sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dicas Culturais

CINEMA
Jogos Mortais - O final


Após o lançamento do primeiro longa em 2004, a história passou por complicadas reviravoltas que fizeram com que parte do público desistisse de entender o que realmente ocorria na tela nos outros seis longas. O bem estruturado serial killer Jigsaw (Tobin Bell) - que continua a ser chamado de assassino apesar de nunca ter matado nenhuma de suas vítimas - aparece em todas as produções como principal elo entre as tramas. A diferença é que suas complicações de saúde fazem com que o trabalho de dar escolhas aos prisioneiros seja passado para novos discípulos.

A franquia traz à tona o sadismo inerente no ser humano e nos faz refletir sobre elaboradas questões envolvendo o valor da vida. O desenvolvimento do macabro legado de Jigsaw faz de Jogos Mortais uma das mais inteligentes sagas da nova geração de filmes de terror, que chega ao fim utilizando tecnologia 3D.

RIO DE JANEIRO

EXPOSIÇÕES
Paixão de Ler

A partir de 5 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta o projeto Paixão de Ler 2010, que nesta edição homenageia a Poesia. Serão centenas de atrações por toda a cidade e para todos os gostos e leituras, em espaços municipais, estaduais e federais, entre outros. Convidados como Maria Bethânia, Ferreira Gullar, Moska e George Israel (Kid Abelha) participam da rica programação. Ler é apaixonante. Então, apaixone-se!

Confira a programação completa.

Aleksandr Ródtchenko
De 5 de novembro de 2010 a 6 de fevereiro de 2011



o Centro Cultural do Instituto Moreira Salles-RJ apresenta a exposição Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia, com cerca de 300 obras, entre fotografias, fotomontagens e o essencial da produção gráfica do artista russo (capas de livro, revistas e cartazes). Organizada pela Moscow House of Photography e com curadoria de Olga Svíblova (diretora do Museu). A mesma exposição já foi apresentada em Londres, Berlim e Amsterdã. No dia 6 de novembro, às 16h, haverá uma vista guiada pela mostra com o curador local Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.

Aleksandr Ródtchenko (1891-1956) foi um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX. Aclamado internacionalmente como pintor, escultor e designer gráfico, Ródtchenko iniciou-se na fotografia na década de 1920.

Local: Instituto Moreira SallesEndereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Horários: Ter a Sex, das 13h às 20h. Sáb, dom e feriados, das 11h às 20h.
Temporada: De 5 de novembro de 2010 a 6 de fevereiro de 2011
Preço: Entrada Franca


TEATRO
Hair
De 5 de novembro a 19 de dezembro


Em outubro de 1967, enquanto o mundo vivia o horror da Guerra do Vietnã, uma estreia teatral off-Broadway provocou a sociedade ao cantar pela paz e pela liberdade. Fenômeno desde sua primeira montagem, a ópera-rock Hair acaba de ganhar uma nova versão brasileira, sob o olhar de Charles Möeller e Claudio Botelho.

O musical é ambientado em 1968 e acompanha os passos de John Berger (Igor Rickli), hippie que comanda uma tribo de moças e rapazes de Nova York. O grupo logo é reforçado por Claude (Hugo Bonemer), rapaz que vive um dilema: oprimido pelos pais, que o querem alistado no Exército para a Guerra do Vietnã, ele também é assediado pelos hippies, que o incentivam a se soltar das amarras sociais.

Local: Oi Casa Grande
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Horários: Qui e sex, às 21h. Sáb, às 18h e às 21h30. Dom, às 19h.
Temporada: De 5 de novembro a 19 de dezembro
Preço: Os ingressos variam de R$20 a R$150
Classificação: 14 anos