sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 29 a 31 de julho

CINEMA


Capitão América: O primeiro vingador [Captain America: The First Avenger, EUA, 2011], de Joe Johnston (Paramount). Gênero: aventura. Elenco: Chris Evans, Samuel L. Jackson, Hugo Weaving. Sinopse: Adaptação para o cinema dos quadrinhos do Capitão América. Com exibição em 3D.



O casamento do meu ex [The Romantics, EUA, 2010], de Galt Niederhoffer (Paris). Gênero: comédia romântica. Elenco: Katie Holmes, Anna Paquin, Josh Duhamel, Elijah Wood. Sinopse: Uma comédia romântica sobre o amor, o destino e essas outras coisas que ninguém consegue planejar. Duração: 95 min. Classificação: 12 anos.



As praias de Agnès [Les plages d’Agnès, França, 2008], de Agnès Varda (Instituto Moreira Salles). Gênero: documentário. Elenco: Agnès Varda, Mathieu Demy, Rosálie Varda. Sinopse: Através de fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, a descoberta do cinema, casamento e filhos, até a vida depois da morte de Jacques Demy. Duração: 110 min.


Rio de Janeiro

SHOW

Avril Lavigne - The Black Star Tour
31 de julho


Aos 26 anos, a cantora, compositora e instrumentista canadense Avril Lavigne já pode ser considerada uma veterana. Virou a voz e a imagem de grande parte de uma geração. Os ingredientes para isto estão em uma personalidade marcante e muita atitude, que a levaram a se interessar por música muito cedo e por conquistar uma carreira de sucesso mundial antes dos 18 anos.

Local: Citybank Hall RJ
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 20h
Preço: Os ingressos variam de R$85 a R$400
Classificação: Menores de 15 anos acompanhados dos pais ou responsável legal, maiores de 15 anos desacompanhados.


TEATRO

Inbox
30 de julho a 18 de setembro


A peça conta a história de Clara, uma jovem escritora casada, e John, um desconhecido fã que descobre seu e-mail, passando a trocar intensas mensagens com ela. O texto fala de como as relações virtuais muitas vezes substituem os vínculos reais no mundo contemporâneo.
Com Gregório Duvivier e Maria Eduarda
Texto: Clarice Falcão e Gregório Duvivier
Direção: Bel Garcia

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Sexta a domingo, às 19h
Duração: 80 min
Preço: R$20 e R$10 (meia)
Classificação: 12 anos


EXPOSIÇÃO

Cartoon - Ana Linnemann
de 16 de junho a 31 de julho


Descascar um tênis ou uma xícara. Promover a locomoção de uma garrafa de Coca-Cola. Plantar bolhas numa parede. Por meio de ações como essas, a designer Ana Linnemann subverte os papéis de objetos corriqueiros, abrindo novas possibilidades ao olhar do espectador. É esse tipo de subversão que marca a mostra Cartoon, em cartaz na Galeria Laura Alvim.

Ana Linnemann é formada em Design pela PUC-RJ e Mestre em Escultura pelo Pratt Institute, em Nova York, onde residiu de 1990 a 2006. Atualmente, conclui o doutorado em Linguagens Visuais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Local: Galeria Laura Alvim
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Terça a domingo, das 13h às 21h
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bancos de imagem

Sabe aquele trabalho publicitário que você precisa daquela foto, mas não tem grana nem tempo para encomendar? Para isso que existem os bancos de imagem.

Por isso resolvemos disponibilizar alguns links de bancos de imagens gratuitos ou não para resolver esse tipo de problema, são eles:

FREE IMAGES
GETTY IMAGES
FOTOLIA
STOCK.XCHNG
EVERY STOCK PHOTO
iSTOCK PHOTO
DEVIANTART
WE HEART IT
FLICKR!

Assim fica bem mais fácil encontrar a imagem perfeita para um trabalho tanto profissional como acadêmico. E se você for fotógrafo também é um meio de divulgação do seu trabalho.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Técnicas de Photoshop

Em fotografia também é necessário conhecimentos de edição de imagens. Pensando nisso disponibilizamos dois tutoriais em vídeo para vocês.

Tratamento de imagem:



Maquiagem digital:




Para saber mais:
Photoshop sem complicação
Tutoriais Photoshop
Photoshop Total

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O foco na fotografia de retratos

*Por Claudia Regina para o Dicas de Fotografia

Todo mundo tira foto dos amigos quando sai, ou da família em aniversários e eventos diversos. Então é um tópico que serve para todos!

Algumas “regrinhas” são importantes de saber, embora sempre seja possível quebrá-las (o conhecimento está justamente em saber quando quebrar as regras, e não somente em conhecê-las).

Em qualquer lugar que você leia sobre foco em retratos existe uma só regra geral: foque nos olhos!
Os olhos são o que nos seguram no retrato de uma pessoa, então mesmo que você esteja usando uma abertura suficiente para deixar o rosto inteiro em foco “aponte” para os olhos para que sejam o ponto com melhor foco possível na foto. Faz uma grande diferença!


Outra característica dos retratos é o fundo desfocado. Assim o nosso modelo fica em destaque e a foto não fica poluída. Por isso lentes conhecidas como “boas para retrato” são as com grandes aberturas. 1.4, 1.8, 2.8…


Às vezes é mais interessante você desfocar o rosto e mostrar alguma outra característica marcante da foto. Não tenha medo, mudar o foco totalmente do rosto para outra parte do retrato pode trazer um resultado muito mais interessante e menos tradicional!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 22 a 24 de julho

CINEMA


Assalto ao Banco Central [Brasil, 2010], de Marcos Paulo (Fox). Gênero: policial. Elenco: Milhem Cortaz, Lima Duarte, Giulia Gam. Sinopse: Inspirado na história real do crime ocorrido em Fortaleza, em 2005, tido como o maior assalto a um banco já ocorrido no Brasil. Duração: 104 min. Classificação: 14 anos.



Filhos de João, o admirável mundo novo baiano [Brasil, 2009], de Henrique Dantas (Pipa). Gênero: documentário. Sinopse: Documentário sobre a influência decisiva do músico João Gilberto na obra de Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Galvão e Paulinho “Boca de Cantor”. Duração: 74 min. Classificação: livre. Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo



A inquilina [The Resident, EUA / Reino Unido, 2011], de Antti Jokinen. (Paris). Gênero: suspense. Elenco: Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Christopher Lee. Sinopse: Quando uma jovem e bem sucedida médica se muda para um apartamento no Brooklyn, em Nova York, ela acredita ter encontrado o local ideal para morar. Porém misteriosas ocorrências fazem com que ela acredite não estar sozinha no local. Duração: 91 min. Classificação: 14 anos.



Lola [Lola, Filipinas, 2009], de Brillante Mendoza (Lume). Gênero: drama. Elenco: Anita Linda, Rustica Carpio, Tanya Gomez. Sinopse: O neto de Lola Sepa foi assassinado pelo neto de Lola Puring. As duas senhoras vão fazer de tudo, uma para dar dignidade ao seu neto, e a outra para livrar seu neto da prisão. Duração: 110 min. Classificação: nd. Rio de Janeiro, São Paulo e Juiz de Fora



Vejo você no próximo verão [Jack Goes Boating, EUA, 2011], de Philip Seymour Hoffman (Imovision). Gênero: romance. Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan. Sinopse: Um motorista de limusine tenta mudar de vida tomando aulas de culinária e natação. Duração: 90 min. Classificação: 16 anos.

Rio de Janeiro

SHOW

Limp Bizkit - "Gold Cobra"
23 de julho



Local: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 21h
Preço: 2º Lote Inteira R$180 | Meia R$90
Classificação: 18 anos.


TEATRO

Rosa
até 31 de julho



Rosa é uma senhora judia de aproximadamente 80 anos que, durante o shivah (período do luto judaico), relembra sua vida, como sua infância em Yultishka – cidadezinha perdida no meio da Ucrânia, de estradas de terra batida e de casinhas minúsculas – até seus dias atuais, em Miami Beach, na América que lhe acolheu. Rosa também se recorda de vários outros momentos marcantes, como sua mudança para Varsóvia, a invasão da Polônia pelos nazistas, o sonho da Palestina – a terra dos antepassados, que Deus havia prometido – sua passagem por Jerusalém, Atlantic City e Connecticut. Clandestina num navio, em Sete, na França, Rosa também viu o mar pela primeira vez e achou que era uma alucinação. Com leveza, emoção e uma pitada de ironia, a personagem nos conduz para quase um século de histórias – suas e do mundo.

Local: Teatro do Leblon
Endereço: Rua Conde Bernadote, 26 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta, Sexta e Sábado - 19h; Domingo - 18h
Duração: 100 min.
Preço: Quinta e Sexta R$ 50,00 | Sábado e Domingo R$60 - Comprar
Classificação: 12 anos


EXPOSIÇÃO

Restos Urbanos no Rio de Janeiro



Quatorze designers, cinco street artists e uma ideia na cabeça: transformar o desperdício em arte. O ponto de partida? O lixo que a gente produz nas nossas casas, nas ruas, na nossa cidade. Caixas, entulhos, sacos plásticos, embalagens, peças de brinquedos quebrados, resíduos de construção civil, etc., viram peças descoladas de design, móveis e acessórios que, depois, servem de suporte para a intervenção criativa do grafite. É a “forma” combinada à assinatura. É o grafite procurando outros meios e superfícies. Criações de Alessandra Clark; Ana Fernandes; Arturo Isola; Beto Herriot; Bianca Clark; Eduardo Roly; Kiko Fernandes; Maria João; Nuno Sousa; Renata Rose; Thanara Schönardie; Thomaz Velho; Victor Haim; e Walmor Pamplona, com intervenções de Br; Filipe Agnelli; Guilherme Santos; Marinho; e Toz. Participação: Grupo Urbitantes (performance).

Local: Clark Art Center
Endereço: Rua Teresa Guimarães, 35 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fotografia e criatividade

* Por Mariana Simom para o Fotografia DG

Há muitos fotógrafos bons, mas a quantidade de “despreparados” – vazios, travados, desnecessários, sem criatividade – é impressionante. Culpa da capacitação? Ou será que o vínculo de hobby da fotografia gera esse comodismo? Tanto faz, o importante é sair da zona de conforto.

O que difere uma fotografia boa de uma ruim não é apenas o fator criatividade, mas sem ele uma foto já nasce fraca. Ideias transformam fotografias, e todos deveriam saber disso, não é questão de “sorte”. A criatividade não é vendida na farmácia e também não é uma função das câmeras digitais, porém qualquer um está apto a desenvolver o processo criativo na fotografia, e ele nem é tão doloroso quanto parece.

Muita gente ainda relaciona o termo fotografia criativa somente às imagens publicitárias, já que o meio publicitário costuma buscar nas ideias inovação, destaque, ressurgir entre tanta poluição comunicacional. O pensamento parece lógico, mas é bem limitado, considerando que a criatividade pode existir até no fotojornalismo: espontâneo, diário, ou seja, não é uma característica das produções.

Em tempo, aqui a diferença entre ideia e criatividade é a ação. Não adianta a motivação sem a execução, então a ideia é o gerador, a vontade, o enredo, o universo. E quando essa ideia passa do estado mental para o real, evolui e é efetivada com conhecimento, de um modo que desestrutura a fórmula convencional e mesmo dentre a multiplicidade de possibilidades é capaz de surpreender.

Desconstrua

É um ótimo modo de treinar o olhar. O exercício é bem simples: escolha uma foto e tente aspirar o fator motivador. O que rende a famosa frase “isto daria uma boa foto”? Mesmo diante da interpretação pessoal essa avaliação é capaz de proporcionar ideias fabulosas.

Explore

Aproveite a disponibilidade da internet, investigue o trabalho dos seus artistas preferidos (biografia, fotos, conceitos, identidade, métodos, conduta profissional), conheça outros, visite exposições, eventos e bibliotecas, busque tutoriais, descubra técnicas novas, aprenda e não pare de fazer isso.

Inspire-se o tempo todo

Altere a sua rotina, experimente novos caminhos, ambientes, luzes, perspectivas, objetivas, regras, modelos, revire os hábitos… Arrisque. Não tenha medo de desenvolver ideias.

Estabeleça contato

Converse com outros fotógrafos, compartilhe suas ideias, imagens, faça um intercâmbio de experiências. Deixe o individualismo da fotografia para a hora de fazer a foto.

Fotografe com critério

Não fique com o dedo no disparador o tempo todo, não clique feito um louco. Pense, elabore, destine a atenção necessária a cada fotografia feita.

Desenvolva projetos

Nada melhor do que estabelecer parâmetros contínuos, projetos são interessantes se mantém uma disciplina de criação e desenvolvimento. Daqueles que costumam durar anos, mas apresentam um resultado satisfatório, estimado e, sobretudo admirável.

Faça o que ninguém fez o quanto antes, ou faça o que já foi feito, mas de uma forma totalmente distinta. O mercado para fotografias de casamento transbordou e nasceu o “Trash the dress”, e então esse também se tornou comum e abriu espaço para uma modalidade que preza o vestido de casamento e a cerimônia anos depois do acontecimento, tira o vestido empoeirado do armário e reestabelece um momento repleto de sentimentos e emoções. A tendência talvez seja fotografar divórcios, manias do casal, a rotina, enfim, sendo criativo o fotógrafo preenche alguma lacuna, resolve um problema, cria um problema… Inova e ainda torna tudo isso lucrativo, seja no quesito diversão ou valorização do trabalho.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O fotógrafo da internet


Muitos fotógrafos profissionais ficam irritados com os ditos "fotógrafos da internet", esse vídeo é uma forma divertida de expor esse sentimento.

Porém, acredito que os "fotógrafos de internet" podem muito bem se especializar e tornar-se fotógrafos profissionais. Fica então a dica para quem se interessa por fotografia.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Truques para direção de fotos de noivos

Constragimento, timidez e expressões não genuínas são muito comuns de se receber quando se dirige modelos não profissionais. Na maioria das vezes, o resultado insatisfatório não é culpa do retratado e sim do fotógrafo, que não conseguiu deixar a pessoa confortável.



Com uma tragetória de quatro anos de carreira, o mineiro Vinícius Matos destaca-se no cenário nacional e internacional como um premiado fotógrafo de casamentos. Ele está a frente da Escola de Imagem, na qual ministra cursos sobre fotografia. Também dirige a agência La Foto, que já foi vencedora de diversos concursos.

E é ele quem forneceu para a revista Técnica & Prática algumas dicas para uma boa direção de fotos de noivos. Selecionamos aqui no blog algumas delas para vocês, aproveitem!

Dica nº1: Nada de pose
Fotografar uma pessoa em uma pose preestabelecida é bem diferente de fotografar um momento autêntico. Saber provocar os momentos genuínos do casal é o que faz o sucesso de direção de uma foto.

Dica nº2: Sem vergonha
Você só vai conseguir alegria do fotografado quando você mesmo transmitir tal sentimento. Transmita confiança sabendo o que está fazendo. Ao confiar em si mesmo, faça com que o cliente sinta isso e se entregue nas mãos de quem sabe o que faz.

Dica nº3: Comunique-se
Saber dar os comandos certos na hora da direção. Por exemplo, "Peguem na mão um do outro, façam carinho no rosto lentamente." ao invés de "Façam cara de par romântico." fica mais fácil para os modelos não profissionais reagirem mais rápido à primeira frase que vem com uma ordem bem articulada. Mas ser um bom comunicador não significa que apénas você fala e dá ordens, é preciso ainda ser um bom ouvinte. Pergunte e escute muito antes de começar a fotografar.

Leia o artigo na íntegra na revista Técnica & Prática, edição 21 disponível para consulta na Biblioteca ESPM Rio.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como preparar sua fotos para impressão



Toda foto deve ser preparada antes de sua impressão seja você um fotógrafo profissional ou não.


Algumas câmeras digitais usam um ratio (proporção) de 4:3, outras 3:2 e assim por diante. Se o tamanho que você escolher para imprimir tiver uma proporção diferente as fotos serão cortadas.

Fotos digitais são inevitavelmente mais “suaves” que as de filme. É imprescindível que você aumente um pouco a nitidez geral da foto (a quantidade exata depende do modelo da sua câmera).

Muitas vezes a foto fica diferente na sua tela do que fica na impressão. Isso pode acontecer por seu monitor não estar bem calibrado ou por existir um padrão diferente de cores no seu laboratório de impressão. Tente sempre trabalhar com o mesmo laboratório para conseguir se acostumar com seus padrões de cores na hora de editar sua imagem. Nos laboratórios atuais você também vai encontrar a opção de “auto corrigir” as cores, o que pode ser uma mão na roda para manter cores corretas se você não faz questão de manter sua edição própria.

Para preparar suas fotos segue o passo a passo:

1. Faça todas as edições possíveis. Se pretende adicionar algum efeito ou fazer correções gerais na foto, faça agora, com a foto na sua resolução máxima e preferencialmente em RAW.

2. Salve essa foto (sempre deixando uma versão da original)

3. Agora sim, sabendo o tamanho que vai imprimir, corte sua foto (no Photoshop use a ferramenta Crop com o tamanho especificado e 300dpi).

4. Por último, adicione nitidez com, por exemplo, a ferramenta Filters > Sharpen > Unsharp Mask

Para saber qual é o maior tamanho de foto que sua câmera consegue fazer com qualidade máxima abra a versão da foto sem nenhuma edição no Photoshop e vá ao menu Image > Image Size. Lá você vai desmarcar a opção Resemple Image e vai digitar no campo Resolution 300 (pixels/inch). Essa é a resolução usada na impressão. Nos campos Width e Height vão aparecer os tamanhos máximos.


Fonte:
Dicas de fotografia

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 15 a 17 de julho

CINEMA



Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2 [Harry Potter and The Deathly Hallows – Part 2, EUA, 2011], de David Yates (Warner). Gênero: aventura. Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint. Sinopse: Segunda parte da última aventura do bruxo Harry Potter. Com exibição em 3D. Duração: a definir. Classificação: 14 anos.




Loup – Uma amizade para sempre [Loup, França, 2009], de Nicolas Varnier (PlayArte). Gênero: aventura. Elenco: Nicolas Brioudes, Pom Klementieff. Sinopse: Na Sibéria, jovem pastor de renas tenta proteger os animais de um lobo. Duração: 102 min. Classificação: livre. São Paulo e Rio de Janeiro


Rio de Janeiro

TEATRO

Nise da Silveira – Senhora das Imagens
de 07 de julho a 25 de agosto



Conta a história da médica que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao defender o uso da chamada terapêutica ocupacional em substituição aos eletrochoques. O espetáculo multimídia traz coreografia assinada por Ana Botafogo ao som de temas especialmente compostos pelo também consagrado pianista João Carlos Assis Brasil. A encenação conta com a participação especial de Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung, referência fundamental na vida da personagem.
Com Mariana Terra
Direção: Daniel Lobo
Coreografias: Ana Botafogo
Trilha original: João Carlos Assis Brasil

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quartas e quintas, às 19h
Duração: 90 min
Preço: R$30 e R$15 (meia)
Classificação: 16 anos


FESTIVAL

Anima Mundi
15 a 24 de julho


Um festival que visa informar, formar, educar e entreter utilizando as infinitas possibilidades da linguagem de animação.
Em 2011 o Anima Mundi celebra o seu 19º aniversário promovendo, além do festival anual no Rio de Janeiro e São Paulo, uma série de atividades que são refletidas em seu website.

Confira a programação!


EXPOSIÇÃO

I am a Cliché – Ecos da Estética Punk
11 de Julho a 2 de Outubro


I am a Cliché – Ecos da Estética Punk resgata a gênese plástica do estilo musical que rejeitou o convencional. Com título emprestado de uma composição da banda X-Ray Spex, a exposição reúne o olhar de 12 consagrados artistas sobre o status da imagem e suas metamorfoses dentro da estética punk: Andy Warhol, Artsitein, Bruce Conner, David Lamelas, David Wojnarowicz, Dennis Morris, Destroy All Monsters, Jamie Reid, Linder, Peter Hujar, Robert Mapplethorpe e Stephen Shore, e a coleção de capas de discos de vinil de Thierry Planelle.

Local: CCBB-RJ
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Qual seu estilo de fotografia?

Muitas das vezes, as máquinas digitais na sua base são muito semelhantes, variando um detalhe ou outro. Por isso, para escolher a melhor máquina digital, terá de perceber para que é que a vai usar e como é que a pretende usar.

Antes de começar, deve escolher o seu tipo de fotografia. Ficam aqui diversos tipos de fotografias, para selecionar o tipo de fotografia com que mais se identifica. Adicionalmente, pode escolher mais um ou dois estilos, mas não assuma que vai praticar todos. Desta forma, conseguirá ter uma noção para o que pretende a sua máquina fotográfica. No final poderá associar o seu tipo de fotografia ao tipo de máquina fotográfica.

1. Esporte e ação
Qualquer coisa que não se mantenha estática e que requeira ação, este pode ser o seu tipo de fotografia.


2. Retrato
Rostos, expressões, captar a emoção de um olhar, este será certamente o seu estilo dominante de fotografia.


3. Paisagem
Natureza urbana, natureza selvagem, fotografar belas paisagens; se não gosta de interagir com pessoas para as fotografar, a beleza da paisagem será o grande foco da sua fotografia.


4. Macro
Detalhes, se gosta de ver as fotografias de peças de arte dos museus que visitou nas férias, se gosta de fotografar insetos, plantas, fotografar comida, enfim, a fotografia macro é a sua fotografia.


5. Noturnas ou com pouca iluminação
Ambientes interiores ou exteriores com luz mais difusa, este é o seu estilo de fotografia.


6. Viagens
Viajar e transportar a sua câmera fotográfica para todo o lado, então terá de considerar adquirir uma câmera leve e de pequenas dimensões, porque andar horas com uma câmera às costas pode ser muito cansativo.


7. Festas e família
Festas de aniversário, jantar da família, dia de Natal, animal de estimação, seu bebé, deve prever que vai tirar fotografias aleatoriamente dentro de casa.


8. Momentos
Saídas fotográficas com amigos, captar momentos instantâneos que significam algo e que podem ser relembrados com emoção; se gosta de esperar por aquele momento especial que sente que vai captar como ninguém, saiba que a velocidade é essencial, para conseguir reagir a tempo e captar a fotografia desejada.


9. Estúdio
A fotografia de estúdio quer seja de objetos ou pessoas, é bem preparada, encenada, tudo pensado ao mínimo detalhe, e se é o que pretende fazer, deverá considerar adicionalmente a iluminação correta para o fazer, e não só apenas a câmera fotográfica.


Fonte:
O meu olhar

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Rock e a Fotografia

HOJE É O DIA MUNDIAL DO ROCK!!!
E Rock tem tudo a ver com fotografia.

A fotografia juntamente com a música, vem formando uma notável parceria nos tempos atuais demonstrando como são os astros do rock em seus shows e em seus “backstages’’. Isso forma um fenômeno chamado por alguns de Moda, e que influencia milhares de pessoas ao redor do mundo. O Rock and Roll sempre foi relacionado a Moda de alguma maneira, sendo até hoje o estilo mais seguido e diversificado que há no sentido comportamental, social e pessoal.


Annie Leibovitz produziu algumas das mais famosas imagens dos últimos 30 anos e pode ser considerada uma das mais influentes profissionais no mundo da fotografia. Glamour, riqueza, o drama da guerra, as últimas imagens de Nixon na Casabranca, o mundo da dança e do rock and roll, assim como a relação dos astros com o poder foram algumas das características registradas por Annie. Seu olhar já estampou revistas renomadas como Vogue, Vanity Fair e Rolling Stone. No documentário Anne Leibovitz – Life through a lens (2006), a fotógrafa divide com o espectador seu processo artístico e experiências durante a carreira, além de fazer um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu estúdio até seu descanso em sua fazenda na companhia dos filhos.


Gostou? A Biblioteca ESPM Rio tem o documentário da Annie disponível para empréstimo. Assista!

Fontes:
Galeria do Rock
Blog do Grings

Para saber mais:
Annie Leibovitz: A Rock N’ Roll Photographer
Dia Mundial do Rock

segunda-feira, 11 de julho de 2011

[E-book] Guia para fotografia social

Todo mundo conhece um fotógrafo social, comumente batizado de ‘fotógrafo de casamento’. Aliás, em outros tempos, o fotógrafo de casamento era apenas uma consequência do trabalho realizado na família. Sim, senhoras e senhores, o fotógrafo era algo parecido com o médico. Depois de aprovado pela família, fazia todos os serviços.

Em tempos modernos, muitas vezes o fotógrafo é realmente da família.

Com a evolução e a facilidade de aquisição dos equipamentos digitais, um pouco de habilidade e feeling são o que um fotógrafo iniciante precisa para dar os primeiros passos.



Este ebook tem como objetivo facilitar um pouco este caminho. Não é manual técnico, muito menos a “verdade das verdades” sobre fotografia social. Ele explica um pouco do que trata a fotografia social, bem como apresenta um roteiro simples para quem nunca esteve em um evento do gênero com a responsabilidade de apresentar material.

Após a leitura, se tudo realmente correu como deveria, o debutante em fotografia social terá condições de realizar a cobertura de casamentos e aniversários de forma simples e objetiva. Não será uma superprodução, mas acertadas as escolhas técnicas, ficará longe de um desastre.

Fonte:
Fotografia DG

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 8 a 10 de julho

CINEMA



Cilada.com [Brasil, 2011], de José Alvarenga Jr. (Downtown/Paris). Gênero: comédia. Elenco: Bruno Mazzeo, Fernanda Paes Leme, Mauro Mendonça. Sinopse: A namorada de Bruno descobre que ele a traiu. Como vingança, ela resolve colocar no YouTube um vídeo de uma transa do casal. Duração: a definir. Classificação: 14 anos.




Corações perdidos [Welcome to the Rileys, Reino Unido/EUA, 2010], de Jake Scott (Imagem). Gênero: drama. Elenco: James Gandolfini, Kristen Stewart. Sinopse: Um homem mais velho se relaciona com uma jovem à deriva. Duração: 110 min. Rio de Janeiro e São Paulo




Daquele instante em diante [Brasil, 2011], de Rogério Velloso (Itaú Cultural). Gênero: documentário. Sinopse: Documentário musical sobre a trajetória do músico Itamar Assumpção, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Duração: 110 min.




Gainsbourg – O homem que amava as mulheres [Serge Gainsbourg, vie heroique, França, 2010], de Joann Sfar (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Eric Elmosnino, Lucy Gordon, Laetitia Casta. Sinopse: Cinebiografia do ícone musical francês Serge Gainsbourg. Duração: 130 min. Classificação: 16 anos. Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.




O ursinho Pooh [Winnie the Pooh, EUA, 2011], de Stephen J. Anderson e Don Hall (Disney). Gênero: animação. Sinopse: Novo longa de animação protagonizado pelo célebre personagem criado por A. A. Milne.


Rio de Janeiro

TEATRO

Hermanoteu na Terra de Godah
9 e 10 de julho



Há 15 anos usando o humor para conquistar o público brasileiro, a Cia. de Comédia Melhores do Mundo volta ao Vivo Rio para apresentar seu mais conhecido espetáculo nos dias 09 e 10 de julho. Seguindo a linha de sátiras da grupo, Hermanoteu na Terra de Godah visita a diversidade fantástica do Livro dos livros. Entre as densas páginas do Antigo Testamento, encontramos Hermanoteu, nosso pacato protagonista, perambulando por domínios romanos entre pestes, bárbaros e deuses pagãos. Quando o homem enfrentava a ira de um deus menos complacente, Hermanoteu, irmão de Micalatéia e típico hebreu do ano zero – camarada, bom pastor e obediente –, recebe uma missão divina: guiar Seu povo à Terra de Godah.

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro – RJ
Horário: sábado, às 21h30 | domingo, às 20h30
Preço: Os ingressos variam de R$20 a R$100
Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.


EXPOSIÇÃO

Coloridos Sentados, Lilás em Pé
de 8 de junho a 10 de julho

Com curadoria de Walter Firmo, a Caixa Cultural Rio de Janeiro abriga, até 10 de julho, a exposição Coloridos Sentados, Lilás em Pé, composta por 75 imagens feitas por 23 fotógrafos. Entre os fotógrafos estão Ana Paula Linhares, Pedro Lopes, Marcia Oliveira e Walter Firmo.

O evento é dividido em dois temas: Um Jeito Carioca, que mostra aspectos menos convencionais do povo carioca, e Vestígios, com recortes e marcas da cidade que muitas vezes podem passar desapercebidos. As imagens mostram as particularidades de cada fotógrafo, que buscaram despertar um olhar diferenciado sobre o lugar em que vivem.

Local: Centro Cultural Caixa Cultural - Espaço Livraria
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21
Preço: Entrada Franca
Classificação: Livre

quinta-feira, 7 de julho de 2011

[Entrevista] Alexandre Keese

Ele é conhecido no mundo fotográfico especialmente pelas manipulações de imagens feitas com o Adobe Photoshop. Além disso, é apresentador do PhotoPro TV: Podcast sobre Photoshop e organizador do Photoshop Conference.

Alexandre Keese (@alekeese) acredita que todo fotógrafo deve conhecer o Photoshop – até mesmo para melhorar a produtividade e o fluxo de trabalho – mas que devemos tomar cuidado para a edição não ficar tão evidente, porque o “melhor elogio” vem quando o conceito da imagem é passado e o aplicativo fica em segundo plano.

Confira abaixo a entrevista que o site Fotografia DG fez com essa referência da fotografia.

1 – Como e quando começou o seu interesse por manipulação de imagem?

Já faz muito tempo… Eu tinha 15 anos quando meu pai comprou nosso primeiro Macintosh da Apple, naquela época, ter um computador era algo raro e o custo era alto, mas, como ele trabalhava com artes gráficas, fazia parte da evolução do negócio. E com 15 anos você pode imaginar o quanto, para mim, era interessante ver e poder mexer no computador, que para minha felicidade tinha um Photoshop e foi o programa que mais chamou minha atenção. Por isso, comecei me divertindo e depois acabei evoluindo e criando uma verdadeira paixão pelo aplicativo.

2 – Por que é importante para o fotógrafo saber lidar com o Photoshop?

Eu acredito que o Photoshop é uma ferramenta super importante para qualquer fotógrafo, pois com ele é possível que o profissional faça os ajustes finos, fusões e assim torne sua imagem mais atraente. Acho também que se o profissional conhecer o Photoshop, vai conseguir mais produtividade em seu fluxo de trabalho, pois, ao conhecer o processo de edição de imagens, pode capturar as imagens de forma correta e assim facilitar seu trabalho.

3- Quais as vantagens e desvantagens do uso do Photoshop em relação ao Lightroom?

Cada um dos programas tem um propósito. O Lightroom é um super banco de dados e ao mesmo tempo permite ajustes avançados e distribuição de conteúdo com poucos cliques. Alia também uma grande produtividade para quem trabalha com muitas imagens em seu dia a dia. Agora, se o profissional precisa desenvolver uma fusão, como encontramos com frequência na publicidade, o Photoshop é quem assume o trabalho e faz dele seu diferencial.
Agora, imagine se o profissional, seja da fotografia ou tratamento de imagens, une o poder de fogo dos dois aplicativos, conseguimos algo sem igual, permitindo que qualquer limite criativo seja alcançado.
No meu dia a dia, eu uso os dois aplicativos, pois, como adoro fotografar, uso o Lightroom para gerenciar minhas imagens, e depois o Photoshop para o tratamento e fusão, criando sem limites e, claro, me divertindo durante todo o tempo!

4 – Como surgiu a parceria com o fotógrafo Brasilio Wille ?

O Basilio é uma pessoa muito especial, um fotógrafo super talentoso e um grande mestre que tem compartilhado comigo seu conhecimento e a quem considero um grande amigo. Digo sempre para ele que é uma amizade valiosa como poucas que vou encontrar em minha vida, alguém com quem tenha tanta sinergia e respeito.
Eu conheci o Brasilio durante uma palestra em Curitiba. Ambos éramos palestrantes e trocamos cartões, depois eu voltei para Curitiba e começamos a conversar e até hoje não passa uma semana sem um contato. Com isso, veio a parceria, ministrando treinamentos juntos. Fizemos nosso primeiro DVD sobre fotografia conceitual e pode ter certeza que muito mais está por vir!

5 - Como a internet com seus blogs e redes sociais ajuda ou atrapalha no ensino do Photoshop e da manipulação digital?

A Internet é uma poderosa ferramenta, permitindo reduzir barreiras e aproximar as pessoas. Só consigo ver vantagens em seu uso, ou pelo menos na forma como eu a uso. Ferramentas como Twitter e Facebook também ajudam a divulgar o trabalho e descobrir tendências sobre tratamento, edição e fusão de imagens. Mas eu uso a internet como ponto de partida para descobrir e começar algo, depois me aprofundo com livros, DVDs, participando de eventos, cursos etc.

6 – Quais as suas referências, em quem você se inspira?

O Brasilio, como já disse, é uma grande inspiração na parte de fotografia, assim como o Cacalo, que tem um trabalho maravilhoso e é uma pessoa super especial por quem tenho muito carinho; o Thales Trigo, um mestre que domina a fotografia como poucos; Clicio Barroso na parte do Lightroom; Daud Pacha, o fotógrafo carioca que faz fotos sociais lindas!
Na parte do Photoshop, existem grandes autores, como por exemplo o Jack Davis, com quem tenho uma grande amizade, Ben Willmore e Scott Kelby também são pessoas que agregam demais e a quem tive o prazer de conhecer e conversar pessoalmente algumas vezes. Na parte de edição de imagens, também tenho meus ídolos, sejam empresas ou pessoas, como o Márcio Negherbon, da Meca, o time da Seagulls Fly, Daniel Xavier, Fujocka, sem contar diversos profissionais talentosos que conheci durante o Photoshop Conference ou treinamentos que ministro por todo o país.

7 - Quantos livros e DVDs já escreveu sobre Photoshop e Manipulação de imagem?

Eu tenho um livro chamado Adobe Photoshop Tratamento & Edição Profissional de Imagens, que hoje está em sua terceira edição e foca em 10 capítulos o processo de tratamento, explicando como analisar uma imagem, qual ferramenta escolher e como montar um fluxo profissional. De minha autoria tenho também dois DVDs, um falando sobre Canais, Máscaras e Seleções, que são fundamentos essenciais do Photoshop e necessários para qualquer usuário, e outro chamado 100% Photoshop CS5, que apresenta diversas dicas usando as novidades presente na mais recente versão do aplicativo. Por último, tenho o DVD Fotografia e Photoshop, a Arte da Imagem Conceitual feito em parceria com o Brasilio, que ficou show!

8 – Quais leituras você indica – nacionais e internacionais – sobre o Photoshop e manipulações de imagem?

Para quem está começando, indico o Guia Autorizado da Adobe – Adobe Photoshop CS5 – Classroom in a Book. Agora, se você já conhece Photoshop, precisa se aprofundar em conceitos, a indicação são dois livros: o meu sobre tratamento e o livro 10 fundamentos, do Clicio Barroso.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Crie sua câmera Pinhole

Pinhole é um processo alternativo de fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Também conhecida como câmera estenopeica, a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com (normalmente um) pequeno orifício. A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está na sua óptica. A imagem produzida por uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, tem um foco suave em todos os planos da cena (tudo está focado).



Existem pinhole de lata, de caixa de fósforos, de sapatos e até de casca de ovo! Pode dar nome, criar formas, decorar por fora, pirar por dentro. Dependendo de como você colocar o papel fotográfico ou filme dentro, a foto pode sair reta, redonda, em forma de coração, de estrela, em tiras!'. Na verdade, nem tudo pode. Aqui vão umas regras para fotografar com a pinhole:

- Prefira fazer a exposição (tirar a foto) ao ar livre. Se for um dia de sol, a janelinha fica aberta de 30 segundos a 1 minuto. Se nublado, o tempo aumenta para de 2 a 4 minutos.

- Quanto maior a câmera, maior o tempo de exposição, porque a luz enfraquece à medida que viaja do furinho até a parede onde está o papel.

- Se o furo estiver longe do material sensível à luz, mais próxima fica a imagem (mesmo efeito daquelas lentes especiais de fotógrafos, sabe?). E, quanto mais perto o furo, mais 'coisa' entra na foto, pois o ângulo de visão é maior.

- Quanto maior o orifício, menor tem de ser o tempo de exposição à luz. Porém, menos nitidez haverá na foto: ficará tudo mais, digamos, borrado.

- Como os tempos de exposição são longos, para a foto não sair tremida, a dica é apoiarmos a câmera em uma superfície fixa.


Agora que você já sabe o que é e como utilizar, segue o passo a passo da construção de uma pinhole para você sair fotografando por aí:

Você vai precisar de:
- Caixa de sapato (ou outra que você quiser)
- Parte debaixo de embalagem de alumínio para comida
- Agulha nº 9 ou nº 10
- Lixa 320 ou 400
- Papel preto fosco tipo Color Plus
- Tesoura
- Estilete
- Papéis fotográficos preto e branco
- Papel vegetal
- Cola
- Canetinha preta
- Pano para escurecer a câmera de papel vegetal

1. Pinte as esquinas da caixa com canetinha preta. Recorte o papel preto nos tamanhos das laterais, do fundo e da tampa da caixa. Cole tudo bem rente e veja se não está vazando um branquinho em alguma parte.


2. Recorte uma pequena janela na tampa da caixa e pinte a borda toda do buraco. Dica: se fizer mais de uma janela, será como se você tivesse várias lentes em uma mesma câmera! Veja no que dá!


3. Com um pedaço do alumínio recortado um pouco maior do que o tamanho da janela, fure com a agulha um pequeno orifício. Depois, passe a lixa no lado oposto que foi feito o furo. Ainda desse lado, enfie a agulha novamente e gire uma vez para garantir que o furo fique bem redondo.


4. Com fita isolante, grude o papel com o furo na parte de fora da janela (da tampa).


5. Para a luz não escapar, encape com fita isolante a parte de cima da caixa e da tampa. Com a mesma fita, faça por fora uma cortininha na ponta da janela para que possa abrir e fechar: esse é o mecanismo de tempo de exposição à luz.


Na hora de colocar o papel em que vai sair a foto, tem de estar tudo escuro! Luz apagada, cortinas fechadas! A parte fosca do papel fica colada na parede da caixa e a parte brilhante (a mais lisinha) fica de frente para o furo. Colocado o papel, passe fita isolante ao redor da tampa, para impedir luz pelas frestas. Quando a foto acabar, ou seja, quando tiver fechado a janelinha, não abra a caixa! Aí você podem levar ao laboratório. Nem todos perto de casa fazem essa revelação, que é em preto-e-branco. Por isso, pergunte antes na loja.

Quem ensinou: O fotógrafo e professor André Spinola e Castro. Na dúvida, enviem um e-mail ao André, no andre@rever.fot.br

Aprenda também a fazer uma Pinhole com caixa de fósforo e veja os resultados!



Fontes:
Revista Crescer
Blog Espelho Secreto
Marcos Campos

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fotografia para iniciantes

Você se intressa por fotografia, mas não faz ideia por onde começar?
O site Dicas de Fotografia disponibilizou um e-book bem intetressante que oferece essa iniciação em 7 lições.



O conteúdo é simplificado ao máximo para melhor entendimento de quem resolveu começar a fotografar agora. Se você já conhece a fotografia vai achar básico demais. Não informação neste material sobre coisas mais intermediárias sobre equipamentos, cartão cinza ou contas complexas para determinar o melhor foco da lente. Este é um guia para quem está começando e quer entender sem complicações os conceitos básicos da fotografia.

Para seguir estas lições é imprescindível ter uma câmera com controles Manuais (M). As câmeras que não possuem controle manual selecionam todos os itens automaticamente – não deixando nenhum espaço para a sua criatividade.

Também é importante que você tenha o manual da sua câmera para saber sempre como editar as configurações mostradas. Como a nomenclatura é basicamente a mesma independente do fabricante do seu equipamento qualquer dúvida está a um item do sumário de ser resolvida.

Interessou? Faça já o seu download

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Efeitos de fotografia noturna

Estamos iniciando mais um mês no Conectado e o nosso tema agora é FOTOGRAFIA!
Para começar selecionamos para vocês alguns efeitos de fotografia noturna retirados do site Meu Scrap. Divirta-se e pratique!

1. Reflexos de Luz:
O movimento e a superfície irregular pode transformar os pontos de luz em faixas de luzes agradáveis.

Foto de James Marvin Phelps

2. Light Graffiti
Coloque sua câmera no modo de longa exposição e começar a riscar com uma lanterna.

Foto de Viernest

3. Efeito Zoom
Rode o anel de zoom em sua lente com uma exposição relativamente longa depois que você pressionar o botão do obturador. A explosão de raios de luzes do centro do quadro é muito interessante.

Foto de 96dpi

4. Fora das Luzes de Foco
Use o modo de foco manual e abertura maior de sua lente, você pode capturar matriz intrigante de fora das luzes de foco.

Foto de appm

5. Longas Trilhas de Tráfego Exposição
As luzes dos carros decoraram as ruas e deixam os fios adoráveis.

Foto de Nrbelex

6. Estrelas
As estrelas se movem, mas lentamente. Carregue totalmente a bateria. Você precisa de uma exposição muito longa.

Foto de tunaboat

7. Motion Blur
Spinning carrossel, as pessoas andando, ou deslocar o tráfego. Capture o movimento na borra.

Foto de Ishmael Orendain

8. Mar
A exposição longa transforma o mar agitado em um mundo de sonho.

Foto de Garry

9. Fumaça
Cheio de detalhes. Algumas pessoas adoram essas fumaças

Foto de Vanessa Pike-Russell

10. Moody Cena de Rua
Às vezes só é lindo, como esta rua deserta.

Foto de Craig Allen

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas Culturais do Fim de Semana - 1º a 3 de julho

CINEMA



Estranhos normais [Happy Family, Itália, 2010], de Gabriele Salvatores (Pandora Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Diego Abatantuono, Fabio de Luigi, Fabrizio Bentivoglio, Margherita Buy. Sinopse: Duas famílias se aproximam quando dois jovens de 15 anos decidem se casar, o que revela um universo onde os pais são mais loucos que os adolescentes. Duração: 90 min.



A falta que nos move [Brasil, 2009], de Christiane Jatahy (Espaço Filmes). Gênero: drama. Elenco: Pedro Bricio, Daniela Fortes, Marina Vianna, Kiko Mascarenhas. Sinopse: Baseado na peça homônima, filmado durante 13 horas ininterruptas na casa da diretora, o filme vai ao limite entre realidade e ficção. Duração: 105 min. Classificação: 14 anos



A missão do gerente de recursos humanos [Human Resources Manager, Israel/Alemanha/França, 2010], de Eran Rikilis (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Mark Ivanir, Gila Almagor, Guri Alfi. Sinopse: Um gerente de recursos humanos de uma grande padaria tenta impedir a publicação de uma reportagem difamatória. Duração: 103 min. Classificação: 12 anos.



Os pinguins do papai [Mr. Popper´s Penguins, EUA, 2011], de Mark Waters (Fox). Gênero: comédia. Elenco: Jim Carrey, Carla Gugino. Sinopse: Com o sonho de explorar o ártico, o pintor Mr. Popper escreve para vários exploradores e um deles manda pinguins de presente, que acabam gerando filhotes.



Transformers: O lado oculto da lua [Dark of the Moon, EUA, 2011], de Michael Bay (Paramount). Gênero: ação. Elenco: Shia LaBeouf, Josh Duhamel, Patrick Dempsey. Sinopse: Nesta terceira aventura da série, os autobots se envolvem numa corrida armamentista entre EUA e Rússia. Com exibição em 3D.


Rio de Janeiro

TEATRO

Mulheres Alteradas
24 de março a 31 de julho



A peça mapeia o discurso sobre a feminilidade presente no mundo contemporâneo dessas mulheres, assoladas por cobranças e demandas desgastantes e, às vezes, quase impossíveis de atender simultaneamente: trabalhar o dia todo, dentro de casa, serem mães maravilhosas, amantes insuperáveis e manter as boas formas física e estética.

Local: Teatro Clara Nunes
Endereço: R. Marquês de São Vicente 52 – 3º andar - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Quinta a sábado, às 21h30, e domingo, às 20h
Duração: 80 min
Preço: R$70,00 (domingo) e R$80,00 (sexta e sábado) Comprar
Classificação: 12 anos


Garotos
de 04 de junho a 31 de julho



Amor, amizade, saudade, morte e vida - principalmente, muita vida! Garotos, de Leandro Goulart, é um espetáculo emocionante e divertido, onde cinco jovens retratam as aventuras e desventuras de um homem desde seus dez anos de idade. Temas como virgindade, masturbação, drogas, sexualidade, perdas, paixões, família, traição, porres, gravidez, futuro, teatro, futebol, música e internet, não fazem desta, uma peça só para adolescentes: Garotos trata, com cuidado, das relações humanas, e mostra, acima de tudo, o quanto é bom viver. Contada sempre na primeira pessoa do singular, o espetáculo responde a muitas questões que não aprendemos em casa ou na escola. Emoções que surgem inesperadamente a partir da adolescência e nos acompanham por toda existência e, claro, os consequentes dilemas de como lidar com elas.

Local: Teatro das Artes
Endereço: R. Marquês de São Vicente 52 – 2º andar - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Sábados as 19h e domingos as 18:30
Preço: R$50 Comprar
Classificação: 14 anos