sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Concurso Cultural da Coloração Casting Creme Gloss

Hoje é dia de Programa Avesso na Biblioteca ESPM Rio. Assista aos bastidores do vídeo do Concurso Cultural da Coloração Casting Creme Gloss desenvolvido pela Publicidade Interativa e McCann Erickson.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Negócios criativos viram empreendimentos lucrativos


A reportagem Empreendedores do marketing é da Revita Marketing n.434 de março de 2009. Por Anna Gabriele Araujo e Alexandre de Oliveira.

Eles não nasceram em berço de ouro, não estudaram nas melhores escolas do mundo dos negócios e a grande maioria desconhece as inúmeras teorias presentes no cenário do marketing. Em comum, eles têm o fato de transformar idéias simples em empreendimentos lucrativos. Confira como alguns empreendedores brasileiros conseguem colocar em prática estratégias que muitas vezes figuram apenas no planejamento de marketing das empresas.

Marketing e criatividade andam juntos e essa mistura fez com que o ex-feirante Guilherme Pólvora apostasse em promoção, endomarketing e em um sistema de pronta entrega para se destacar no segmento de venda direta.
Idade: 44 anos
Formação: 2º grau completo
Área de atuação: venda de produtos da Avon e Natura
Investimento inicial: R$180
Empreendimento: emprega 23 pessoas, tem duas lojas e está montando uma central de distribuição via internet

Promoção, database atualizado e muita simpatia transformaram o ex-camelô David Portes em um empresário bem-sucedido.
Idade: 51 anos
Formação: cursou até a 7ª série do primeiro grau
Área de autuação: varejo, franquia e serviços de marketing
Investimento inicial: R$12
Empreendimento: emprega 34 pessoas, tem uma banca de doces, um restaurante e uma cafeteria no Rio de Janeiro e está abrindo a D!Marketing, agência especializada em eventos e ações de relacionamento

Iamara Ferres contou com a ajuda do marketing para transformar seu estágio em um novo empreendimento.
Idade: 29 anos
Formação: fez faculdade de educação física
Área de atuação: ginástica laboral
Investimento inicial: R$40 mil entre marketing, uniformes, computador e abertura da empresa
Empreendimento: tem 10 clientes fixos na carteira, um faturamento mensal de R$20 mil e um quadro de 25 profissionais

Para saber mais sobre esses empreendedores e suas grandes ideias leia a revista impressa disponível na Biblioteca ESPM Rio.
Referência: Marketing a.42 n.434 mar. 2009 / Localização na estante: 658.8 M297a

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Garota de 19 anos lucra com sua criatividade

A brincadeira começou com um porfólio on-line, mas cresceu. Hoje é um negócio que movimenta quase R$ 60 mil de publicidade por mês. Ashley Qualls possui um site (Whateverlife.com)de design de templates para o Myspace.com.

Cinco anos depois da fundação, a firma de AshBo emprega nove funcionários e produz de 25 a cem layouts. Por dia. E recebe até 50 mil visitas durante esse curto período.

Porém, a internet é rápida, e lá descer pode ser tão fácil quanto subir. Com a ascensão do Facebook e o consequente declínio do Myspace.com, o faturamento da empresa de AshBo diminuiu em quase 50%. "É por isso que resolvemos expandir o Whateverlife.com", conta a empreendedora. "Percebemos que milhões de teens como eu se interessam em criar seus próprios designs e sites, então montamos uma comunidade virtual que possibilite a troca desse conteúdo."

Trechos retirados da reportagem "Aos 19 anos, garota dos EUA tem império virtual de negócios" de DIOGO BERCITO da Folha de S.Paulo do dia 26/10/2009.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Flashmobs, inovação em marketing

Assim como os lipdubs, falados esse mês aqui no Conectado, os Flashmobs também mobilizam muita gente e seu efeito é super legal se a sua intenção é chamar atenção. Essa estratégia de marketing bellow the line é bastante utilizada pelas operadoras de celular. Confira alguns Flashmobs famosos:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Creative Review apresenta embalagem dissolvível em água


A Revista Creative Review apresentará na edição de novembro uma inovação em se tratando de embalagem plástica. A embalem contém a mensagem "This bag dissolves in water", uma iniciativa muito inteligente para o problema ambiental, mostra que a revista está preocupada com a conscientização de seus leitores e valoriza isso.

O material chamado harmless-dissolve foi craido no Reino Unido pela Cyberpac.

Veja a demonstração no site da Creative Review.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Campanha da SANTUR com base no livro de Domenico de Masi

Inspirado no livro "O ócio criativo", a SANTUR criaou essa campanha que associa o prazer e as possibilidades do ócio com Santa Catarina.

Gostou da campanha? Quer saber mais sobre o ócio criativo? Venha à Biblioteca ESPM Rio.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Jogo ajuda a desenvolver a imaginação

PROMOÇÃO AUTORIA: Para participar envie um scrap para o orkut da Biblioteca ESPM Rio respondendo: "Qual serviço você gostaria que a Biblioteca adotasse ou aperfeiçoasse? E por quê?" As respostas mais criativas participarão do sorteio do jogo Autoria.

O jogo Autoria de criar histórias foi inventado a partir da tese de doutorado da escritora Sonia Rodrigues, defendida em 1997.

O jogo facilita a prática da Pedagogia da Imaginação em escolas, empresas, projetos de formação de platéia e de educação à distância. Sua característica mais importante é a interpretação de uma história e criar ficção.

Os personagens são sorteados, o que possibilita, por exemplo, quando jogado dentro de uma empresa, um gestor torne-se um personagem secundário na história, mas que pode muito bem virar o líder, tudo vai depender da estratégia que ele utilizar, e como se sai em situações de crise. é importante trabalhar competências que são essenciais às pessoas, como a criatividade e a autonomia.

O Autoria funciona como um RPG corporativo, mas é mais explicativo e possui uma linguagem muito mais fácil. O jogo traz um banco de histórias com vários temas, na maioria deles polêmicos e que revelam muito da personalidade, ética e valores morais da pessoa.

Como o jogo pode ser usado pelo RH de uma empresa?

O profissional de RH lança um tema, por exemplo, "Homem torna-se amigo do homem que irá matar" e os candidatos têm que formar uma história encima disso. "Os personagens são sorteados, o que possibilita que um diretor vire um personagem secundário ou até terciário na história, mas que pode muito bem virar o líder, tudo vai depender da estratégia que ele utilizar, e como se sai em situações de crise. Isso é muito importante em um processo seletivo, por exemplo, onde é ideal que o candidato conheça todos os papéis que ele pode vir a ocupar na organização. Na verdade, a grande competição do jogo é que cada um quer criar a história perfeita, de acordo com seus interesses e valores", explica Maurício Mota, sócio-diretor da Autoria C, empresa responsável pela criação do jogo.

Outro fator importante é que, como os profissionais estão lidando com um ambiente de ficção, sentem-se muito mais à vontade para falar e expor o que sentem. "Por ser um ambiente de suspensão da realidade, as pessoas se soltam mais, o que facilita o trabalho do RH, que pode identificar com clareza quem é pró-ativo, quem tem espírito de liderança e pode ocupar um cargo de gerência, quem tem facilidade para se relacionar em equipe, entre outras características", afirma o diretor.

Com isso, o profissional de RH pode trabalhar questões relacionadas à treinamento e seleção, criatividade, liderança, coaching e mudança de cultura, sempre de uma maneira fácil e bem-humorada.

Além do formato tradicional o jogo também está disponível na plataforma ASP/ HTML e pode ser jogado online.

A questão que une os jogos, além do nome, é a aplicação dos sete passos da TACH - Tecnologia e Autoria de Criação de Histórias - em suas etapas. E quem não quiser jogar clica em um saco de pipoca e fica assistindo na Platéia, literalemente. No final da partida online, todos os participantes têm direito a gravar a história completa. Qual o grande diferencial da versão online para o RH? Maurício afirma que "para um departamento de RH ele é perfeito por que permite fazer uma etapa de seleção online assistida, gravar o que foi criado e analisar. Para motivação e treinamento de uma empresa também é ótimo, pois todo mundo pode jogar e desenvolver a criatividade, e qualquer conceito que a diretoria de RH esteja interessada em passar será incitado através da mudança do tema da história".

A Biblioteca ESPM Rio irá sortear um exemplar do jogo no fim desse mês. Fique atento ao nosso Orkut e Twitter para saber como participar.

Fonte: NTC Universidade; Empregos.com.br e Autoria.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Você na palma da mão


Depois da febre dos Boddy Pokes no Orkut, o pessoal da marcamaria viu uma oportunidade de mercado e desenvolveu os mini-mis.

O mini-mi é uma caricatura em forma de boneco e assim como o seu big-mi (a pessoa caricaturada), ele é único no mundo.

O produto é super personalizado e bem estruturado. Cada mini-mi é produzido artesanalmente, utilizando diversos tecidos como moleton, pelúcia, feltro, brim, jeans, etc. – aliás, parte dos tecidos utilizados na manufatura do mini-mi são retalhos de peças industriais, minimizando assim o impacto ambiental da produção dos mesmos.

A criatividade está no tratamento dos bonecos, a forma como são vendidos e na entrega do produto. Você "adota" o seu min-mi e recebe em casa um mimi-mi completo com roupas básicas; caixa personalizada de acordo com o boneco; papéis de carta com a ilustração do mini-mi; e certidão de nascimento do seu mini-mi.

Gostou? Peça o seu!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Making Of - Impacto Criativo

Assista ao making of do vídeo Impacto Criativo realizado pela Midia Effects.

Pacto Criativo, a proposta da Propague

Divulgaremos hoje o blog Impacto Criativo da agência Propague de Florianópolis.
A Propague se diferencia por boas ideias, abusam da criatividade para a comunicação de seus clientes.

Com boas idéias, fica muito mais fácil vender um produto, construir uma marca ou fixar uma mensagem.

O Impacto Criativo é um excelente blog para pessoas criativas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A criatividade nos ônibus

Existe uma variedade de publicitários criativos espalhados pelo mundo. O post de hoje é uma fonte de inspiração para mídias alternativas.



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Doritos usa Realidade Aumentada em sua ação promocional


Para o lançamento do novo sabor de Doritos, Sweet Chilli, a Pepsico utiliza uma estratégia de marketing sensacional. Aproveitando a tecnologia de Realidade Aumentada (R.A.), criou 200 mil monstrinhos (Doritos Lovers) aprisionados em suas embalagens, para libertá-los é necessário seguir as orientações do vídeo abaixo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

LipDup, um jeito divertido de promover

Como criar um vídeo divertido e que será acessado por milhões de pessoas no Youtube?
Uma nova moda de vídeos está se espalhando pelo Youtube, um tipo de vídeo que combina sinconização labial com dublagem de áudio, técnica antiga de vídeoclipes, mas que está sendo usada de forma bastante criativa por universitários e agências de publicidade.

Filmado em uma simples tomada, a câmera percorre os cômodos das universidades ou escritórios revelando um grupo de pessoas, aparentemente, realizando tarefas normais do seu dia-a-dia que olham para câmera e começam a dublar a música. A participação massiva proporciona uma interatividade grande e interessante de se apreciar. O vídeo ganha pela espontaneidade, autenticidade e diversão.

Uma ótima oportunidade de atuação no mercado, a escolha ou empresa ganha boa visibilidade na internet e os custos de produção são bem baixinhos. Confira alguns desses vídeos:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um doce de água-viva


Para solucionar um problema de concentração de águas-viva na região de Fukui no Japão, estudantes da Obama Fisheries High School desenvolveram um tipo de caramelo feito de água-viva, para servir de alimento a astronautas.
Criado como uma maneira de utilizar as águas-vivas abundantes no país, o doce é feito de caramelo, mas saborizado com um pó feito com essas criaturas.Segundo as pesquisadoras, o alimento é meio doce, meio salgado.
O grupo começou seus experimentos há 3 anos, depois que um sistema de fomento de pesquisa da NASA foi instalado na escola.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ação Criativa da Unimed Rio: Viva hoje e sempre

Ontem no centro do Rio de Janeiro fomos surpreendidos com uma ação super criativa da Unimed Rio. Quatro rapazes fantasiados de chuveiro desfilavam pelas ruas do centro, a cortina trazia um site "www.vivahojeesempre.com.br", a ação chamou a atenção de muita gente que filmou e fotografou os rapazes.

Entramos no site citado e a ideia fez total sentido, a campanha "Viva hoje e sempre" da Unimed Rio aproveita o posicionamento da marca de que o primeiro plano de saúde é viver e desenvolveu um calendário para as pessoas aproveitarem melhor os seus dias. Cada dia é dia de fazer alguma coisa e ontem era dia de cantar no chuveiro.
A campanha também é interativa e conta com a participação das pessoas que podem criar um perfil no site, convidar amigos e criar seu próprio dia ou se identificar com outros dias. Vale apena dar uma conferida e parabéns para os idealizadores dessa campanha super criativa.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comerciais Criativos

Fizemos uma seleção de alguns comerciais que abusaram da criatividade. Use como inspiração.

Toyota “Human Touch”

Honda Accord

AK Bank

Sony Bravia

Carlton Draught

Uno

Tem um comercial que você acha super criativo? Comente aqui.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Técnicas para desenvolver a criatividade

Por SANDRA REGINA DA LUZ INÁCIO

Técnica 01 - Gerar idéias diferentes
-Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar meus amigos; como eu posso ajudar o meu país.
-Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo. Não confie na memória.
-Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse à última vez que você fosse ver.
-Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.
-Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas sequilibradas, excessos em geral.
-Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por que, Qual, Como.
-Coloque as idéias em ação. Lembre-se que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.
-Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso de seus criadores.

Técnica 02 – Estímulo aleatório
-Use a palavra como ela vem e não rearranje as letras, nem pegue uma parte dela para dar outra palavra. Isto é simplesmente mudar a palavra aleatória para encontrar uma que se encaixe melhor nas idéias que você já tem, perdendo-se o efeito provocativo.
-Não decida que a palavra atual não é utilizável, partindo imediatamente em busca de outra. Assim, você estará somente esperando por uma palavra que se encaixe nas idéias existentes.
-Para obter o estímulo aleatório você pode usar também imagens e objetos, embora palavras normalmente possam ser mais ricas (são informações "empacotadas") e mais práticas de usar.

Técnica 03 - Estimule a liberdade interna e a imaginação
Um ótimo exercício de criatividade é: diariamente, pense em pelo menos três coisas que lhe pareçam impossíveis: você voando ou atravessando paredes, o mundo sem guerras amanhã, todos os menores de rua com moradia e assistência...
Os principais benefícios dessa prática são: maior liberdade de pensamento (o que conduz a maior criatividade) e maior capacidade de construção mental, base dos comportamentos e realizações e uma das principais características do Sonhador de Disney. Pode também ser usada como "aquecimento" antes de uma atividade criativa. Além disso, pode ser divertido: experimente fazer isto quando estiver mal-humorado!

Técnica 04 - Que tal uma drenagem mental?
Providencie um caderno. A cada manhã, você deve escrever três páginas com tudo o que lhe vier à cabeça. Qualquer coisa! "Ah, meu Deus, que vontade de ficar na cama! Ih, tenho que levar o carro pra consertar. Pensando bem, até que tem coisas boas por ali..”.

Técnica 05 -Buscando regularmente o diferente
O cérebro tende a repetir caminhos muitas vezes trilhados. Daí ele criou as várias técnicas de pensamento lateral, cujo objetivo é buscar novos caminhos para as idéias. Tente por exemplo vestir uma calça começando com a outra perna; é uma sensação das mais esquisitas. Que tal o desajeitamento de escovar os dentes ou pentear os cabelos com a outra mão? Ou começar a esfregar-se, no banho, pelos pés.
Criar o hábito de fazer pequenas coisas de forma diferente, além de não custar nada além de um período de familiarização, vai fazer com que o seu cérebro aprenda o padrão (o chamado meta-programa) e se direcione para gerar regularmente novas idéias e possibilidades. E é claro que a vida, com novas possibilidades, pode ficar ainda mais interessante.

Técnica 06 - Hemisférios cerebrais esquerdo e direito
Faça uma pergunta a alguém e observe se ele(a) olha para a direita ou à esquerda ao responder. Se a pessoa olhar para a esquerda, estará dando uma resposta intuitiva ou criativa. Caso seja para a direita, a resposta será lógica ou refletida.
Há pesquisadores cerebrais que afirmam que os gênios de nossa sociedade subordinam o normalmente dominante hemisfério esquerdo, base do raciocínio lógico e linear, ao direito, terreno da intuição e do sonho. Conjetura-se atualmente que uma grande obra de arte pode representar o produto da interação entre o cérebro direito e o esquerdo do artista.

Técnica 07 - Como aumentar a sua criatividade
-Incube: todos nós queremos soluções rápidas, mas quando as respostas não vêm de imediato, ponha a idéia de lado. Deixe-a fermentar no subconsciente. Mais tarde, talvez uma semana ou um mês depois, haverá progresso.
-Ilumine-se: em caricaturas isso é representado por uma lâmpada sobre a cabeça. Tratase do ponto em que o progresso ocorre. Deixe-o acontecer. Algo estala em sua cabeça, e você diz: “Ah, essa é uma boa idéia”.
-Teste: uma vez encontrada a solução criativa, é preciso aplicá-la. Se há um novo meio de lidar com seu casamento, por exemplo, coloque-o em prática. Se houver uma nova maneira de criar uma escultura, execute-a. O Dr. Flach diz que ninguém recebe o prêmio Nobel por ter uma idéia nova, mas sim por testá-la e provar que funciona.
-Distancie-se: você pode realizar isso apenas mudando o recinto em que trabalha ou as roupas. Pode fazer uma “excursão mental”, imaginando uma viagem agradável ou um lugar para onde gostaria de ir. Contemple imagens muito remotas de seus interesses comuns ou trabalho.
-Não tenha medo de ficar só: se você pretende ser criativo, precisa de tempo para dar ouvidos ao eu interior em vez de a alguém ou algo mais.

Leia mais técnicas em Administradores.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Não basta só ter criatividade é preciso inovação

Waldez Ludwig fala do quão importante a criatividade é em nossas vidas e que não basta só termos ideias, precisamos transformá-las em realidade.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cartazes cubanos: um olhar sobre o cinema mundial




A Caixa Cultural do Rio de Janeiro está com uma exposição super bacana de 29 de setembro a 25 de outubro, Cartazes cubanos: um olhar sobre o cinema mundial. A mostra traz ao Brasil uma seleção de 140 cartazes produzidos na década de 1960 até o início dos anos 1990 pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
A exposição percorre a obra de 12 grandes designers, entre os quais Azcuy, Bachs, Damian, Dimas, Julio Eloy, Ñiko, Reboiro e Raul Martinez. São cartazes que retratam, além do cinema cubano pós-revolução, clássicos estrangeiros como "Moby Dick", de John Huston, e "Tristana", de Luis Buñuel, além de produções de vários países do Leste Europeu e até brasileiros como "Antônio das Mortes", de Glauber Rocha, e "Cara a cara", de Julio Bressane.
Cartazes cubanos: um olhar sobre o cinema mundial - Caixa Cultural - Galeria 1. Av. Almirante Barroso 25, Centro. Ter a sáb, das 10h às 22h; dom, das 10h às 21h. Entrada Franca

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que é criatividade?

Estamos iniciando hoje o mês de outubro onde abordaremos o tema: Criatividade. Para começar gostaria de partilhar as definições de Antonio Carlos Teixeira da Silva retiradas do site Guia RH.

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais.

Muitas empresas já se conscientizaram de que o seu capital humano, o seu potencial criativo é muito superior ao seu desempenho criativo e inovador. O problema é que elas não sabem como organizar, como aproveitar todo este potencial criativo que está disponível. Isto é comprovado pela qualidade das idéias inesperadas que surgem de vez em quando. Por que então esperar as idéias "de vez em quando?" Por que não estimular a produção destas idéias no dia-a-dia?

Este é o melhor caminho. Muitas empresas já estão criando o seu Departamento ou equipe de Criatividade e Inovação. Criatividade é uma maneira de ser, de viver. O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar idéias. Acostumar-se a criar a maior quantidade de idéias sem pre julgar nenhuma. Lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente idéia se você tiver muitas outras para optar.