apenas do Leme ao Pontal, mas também do Oiapoque ao Chuí.

Local: Oi Casa Grande
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon – Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta a sábado, 21h e domingo, 19h
Duração: 160 min.
Preço: Os ingressos variam de R$40 a R$120
Classificação: 14 anos

Local: Teatro João Caetano
Endereço: Praça Tiradentes, s/n- Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta a sábado, 20h e domingo, 19h
Duração: 160 min.
Preço: Os ingressos variam de R$35 a R$90 Comprar
Classificação: 14 anos

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A história da literatura


A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade.

Quando estudamos a história ou origem da literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou estilos de época.

O critério usado para dividir os estilos de época varia muito: às vezes, o autor publica uma obra revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um determinado período, outras vezes um fato histórico influencia uma infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento literário.

É importante ressaltar que as datas estabelecidas para um determinado período não são tão rigorosas quanto parecem, são apenas recursos didáticos usados para facilitar o estudo, já que é quase impossível estabelecer precisamente quando iniciou ou terminou um período.

Também é bom sabermos que um estilo de época não “morre” por completo e que a passagem de um estilo para outro não é tão rápida assim.

Muitas idéias adotadas em um período podem ser aproveitadas por outros estilos literários que fazem uma releitura ou uma reinterpretação de textos já escritos.

A Literatura busca influência nela mesma para sempre ter a possibilidade de abrir novos caminhos e novas idéias.

É por esta razão que o entendimento correto sobre cada estilo é tão importante, pois através dessa compreensão temos uma visão geral da Literatura e da sociedade que a produziu.

PERÍODOS LITERÁRIOS NO BRASIL

Dividido em dois momentos:

- Literatura do período colonial (Literatura de Informação, Barroco e Arcadismo – 1500 até 1822)

Nesse período ocorreram várias manifestações literárias de um grupo composto por alguns escritores que copiavam os padrões e tendências de Portugal.

- Literatura do período nacional ( Romantismo, Realismo – Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo, Pós-Modernismo – da Independência até os dias de hoje).

Todos os acontecimentos históricos e marcantes da história do Brasil contribuíram para fortalecer os movimentos literários. O público cresceu e com isso estimulou os escritores a melhorar cada vez mais suas obras.

PERÍODOS LITERÁRIOS EM PORTUGAL

- ERA MEDIEVAL (Trovadorismo e Humanismo)

- Trovadorismo: poemas feitos para serem cantados, são as cantigas (de amor, amigo, escárnio e maldizer)

- AMOR (eu-lírico masculino)
- Exaltação das qualidades da dama
- Sofrimento amoroso
- Ambiente aristocrático

- AMIGO (eu-lírico feminino)
- Ambientação rural
- Linguagem e estrutura simples
- Fala do amor da mulher pelo seu amigo

- ESCÁRNIO E MALDIZER
- Crítica aos membros da sociedade
- Jogos de palavras e ironias
- Abordavam temas como escândalos, sexo, falsa religiosidade

OBS: Na cantiga de escárnio o nome da pessoa era ocultado, na de maldizer a crítica era direta e a vítima tinha seu nome revelado.

Humanismo: Valorização do homem.

- ERA CLÁSSICA (Classicismo, Barroco e Arcadismo)

Classicismo: Teve em Camões o seu maior representante.

Barroco: Textos ricos com profunda elaboração formal.

Arcadismo:
- Textos bucólicos,
- Valorização do homem,
- Linguagem simples,
- Imitação dos modelos da literatura da Antigüidade Clássica e do Renascimento.

- ERA MODERNA (Romantismo, Realismo-Naturalismo, Simbolismo, Modernismo)

Romantismo
liberdade de expressão e de pensamento,
tentativa de buscar soluções para os problemas sociais
etc.

Realismo: “O Crime do Padre Amaro” e “O Primo Basílio” de Eça de Queirós foram duas obras importantes que ajudaram a divulgar o realismo no Brasil.

Simbolismo: Marco inicial do Simbolismo em Portugal foi a publicação do livro de poesias “Oaristos” de Eugênio de Castro, em 1890.


Fonte: InfoEscola

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 9 a 11 de dezembro

CINEMA



As canções [Brasil, 2011], de Eduardo Coutinho (Espaço Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: Homens e mulheres cantam e contam as músicas que marcaram suas vidas. Duração: 90 min. Classificação: livre.




Desaparecidos [Brasil, 2011], de David Schurmann (Dist. própria). Gênero: terror. Elenco: Adriana Veraldi, André Madrini, Charlene Chagas, Fernanda Peviani, Natália Vidall, Pedro Urizzi. Sinopse: Seis jovens desaparecem misteriosamente depois de uma festa em Ilhabela. A única pista são seis câmeras de vídeo encontradas na mata com imagens do que aconteceu. Duração: 73 min. Classificação: 14 anos.




Forças especiais [Especial Forces, França, 2011], de Stéphane Rybojad (Playarte). Gênero: drama. Elenco: Diane Kruger, Djimon Hounsou, Benoit Magimel, Denis Menochet. Sinopse: Jornalista francesa é sequestrada no Afeganistão pelo movimento Talibã.




Gato de Botas [Puss in Boots, EUA, 2011], de Chris Miller (Paramount). Gênero: animação. Vozes: Antonio Banderas, Salma Hayek. Sinopse: O Gato de Botas, da série Shrek, ganha filme próprio. Com exibição em 3D. Abertura nos EUA: US$ 34 milhões (em 28/10/2011). Dif. (segundo fim de semana): -3%. Acumulado nos EUA: US$ 139,5 milhões. Classificação: livre.




Margin Call – O dia antes do fim [Margin Call, EUA, 2011], de J.C Chandor (Paris). Gênero: suspense. Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Demi Moore. Sinopse: No começo da crise financeira de 2008, um analista de operações tem acesso a informações que podem levar a queda da empresa onde trabalha e empurra a vida de todos os envolvidos para um desastre. Abertura nos EUA: US$ 561,9 mil (em 21/10/2011). Dif. (segundo fim de semana): +29,8%. Acumulado nos EUA: US$ 4,6 milhões. Duração: 109 min. Classificação: 10 anos.




Noite de ano novo [New Year’s Eve, EUA, 2011], de Garry Marshall (Warner). Gênero: romance. Elenco: Jake Gyllenhaal, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer. Sinopse: Na véspera de ano novo em Nova York, as vidas de diversos casais se cruzam.




O último dançarino de Mao [Mao’s Last Dancer, Austrália, 2009], de Bruce Beresford (California). Gênero: drama. Elenco: Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan, Joan Chen. Sinopse: Depois de estudar balé em Pequim, um jovem chinês entra para a Companhia Houston Ballet nos EUA, onde começa uma vida nova e livre. Duração: 117 min. Classificação: 10 anos.


Rio de Janeiro

SHOW

Ben Harper
10 de dezembro



Local: HSBC Arena
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 22h
Preço: Os ingressos variam de R$180 a R$350.
Classificação: 16 anos.


TEATRO

Abalou Bangu 2
até 18 de dezembro


Local: Teatro dos Quatro
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 52 - Shopping da Gávea - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta, sexta e sábado 21h30 e Domingo 20h
Duração: 1h30m
Preço: Quinta R$60 (inteira), Sexta R$70 (inteira), Sábado e Domingo R$80 (inteira) | R$25 (Teatro Para Todos) Comprar
Bilheteria: de terça a domingo a partir de 15h
Informações: (21) 2274-9895
Classificação: 12 anos

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Literatura Digital

Hoje o acesso a literatura está bem mais fácil que antigamente. Temos agora os livros digitais que podem ser lidos no seu computador, celular, tablet ou qualquer outro novo gadget com suporte para leitura.

Com o objetivo de promover essa leitura, alguns sites disponibilizam o acervo de literatura que já estão em domínio público. São eles:

- Biblioteca Virtual de Literatura: Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata. Não possuímos resumos ou resenhas, só textos completos e respeitando a linguagem da época. Caso tenha alguma dúvida, utilize o dicionário, no canto esquerdo da tela.

- Literatura Digital: Nossa Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras digitalizadas, temos também uma grande quantidade de autores e de títulos cadastrados (sem que estejam digitalizados), em nosso Banco de Dados de História Literária. Através deles, podem-se realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

- Biblioteca Virtual de Literatura: A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.
Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.
A BVL analisa sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos existentes online.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As melhores e piores adaptações cinematográficas

Passeando por um fórum no Skoob, um tópico me chamou a atenção: Qual a melhor e pior adaptação de livros para o cinema?

Baseado nas resposta dos leitores resolvi elaborar uma lista e postar aqui no blog. Veja se você também concorda!

AS MELHORES ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA:

1º Lugar: O Senhor dos Anéis (trilogia)



2º Lugar: Ensaio Sobre a Cegueira



3º Lugar: O Silêncio dos Inocentes



4º Lugar: Sin City



5º Lugar: O Poderoso Chefão (trilogia) e Laranja Mecânica






AS PIORES ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA:

1º Lugar: O Ladrão de Raios



2º Lugar: Eragon



3º Lugar: O Código Da Vinci



4º O Caçador de Pipas



5º Lugar: Admirável Mundo Novo


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A importância da literatura

Por Marielsa Klatter Braga

Formar leitores não é tarefa fácil. É preciso que família e escola trabalhem em conjunto. O interesse pela leitura deve ser estimulado desde a infância, na família, pois é a primeira instituição, seguida pela escola.

É preciso que a leitura também seja adequada à idade, envolvente para que desperte a magia, a curiosidade e o prazer por ler. Jogar os livros obrigatórios em uma mesa de sala de aula não é a melhor forma, ao contrário, a má vontade e a obrigatoriedade não geram prazer.

O hábito da leitura é um processo longo quando não criado na infância, e o que se vê em muitas escolas públicas é o descaso em relação à formação de leitores. Cabe aos pais e professores criar esse hábito, buscar os meios e as formas, ao invés da omissão, para despertar o interesse da criança e do adolescente. Segundo José Breves Filho “uma boa leitura restaura a dimensão humana e atua como um organizador da mente, nutrindo o espírito e aguçando a sensibilidade“. É dado mais valor à gramática do que ao pensamento do aluno.


O professor tem que ser um desafiador. Ensinar o aluno não só a ler, mas a escrever suas idéias, pensamentos, como no filme “Escritores da Liberdade“. Piaget diz que é na adolescência que o ser humano tenta dominar os elementos que lhe faltam para a razão adulta. Defendo a leitura como ponto de partida para uma vida adulta normal, prazerosa, na convivência com a sociedade. Saber driblar com as diferenças, pois a leitura transforma o indivíduo e sua possibilidade de escolha é bem mais racional.

A função da literatura é formar a criança em um adulto capaz de enfrentar a vida. É na infância que a criança aprende a fazer suas escolhas, e uma boa literatura vai lhe dar sustentabilidade. Primeiro ela é ouvinte, e é perceptível o prazer que sente ao ouvir uma historinha, querendo participar. Quando aprende a ler, procura por conta própria a que lhe agrada. Na primeira fase os pais são responsáveis por este futuro leitor, e a preguiça de contar uma história pode ter resultados surpreendentes na vida adulta.

Se os pais se utilizarem da literatura, que é vasta, para o crescimento cultural e na formação de um cidadão, com certeza não estarão na adolescência de seus filhos em consultórios psiquiátricos, clínicas para drogados entre tantas outras desgraças. Um simples gesto transformador (que é o de contar uma história, mostrar o caminho da literatura e transformá-lo num leitor) pode ser crucial na formação do filho.

Descobrir o que o aluno quer ler é fundamental, pois cada leitor é único em suas experiências. É na literatura que tudo é permitido. Se você ama seu filho, faça com que ele seja um leitor. A criança é como uma esponja: dependendo do que apresentarmos a ela é que será o que vai absorver: “água suja ou água limpa”.

Fonte: Revista O Viés

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O que é literatura?

Sabemos que o reino das palavras é farto. Elas brotam de nosso pensamento de maneira natural, não temos a preocupação de elaborar o que dizemos ou até mesmo escrevemos.

As palavras, contudo, podem ultrapassar seus limites de significação. Podendo, assim, conquistar novos espaços e passar novas possibilidades de perceber a realidade.

O caminho que a literatura percorre é este. O artista sente, escolhe e manipula as palavras, as organiza para que produzam um efeito que vá além da sua significação objetiva, procurando aproximá-las do imaginário.

A obra do escritor é fruto de sua imaginação, embora seja baseado em elementos reais. Da concretização desse trabalho surge então a obra literária.

Dotado de uma percepção aguçada, o escritor capta a realidade através de seus sentimentos. Explora as possibilidades linguísticas e as manipula no nível semântico, fonético e sintático.

A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.

Observe, no poema Procura da poesia, como o poeta Carlos Drummond de Andrade descreve o escritor entrando no “reino das palavras”.

Procura da poesia

Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.
As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam.
Não faças poesia com o corpo,
esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica.
Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro
são indiferentes.
Nem me reveles teus sentimentos,
que se prevalecem do equívoco e tentam a longa viagem.
O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia.

Não cantes tua cidade, deixa-a em paz.
O canto não é o movimento das máquinas nem o segredo das casas.
Não é música ouvida de passagem; rumor do mar nas ruas junto à linha de espuma.
O canto não é a natureza
nem os homens em sociedade.
Para ele, chuva e noite, fadiga e esperança nada significam.
A poesia (não tires poesia das coisas)
elide sujeito e objeto.
Não dramatizes, não invoques,
não indagues. Não percas tempo em mentir.
Não te aborreças.
Teu iate de marfim, teu sapato de diamante,
vossas mazurcas e abusões, vossos esqueletos de família
desaparecem na curva do tempo, é algo imprestável.

Não recomponhas
tua sepultada e merencória infância.
Não osciles entre o espelho e a
memória em dissipação.
Que se dissipou, não era poesia.
Que se partiu, cristal não era.

Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície inata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um realize e consuma
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada
no espaço.

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Repara:
ermas de melodia e conceito
elas se refugiaram na noite, as palavras.
Ainda úmidas e impregnadas de sono,
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo.

Fonte: Brasil Escola