sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dicas Culturais do Feriadão

CINEMA
A Suprema Felicidade


Rio de Janeiro, 1945. Em uma rua bucólica, Paulo, de 8 anos, assiste à festiva comemoração do fim da guerra ao lado dos pais, Marco, aviador da FAB, e da mãe Sofia, sorriso largo, sedutora, cheia de vitalidade, cabeça feita pelos filmes de Hollywood, foi num baile cinematográfico que o casal se conheceu e acreditou que viveria feliz para sempre.

Na juventude, Paulo vive situações fortemente contrastadas. Em casa, o pai apaixonado por aviões, não consegue realizar o sonho de pilotar um jato. Deprime-se e reprime as tímidas aspirações da mãe de alçar algum vôo profissional. A relação entre Paulo e o pai é distante, mas compensada pela cumplicidade com Noel, o avô paterno, um funcionário público boêmio, tocador de trombone de vara na Lapa, filósofo do cotidiano e iniciador de Paulo e Cabeção na vida noturna. A avó de Paulo, uma polaca ex-dançarina da Lapa, também é um sopro libertário no clima doméstico cada vez mais opressivo.

Federal, o filme


O filme trata de uma força-tarefa de policiais comandados pela Polícia Federal, atrás de um poderoso traficante em Brasília. A inovação vem no hotsite FEDERAL O FILME, onde você é convidado a entrar em uma investigação e descobrir qual de seus amigos é o suspeito! O game é integrado ao seu facebook, é só estar logado.

RIO DE JANEIRO

TEATRO
z.É. - Zenas Emprovisadas
De 12 de outubro a 30 de novembro


Z.É. (Zenas Emprovisadas) é uma maratona de improvisação, com um diretor convidado e um elenco fixo de atores: Fernando Caruso, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet e Rafael Queiroga.

Esta é a 18ª temporada no Rio de Janeiro. O espetáculo, diferente a cada apresentação, é sucesso tanto de crítica (vencedor do Prêmio Shell de 2005) quanto de público (mais de 100 mil espectadores).

Com uma hora de duração, a peça é dividida em três blocos:
- Um esquete de humor (diferente a cada apresentação).
- Uma aula ao vivo de teatro (diferente a cada apresentação) - o diretor convidado prepara uma aula surpresa e propõe exercícios de improvisação aos atores, comentando objetivos e resultados para a plateia.
- Jogos de improvisação fixos - o público sugere frases e inventa situações que serão vividas pelos atores, com coordenação do diretor convidado.

Os jogos de improvisação são os mesmos, contudo com sugestões e resultados completamente diferentes. Tudo ao vivo e a cores, feito na hora.

Convidados:
Dia 12/10 - Paulo Gustavo e Preta Gil
Dia 19/10 - Leo Jaime e Leandro Hassum
Dia 26/10 - Claudio Amado e Marcio Ballas
Dia 02/11- Mario Hermeto e Maria Clara Gueiros
Dia 09/11- Alexandre Régis e Heloisa Perissé
Dia 23/11 - Fernando do Val e George Sauma
Dia 30/11- João Fonseca e Marcius Melhem
• A lista de convidados está sujeita à alterações.

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Horários: 02 de Novembro, às 19h30 e 22h30 | 09 de Novembro, às 19h30 e 22h30.
Temporada: De 12 de outubro a 30 de novembro
Preço: Os ingressos variam de R$15 a R$100
Classificação: 16 anos

Fontes: Cinema 10

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Linha Fast da Nestlé lança campanha com filme que mistura diversas técnicas de animação



Um filme realizado inteiramente com recursos de ilustração, animação, técnicas de 3D e stop motion marca a nova campanha da linha FAST da Nestlé na televisão. Utilizando uma linguagem moderna e alinhada com seu público-alvo, formado por adultos a partir dos 18 anos, a peça publicitária promete chamar a atenção com uma história que mistura ação, ritmo e uma boa dose de imaginação.

A criação da campanha é assinada pela Agência W/McCann, responsável também por todo o plano de comunicação da linha FAST. O filme tem duração de 30 segundos e será veiculado nas principais TVs abertas das regiões Sul e Sudeste. O traço diferenciado das ilustrações é dos designers Julio Zukerman e Henrique Lima, conhecidos como ‘Mulheres Barbadas', a mesma dupla responsável por toda a linha gráfica da campanha de FAST. Os desenhos monocromáticos são repletos de informação e de referências que simbolizam o dia-a-dia acelerado e dinâmico vivido pelo público-alvo do produto.



Produzido pela FilmPlanet, o filme conta com a direção de Flávia Moraes e Pix Talarico. Dona de uma energia e experiências difíceis de encontrar em uma só pessoa, Flavia Moraes é uma das principais realizadoras de sua geração. Neste ano, foi responsável pela direção de dois projetos para televisão "alimentados" pela Nestlé: a minissérie Tô Frito e a série Galera Animal, animação em 3D produzida pela Film Planet em parceria com a argentina Gizmo, exibida desde 16 de setembro, nos intervalos da novela das oito da Rede Globo (Passione). Além disso, Flávia traz em seu currículo documentários, curtas e longas metragens, shows e mais de 3 mil comerciais dirigidos internacionalmente.

Fonte: Cidade Marketing

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Campanha Havaianas premiada em Cannes

Por Silvia Zampar

Vejo muita inspiração nas artes, com um aspecto vintage, me lembrou Yellow Submarine, enfim, mais uma vez o pessoal “acerta a mão” ao criar as peças de Havainas, se preocupando pouco em mostrar atributos do produto, mas muito mais em passar emoção.






Fonte: TuDiBão

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nova Campanha da Pepsi, um novo posicionamento



A Pepsi apresenta o novo posicionamento da marca, que incentiva o público a viver a diversidade, sair da rotina e estar aberto a novas possibilidades. A ideia principal é mostrar que abrir mão das falsas primeiras impressões pode ser bom para construir um novo repertório de vida.

Multitarefa, conectado e aberto a novas experiências, o jovem do século XXI é o principal foco da marca, que acaba de lançar uma nova plataforma de comunicação assumindo que pode ser uma boa escolha. A campanha desenvolvida a partir de uma pesquisa em bares e restaurantes pela AlmapBBDO mostra um garçom dizendo que só tem Pepsi e perguntando: "Pode ser?". A estratégia é utilizar um fato que já acontece no dia a dia para quebrar os velhos hábitos. “Estamos fazendo isso de uma forma verdadeira e corajosa”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing da PepsiCo.

Com o slogan "Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi", a marca associa beber Pepsi a um universo em que novas experiências são saudáveis e podem surpreender. A Campanha, criada pela AlmapBBDO, conta com a presença do jogador Ganso, do Santos.

A marca espera se alinhar à autenticidade do jovem ao se apropriar do que acontece na vida real, no ponto de venda. “A pergunta que todo mundo já ouviu de um garçom vira campanha da Pepsi”, escreveu Marcelo Serpa, Sócio-presidente e Diretor de Criação da AlmapBBDO, em seu Twitter. “Queremos reverter a situação. Pegamos uma ocasião de fraqueza para transformá-lo num momento bom”, aponta, desta vez ao vivo, durante apresentação da campanha. “É bom usar a realidade e a verdade a seu favor no mundo das marcas verdadeiras e transparentes”, completa.

"Nos apropriamos de algo verdadeiro que é a situação vivida no momento de consumo da marca, sabemos exatamente a reação quando Pepsi é oferecida e nossa proposta é fazer com que as pessoas pensem que aquilo que não está na rotina pode ser uma boa alternativa. Nosso público é jovem e aberto a sair do piloto automático, da acomodação e vimos que esta proposta fala diretamente com eles” diz Luciana Fortuna, diretora de marketing de PepsiCo Bebidas.

Além da TV, a marca também investe em projetos especiais com veículos de mídia impressa e em ações online. Além de repaginar o site, estão programadas iniciativas com o objetivo de trabalhar as redes sociais e os canais oficiais de Pepsi.

Com isso, a Pepsi quer mudar o hábito no momento da pedida e dobrar o percentual de consideração pela marca. Ela parte do princípio de que o refrigerante já é conhecido e sonha com a preferência do consumidor. A companhia busca agora atingir pessoas que querem arriscar, variar e somar novas histórias à vida. Este perfil foi identificado depois do trabalho do departamento de Consumer Engagement, criado no Brasil no começo deste ano, o segundo no mundo depois dos Estados Unidos.

A missão da área é captar as tendências e levar para dentro da empresa. Primeiro, um diagnóstico do mercado é preparado para que na sequência sejam elaboradas as estratégias e o plano de ação. Neste trabalho, ficou claro que a Pepsi precisava criar uma conexão com o consumidor de forma mais próxima. Era preciso também que os esforços de comunicação deixassem de ser esporádicos.

Para o que a empresa chama de um novo momento da marca no Brasil, estão programados ainda o aumento da produção e da distribuição, realizada em parceria com a Ambev, comunicação no ponto de venda, ações de engajamento em redes sociais, promoção da marca por meio de conteúdo em revistas e de relacionamento em festas para jovens. “Acreditamos que agora vai”, diz Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing da PepsiCo

Fonte: Exame, Mundo do Marketing

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

[informe] Blog fora do ar

Prezados leitores, informamos que, devido a problemas no sistema, semana passada estivemos fora do ar. Aproveitamos também para informar que a situação já está normalizada.

Agradecemos sua compreensão e continue Conectado!

Cenário de publicidade global melhora com avanço do Brasil

A "explosão de crescimento" do mercado brasileiro colaborou para a melhora das perspectivas para o setor publicitário mundial neste ano.

Segundo a agência ZenithOptimedia, o setor deve se expandir no mundo en 4,8% neste ano, alta de 1,3 ponto percentual em relação à estimativa anterior, de julho, totalizando US$ 449 bilhões

A explicação para o aumento expressivo é a melhora do cenário para a América do Sul, puxada pelo Brasil. A estimativa é que a região tenha expansão de 16,8% neste ano (ou mais que o dobro em relação à previsão feita em julho, de 7%).

Para a ZenithOptimedia, a América do Sul deve ser a região com maior avanço no mercado publicitário neste ano. Esse resultado se deve, em grande parte, ao crescimento de 32% do mercado brasileiro no segundo trimestre (quando ocorreu a Copa do Mundo) em relação aos três meses anteriores.

Mas a América do Sul não foi a única região que teve melhora na previsão. A América do Norte, que representa boa parte dos gastos de publicidade do mundo, deve crescer 2,4% neste ano, ante estimativa de 1,3% em julho.

Essa melhora é resultado do crescimento de investimento de grandes setores, como financeiro, varejo e automobilístico.

O mercado da Europa Ocidental também viu melhoras para seu cenário, devido à realização do Mundial na África do Sul, com avanço maior que o esperado nos gastos com publicidade.

Segundo a agência, o avanço da região neste ano, antes estimado em 2,2%, agora deve ficar em 3%.

Para o ano que vem, a ZenithOptimedia elevou a previsão de 4,5% para 4,6%. Porém, com a expansão estimada agora para este ano, o resultado de 2011 será uma desaceleração, ainda que leve.

Fonte: África 21

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Clássicos da Propaganda Brasileira

Seleção de algumas propagandas que marcaram a memória do brasileiro.

Era comum nos anos 60, comerciais de 1 minuto ou mais, assim como os jingles apresentados como um show musical. Este foi ao ar em 1958.

Toddy


Nos anos 60 tambem usou-se a animação, um exemplo clássico são as Gotinhas da Esso, ao som da bossa nova e do samba.

Gotinhas Esso


Foi a maior rede de lojas do Brasil, como dizia Chico Anísio, " a cidade era tão pequena que não tinha Casas Pernambucanas".
Este comercial é antológico e era cantado em todo o Brasil.

Casas Pernambucanas


Muitos animais tornaram-se autênticas estrelas, como este cãozinho da campanha dos amortecedores Cofap.

Turbogas Cofap


Este comercial de 1977 dos Cotonetes Johnsons, foi premiado no exterior com o "Grande Prêmio Clio Awards".

Cotonetes Johnsons


Este homenzinho azul fez um grande sucesso em 1978 e foi vencedor de um Leão de Ouro.

Cotonetes


Lindo comercial inspirado na participação de animais e na natureza.

Philco Hitachi


Comercial que marcou época entre os desenhos animados da publicidade brasileira.

Rodox


Animação utilizando formigas para demonstrar o impacto sonoro das caixas de som deste lançamento da Philco.

Philco


Primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no País, conhecida como "a voz do aeroporto" dona de um estilo próprio e inimitável, marca e destaca comerciais de produtos e serviços no radio, na televisão e nos vídeos de todo o Brasil.

Varig


Campanha direcionada ao Dia das mães da Máquina de costura Singer Facilita, com várias inovações técnicas para a época.

Singer

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas Culturais do Feriadão

RIO DE JANEIRO

CINEMA
Como Esquecer




SHOW
Green Day - 21st Century Breakdown
15 de outubro



Local: HSBC Arena
Endereço: Av.Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 22h
Preço: R$180 (pista), R$200 (Cadeira Nível 1), R$100 (Nível 3) e R$300 (Pista Premier e Camarote)
Compra de ingressos
Classificação: 15 anos


TEATRO
Cats
De 16 de outubro a 21 de novembro



“Cats é um dos espetáculos de maior sucesso na história da Broadway
apresentado em mais de 20 países e 300 cidades, incluindo São Paulo,
numa temporada de sete meses no Teatro Abril”, afirma Fernando Alterio,
presidente de Time For Fun, empresa responsável por trazer o espetáculo
ao Brasil. A peça conta com 38 artistas no elenco, que se revezam em mais
de dez números musicais. Paula Lima vive a gata Grizabella e vai interpretar a célebre canção Memory (com mais de 150 versões gravadas por cantores como Barbra Streisand, Barry Manilow, José Carreras e Sarah Brightman).

Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Horários: Quintas e sextas-feiras às 21h e sábados às 17h e 21h | Domingos às 16h e 20h.
Temporada: De 16 de outubro a 21 de novembro
Preço: Os ingressos variam de R$50 a R$180
Classificação: Livre

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Yahoo compra empresa de especializada na criação de banners

O Yahoo anunciou no dia 05/10 a compra da Dapper, uma empresa especializada no desenvolvimento de anúncios no formato de banners e outras tecnologias gráficas voltadas para publicidade. Os valores do negócio não foram detalhados, mas analistas especulam que eles tenham girado em torno de cem milhões de dólares.

Com a aquisição da Dapper, o Yahoo quer unir as plataformas criativas das duas empresas para mais alternativas de publicidade gráfica, além de oferecer às agências maior eficiência e rendimento. Em comunicado, o Yahoo afirmou que “a era dos anúncios irrelevantes e não orientados parece mais perto do fim do que nunca”.

O Dapper já é um parceiro do Yahoo no SmartAds, uma ferramenta customizável lançada há três anos. Ela oferece versões personalizadas de publicidade, dependendo do navegador, localização, sexo e outros dados.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas Culturais da Semana

RIO DE JANEIRO

CINEMA
Tropa de Elite 2



SHOW
Bon Jovi - The Circle
8 de outubro



Local: Praça da Apoteose
Endereço: Rua Marques de Sapucaí s/nº - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 21h
Preço: R$250 (pista) e R$600 (pista premium)
Classificação: 14 anos


Rush - Time Machine
10 de outubro



Local: Praça da Apoteose
Endereço: Rua Marques de Sapucaí s/nº - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 20h
Preço: R$220 (pista e arquibancada) e R$500 (pista premium)
Classificação: 14 anos


Video Games Live 2010
10 de outubro



Local: Canecão
Endereço: Av. Venceslau Brás, 215 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 19h
Preço: a partir de R$ 80,00
Site


TEATRO
Don Quixote
De 9 a 24 de outubro



Inspirado em um dos maiores clássicos da literatura e um dos balés mais famosos de todos os tempos, Don Quixote ganha nova temporada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir do dia 9 de outubro.

Local: Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Dias 9, 11, 14, 15 e 16 às 20h | Dia 10 às 21h | Dias 12, 17 e 24 às 17h
Temporada: De 9 a 24 de outubro
Preço: Plateia e balcão nobre – R$ 84,00 Balcão superior – R$ 60,00 Galeria – R$ 25,00 Frisas e camarotes – R$ 84,00 (por assento)
Classificação: Livre

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nestlé investe alto em ações sustentáveis

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing

Além de ser, tem que parecer. Então, empresa que desenvolve ações sustentáveis tem que fazer propaganda disso. Mas, para não gerar desconfiança no consumidor, a regra do jogo é primeiro desenvolver projetos consistentes e depois comunicar. É o que a Nestlé está fazendo no Brasil. Há pelo menos 10 anos a empresa desenvolve programas como o Nutrir, que combate a desnutrição e a obesidade por meio da educação para crianças e jovens em comunidades de baixa renda de todo o país.

O foco tem sido também programas que defendam o meio ambiente e sintonizem a marca com esta causa. Para isso, a Nestlé aposta num projeto inovador, chamado Galera Animal. O programa voltado para a família, mas que fala diretamente com as crianças, é exibido nos intervalos da novela das oito, tem reprise na TV Globinho e conta a história de nove filhotes que defendem o meio ambiente e a sustentabilidade. É a primeira vez que uma marca coloca uma série animada em 3D dentro da programação da TV Globo.

Durante a primeira fase, não se falou em Nestlé. Agora o cenário é diferente. Os filhotes da Galera Animal viraram pelúcias em uma promoção que tem a marca da empresa. Milhões de bichinhos estão à espera dos consumidores. Eles poderão trocar comprando R$ 27,00 em produtos Nestlé mais R$ 27,00 que podem ser pagos em até quatro vezes sem juros no cartão. Haverá postos de trocas em supermercados, além de duas novidades. O consumidor poderá pagar numa casa lotérica ou pela internet e receber em casa em até três dias.

Inovar em plataformas conhecidas ou criar novas faz parte do plano de Marketing da Nestlé. E vai desde uma forma diferente de conscientização, promoção e mídia, como a Galera Animal, até o barco que vende produtos em cidades ribeirinhas da Amazônia, passando por SAC via SMS e altos investimentos em ações na internet. Sobre estes assuntos, Izael Sinem Junior, Diretor de Comunicações e Serviços de Marketing da Nestlé, comenta a seguir em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mundo do Marketing: Por que criar um programa para comunicar o posicionamento sustentável da Nestlé?
Izael Sinem Junior: O que motivou este projeto foi o fato de termos um posicionamento no que diz respeito à consciência sobre o planeta que vem sendo trabalhado há algum tempo. Queríamos que os valores que a empresa defende tivessem notoriedade. Dentro deste caminho, decidimos trabalhar com a família, num horário nobre e com uma grande cobertura. O formato de série e de mídia foi consequência deste pensamento.

Mundo do Marketing: Quais ações vocês vêm desenvolvendo com relação à sustentabilidade?
Izael Sinem Junior: São várias. As embalagens tiverem uma redução do uso de material da ordem de 25% a 30%. Estamos economizando matéria-prima. A companhia também realiza, em diversos setores, uma campanha de redução da utilização da água. Em todas as plantas no Brasil há diversas fontes de energias para que possamos poupar este recurso. Cuidamos dos parques de onde são extraídas as águas. Há uma lista grande de projetos que desenvolvemos há muitos anos, mas não divulgamos.

Mundo do Marketing: Mas agora vocês estão começando a divulgar...
Izael Sinem Junior: Começamos a falar um pouco, mas ainda vamos falar muito, iniciando por este projeto com foco no meio ambiente.

Mundo do Marketing: A forma de fazer isso é nova e vocês têm desenvolvido muitas ações diferentes de Marketing nos últimos meses. Outra novidade implementada com relação a atendimento ao consumidor foi o SAC pelo SMS. Como está este projeto?
Izael Sinem Junior (foto): Está evoluindo. Como todo meio novo ele tem uma curva de aprendizado por parte do consumidor e da companhia, assim como foi com a internet e com o telefone. O SMS está crescendo rapidamente, conquistando cada vez mais espaço. Existe uma orientação para que aquilo que vá para rua carregue um peso muito grande de inovação. Tudo o que pensamos em termos de produto ou serviço procuramos que ele carregue uma dose alta de inovação. Preciso criar novos formatos e novos meios, ou usar os antigos, de forma inovadora. Dada a nossa grande penetração nos lares, seria pouco eficiente trabalhar da maneira tradicional ou abordar marcas que já têm notoriedade.

Mundo do Marketing: Vocês têm utilizando bastante a internet também...
Izael Sinem Junior: Sem dúvida. Hoje a Nestlé é seguramente uma das que mais investe no meio digital e na área de alimentos é a maior. E vamos continuar investindo cada vez mais. O site da Galera Animal está tendo uma visitação surpreendente e tem uma coisa interessante: o tempo médio dele está em torno de 10 minutos. As pessoas interagem. Perceba que no primeiro momento da série nós não falamos em produto uma única vez. Não fazemos merchandising porque a missão é de educação com relação à questão ambiental. Agora que estamos no segundo momento tem o filhote. É natural que tenha um objetivo comercial.

Mundo do Marketing: Outro projeto diferente é o Nestlé Até Você a Bordo. Como está o andamento dele?
Izael Sinem Junior: Começou bem. É mais um exercício da nossa estratégia de estabelecer e estreitar relacionamento com o consumidor.

Mundo do Marketing: E vender...
Izael Sinem Junior: E vender sempre. Essa é a minha finalidade: produzir alimentos de qualidade e gerar acesso ao maior número possível de pessoas. Desta forma, o Nestlé a Bordo tem hoje um papel muito mais importante do que o volume de vendas: é o que ele representa. Ele sai de Belém e vai visitar 18 cidades e volta só 15 dias depois. Ele dá acesso a pessoas que querem consumir, mas não têm possibilidade. Ele está abrindo um canal novo e no futuro terá uma representatividade maior, como o projeto porta a porta, que hoje já é um negócio importante para a companhia com 10 mil colaboradoras. Os produtos voltados para esta área já estão faturando R$ 1,3 bilhão.

Assista aos episódios de Galera Animal











Fonte: Mundo do Marketing

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jeaneration Jens causando polêmica nos anos 80

Como fazer sua marca se tornar memorável nos anos 80? Uma das alternativas é lançar um comercial de quase três minutos, que pode ser considerado uma espécie de “longa metragem publicitária”. Foi o que fez a Jeaneration Jeans, marca alternativa que ganhou destaque na época por causa da campanha que inovou em usar apenas a música I feel good interpretada pela Adyel Silva.



O comercial também inovou em criar um ambiente sensual ao relatar a rotina de três casais, chegando a mostrar corpos nus, algo que na época deve ter gerado certa polêmica.

Fonte: Blogcitário

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dicas Culturais da Semana

RIO DE JANEIRO

SHOW
Djavan - "Ária"
1 e 2 de outubro



Local: Citibank Hall - RJ
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
Horário: 22h
Preço: R$60 (mesa lateral), R$70 (mesa central), R$80 (poltrona e mesa setor especial), R$100 (mesa setor palco), R$120 (mesa setor vip), R$130 (camarote)
Classificação: 15 anos


EXPOSIÇÃO
Vinil é cultura
De 1 a 10 de outubro

A série Vinil é Cultura promove o encontro de Djs de diferentes tendências, Rock, Disco, Boogie, Soul Music e Original Funk 70 e 80, Hip Hop, Dance, Samba Rock, Psicodelismo, MPB, Eletrônico, House, Drum and Bass, que fizeram a historia das pistas nos clubes, discotecas e salões de baile. Serão realizados debates e um workshop de dança urbana. O evento traz também uma exposição de capas de discos, flyers e livros.
Confira a programação.

Local: CCBB-RJ
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Sexta, das 19h30 às 23h30 | Sábado, das 21h30 às 23h30 | Domingo, das 15h às 18h
Temporada: De 1 a 10 de outubro
Preço: Entrada Franca | Senhas distribuídas uma hora antes do evento
Classificação: Livre